Imprensa

Paulinho Serra sentiu como se
produz jornalismo independente

  DANIEL LIMA - 07/08/2019

Sei que sei, até porque não sou bobo, que, desde começo de fevereiro, quando anunciei publicamente que o prefeito Paulinho Serra se declarou decidido à inovação que representaria o Conselho Especial de Assessoramento Econômico de Santo André, estaria sendo muito observado por leitores mais atentos a questões éticas. 

E dou a eles toda razão: um jornalista que se mete mesmo que voluntariamente a contribuir com uma Administração Pública, deve ser observado com lentes de aumento. Há um potencial preço a pagar cuja concretização depende do que o futuro reserva. 

Devo lembrar que os leitores teriam toda razão mesmo que o enunciado de contribuição não fosse necessariamente o que expus. De fato, não estaria colaborando com um gestor público, mas preponderantemente com um Município. Alias, como o faço todos os dias neste espaço. Embora, claro, de forma diferente. 

Velocidade de cágado 

Confesso publicamente que cheguei a pensar em arrependimento por me ter colocado à disposição do Executivo de Santo André e, mais que isso, a selecionar os primeiros nomes que comporiam o Conselho Especial. Entendia que chegaria o momento em que haveria conflito de interesses entre quem é crítico e quem colaboraria diretamente com uma proposta revolucionária no ambiente público. 

Entendia que a porção auto condenatória só poderia tomar o espaço da porção de cidadania (pois é disso que estamos falando quando se trata do Conselho Especial) se os desdobramentos das medidas propostas não corressem na mesma raia das necessidades que se apresentam a Santo André há muito tempo. Devagar, devagar, foi o que aconteceu. 

A velocidade de cágado das decisões de uma Administração Pública não combina com o ritmo de quem sempre atuou na livre iniciativa.

Somente entre Diário do Grande ABC, Agência Estado e revista LivreMercado (vamos esquecer o antes e o depois que já totalizam mais de 50 anos) foram 33 temporadas anuais de compromisso diário com fluxo de produção e edição. Desconfiava de que quebraria a cara. Como quebrei. 

Ética profissional 

Por razões exclusivamente de ética profissional, não vou entrar jamais em detalhes sobre nuances da relação do Conselho Especial de Assessoramento Econômico com o prefeito Paulinho Serra. Exceto, claro, se o tucano decidir por alguma razão vir a público para fazer algo que seria contraproducente sob todos os aspectos: tentar atirar nas costas de terceiros os motivos básicos que interditaram a iniciativa, cujo desdobramento nos moldes oficiais agrediria completamente os pressupostos que motivaram a formação do grupo.

O que posso dizer sem ferir suscetibilidades é que jamais abdiquei (e jamais abdicaria) da função crítica que o jornalismo me impõe, mesmo como potencial participante do Conselho Especial. Aliás, esse era o meu drama pessoal. Me sentia um peixe fora d’água porque levara para o âmbito de uma ação coletiva profissionais de alto nível, aos quais jamais poderia faltar com a fidelidade e discrição das decisões que seriam deliberadas.

Não digo que jamais dessa água não beberei, mas o caso do Conselho Especial já encerrado para mim ensinou uma lição: se tiver por algum motivo de atuar na gestão pública, preenchidas todas as exigências, jamais escreverei uma linha sequer sobre essa mesma gestão pública. Da mesma forma que jamais aceitarei deixar de escrever sobre outros gestores públicos.

Espero, sinceramente, jamais viver essa situação de aparente dualidade funcional, porque ser jornalista e ser direta ou indiretamente servidor público é uma roubada e tanto. Não tenho a menor intenção nesse sentido. 

Matérias comprobatórias 

Os títulos de matérias que seguem abaixo retratam meu comportamento pós confirmação da formação do Conselho Especial prometido pelo prefeito Paulinho Serra. Jamais auto impus qualquer restrição temática que tivesse a gestão do tucano em Santo André como objetivo. 

Não é fácil sustentar, dois dias depois de uma análise dura e fundamentada, um encontro pré-agendado com o prefeito e demais integrantes do Conselho Especial. Há quem entenda que, integrado ao Conselho Especial, este jornalista deveria bandear-se para a gestão de Paulinho Serra. Pobres coitados. Bastam os críticos amadores dos prefeitos de plantão nas redes sociais, cooptados a cerrarem fileiras em comum. 

