IMPRIMIR


Imprensa

História do melhor jornalismo
regional do País. Leiam! (156)

DANIEL LIMA - 12/02/2019

Prosseguimos com a edição de setembro de 1998 da revista LivreMercado, antecessora de CapitalSocial. E novas três matérias sempre diferenciadas são apresentadas aos leitores. A primeira trata de um novo modelo de produzir jornalismo com qualidade, marca registrada daquela que foi a melhor publicação regional do País. Em seguida, movimentação para dar força aos pequenos negócios e a movimentação em torno das eleições no conglomerado Fiesp/Ciesp. Vale a pena mergulhar no passado para entender o presente. 

Primeira matéria 

 É possível um jornalista atuar ao mesmo tempo como coordenador de redação, pauteiro, repórter, redator e editor? Sim, é possível. A novidade que a redação de LivreMercado apresenta desde a edição de julho é um projeto revolucionário. Trata-se da transformação de toda a equipe de redação -- isso mesmo, toda a equipe, não de apenas alguns profissionais -- em pauteiros, repórteres, redatores e editores. A metodologia, sem paralelo no jornalismo nacional e desconhecida até internacionalmente, parte do pressuposto de que um profissional de comunicação escrita será sempre mais bem preparado à medida que se libertar de fórmulas antiquadas que separam pauteiro de repórter, repórter de redator e redator de editor. Muito mais que suposta solução para redução de custos operacionais, a iniciativa significa o aperfeiçoamento do produto chamado informação. 

05/09/1998 - Um novo modelo de informação

Segunda matéria 

 Sete meses depois da reportagem de capa Quem salva os pequenos negócios, publicada na edição de LivreMercado de fevereiro deste ano, e na semana seguinte à distribuição da edição de agosto, que traz o artigo Quem olha para os pequenos na coluna Campo Aberto,  finalmente uma voz do setor empresarial do Grande ABC decidiu alinhar-se pela reestruturação dos empreendedores de pequeno porte da região. Trata-se de Filipe dos Anjos Marques, ex-presidente e hoje membro do conselho superior da Acid (Associação Comercial e Industrial de Diadema), além de membro do Fórum da Cidadania. Filipe dos Anjos Marques anunciou proposta de Plano Diretor Regional para o Grande ABC. "Seu objetivo é criar condições para que o pequeno varejo da região concorra em pé de igualdade com as lojas de shoppings e as grandes redes" -- afirmou à reportagem do Diário do Grande ABC na edição de 9 de agosto. 

05/09/1998 - LM antecipa-se a proposta da Acid

Terceira matéria 

 O novo presidente do Sistema Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Horário Lafer Piva, que toma posse em 26 de setembro, terá combates em várias frentes para tentar quebrar a tendência de fragilização política da indústria após a abertura econômica pelo governo Collor. Por mais que o presidente licenciado Carlos Eduardo Moreira Ferreira tenha feito, numa sequência de ações externas que procuraram, entre outras mudanças, apressar a reforma tributária, sua administração acabou recebendo críticas veladas ou explícitas dos dois candidatos que concorreram à direção do conglomerado -- o vencedor Piva e o perdedor Joseph Couri. A história pode se repetir com Piva, já que são muitas e complexas as dificuldades que atingem a indústria. 

05/09/1998 - Muitos desafios esperam por Piva



IMPRIMIR