Fiz uma varredura neste site e descobri que Paulinho Serra aparece em 35 matérias desde que, em fevereiro, publiquei o texto da potencial criação do Conselho Especial de Assessoramento Econômico de Santo André. Sugiro uma leitura detalhada das manchetes que seguem abaixo. São matérias em que aparece o nome do prefeito de Santo André.  

A maioria dessas matérias revela que não mudei uma vírgula na postura que adoto como filosofia de vida profissional – ou seja, não suportaria sentar ao computador e escrever sobre qualquer coisa que não correspondesse ao que o profissionalismo impõe.

Não pensem os leitores apressados e os detratores de sempre que tenho prazer em produzir análises que retratam o estágio da falência institucional e debilidade econômica, entre outros temas, do Grande ABC. Sei o quanto sofro ao carregar o sentimento de impotência. Daí, entretanto, a sair escrevendo a torto e a direito sobre falsas medidas restauradoras da região vai enorme diferença. 

Os 35 títulos de seis meses de matérias diretas ou indiretas do desempenho de Paulinho Serra são um catálogo de independência e seriedade, do qual jamais abrirei mão. Sou idiota suficiente para queimar caravelas e pagar o preço de seguir com credibilidade sagrada perante os leitores. Seguem os títulos em ordem cronológica decrescente:

Administração Pública

31/07/2019 - Conselho Especial emperra na burocracia do Poder Público 

24/06/2019 - Paulinho Serra explica demora para definir Conselho Especial 

19/06/2019 - Mercado imobiliário desaba, mas prefeitos arrecadam mais 

18/06/2019 - Sabesp faz Operação Tabajara em pesquisa sobre concessão 

14/06/2019 - Três tempos de uma crise criada pelo prefeito Serra 

11/06/2019 - Semasa é um jogo ganho que prefeito consegue complicar 

05/06/2019 - Caso Semasa: sugestão para melhorar imagem do prefeito 

21/05/2019 - Adeus necessário ao Semasa exige transparência e didatismo 

15/05/2019 - Paulinho Serra mete a mão na cumbuca do Semasa. E agora? 

13/05/2019 - Prefeito quer Conselho Especial aprovado logo pelo Legislativo 

05/04/2019 - Conselho Especial sai satisfeito da reunião com Paulinho Serra 

25/03/2019 - Reunião com prefeito decidirá futuro do Conselho Especial 

22/03/2019 - Conselho Especial define rumos de atuação inédita 

25/02/2019 - Paulinho Serra assegura que Conselho Especial vai virar lei 

18/02/2019 - Paulinho Serra abre as portas à competitividade municipal 

Economia

02/08/2019 - G-22: Santo André perde de goleada para Sorocaba 

13/06/2019 - Velocidade de demissões na região é 41% maior que no País 

03/06/2019 - Santo André perde feio para Campinas no setor de serviços 

31/05/2019 - Emprego: Santo André muito longe do exemplo que pintam 

16/05/2019 - “As tuas glórias estão no passado”. Do que se trata? 

11/04/2019 - O que prefeitos fariam com mais R$ 800 mi para gastar? 

27/03/2019 - Faltou mais sindicalismo na desindustrialização da região 

14/03/2019 - Auricchio precisa preparar o futuro para São Caetano 

08/03/2019 - Desempenho da economia da região no século 21 é vexatório 

28/02/2019 - Permanência de GM e Ford não alteraria decadência industrial 

19/02/2019 - Competitividade ao alcance de prefeitos, garante meu xará 

Em Sociedade

10/05/2019 - Monotrilho ou BRT? Solução mesmo é metrô de verdade 

30/04/2019 - Pesquisa diz que Celso Daniel é o melhor. Quem tem dúvida? 

04/04/2019 - Afinal, qual é o seu lugar nos nichos da sociedade? 

30/07/2019 - Virtudes e pecados capitais do candidato Bruno Daniel 

24/07/2019 - Paulinho Serra responde a entrevista mais que desejada 

19/07/2019 - Você aprova ou desaprova a gestão de Paulinho Serra? 

18/07/2019 - Você apostaria em Bruno Daniel para prefeito de Santo André? 

02/05/2019 - Paulinho Serra está melhor que Doria e Bolsonaro. E daí? 

26/02/2019 - Existe mesmo batalhão de candidatos em Santo André? 

Leia mais matérias desta seção: