Política

POR QUE ZACA É TÃO
TEMIDO PELO PAÇO?

DANIEL LIMA - 16/08/2024

Tomando por base o que assisti ontem em forma de sabatina do UOL, a candidatura de Luiz Zacarias é mesmo motivo de tudo o que o Paço  Municipal anda fazendo com braços de poderes poderosos paralelos para tentar tirar o vice-prefeito dissidente da disputa eleitoral de outubro. Zacarias é um osso duro de roer em formato de gentilezas.

Zacarias é melhor do que parece sob o ponto de vista popular.  Tanto que,  entre outros pontos, os marqueteiros não devem tirar o que Zacarias é na pureza da essência: um homem simples, de mensagens claras e de um potencial imenso como transmissor de mudanças para uma Santo André decadente. Pelo menos uma mudança de ambiente que desloque a opressão ao descarte.

O candidato de número 22,do partido do presidente Jair Bolsonaro (e isso não é pouca coisa numa atmosfera de eleições estadualizadas e federalizadas em escalas relevantes) saiu-se muito bem no encontro com os jornalistas mais incisivos com ele do que anteriormente o foram com Bete Siraque, candidata do PT.

SHOW DE SIMPLICIDADE

Zacarias deu um show de lucidez, de equilíbrio, de conhecimento básico sobre viver em Santo André e, mais que isso, não destilou acidez, embora implacavelmente maltratado publicamente pelo comando do Paço de Paulinho Serra. Até nesse ponto teve generosidade de espirito.

A imagem e o conteúdo de Zacarias na sabatina do UOL colocam o candidato do Paço, Gilvan Júnior, que será entrevistado hoje à noite, e também a participação de Bete Siraque, ouvida segunda-feira última, numa trincheira provocativa e comparativa. É do jogo, mesmo numa sabatina, que é diferente de debate.  

Duvido que após superar Bete Siraque, Zacarias não dará uma surra também em Gilvan Júnior em imagem e conteúdo midiáticos. O candidato oficial do Paço Municipal é algo como uma mistura de apatia e decoreba em todas as aparições públicas que viraram audiovisuais. É de esterilidade comunicacional sofrível. Todos que conheço o consideram anticlímax. Tudo isso em termos midiáticos, é bom que se ressalve. Não há juízo de valor sobre qualidades técnicas e organizacionais que precisariam ser provadas e comprovadas por gente fora do circuito de poder do Paço Municipal.

OS CONCORRENTES

Trocando em miúdos: Bete Siraque  tem bom balanço midiático mas nada que fuja do convencional, enquanto Gilvan é aquela coisa amorfa. Embora não sirva para definir o que poderia ser como prefeito, a quase gelidez midiática o lança a um compartimento de desinteresse quando contraposto às inúmeras opções de disputa por audiência.

Estabelecer embates entre os três candidatos é uma obrigação tácita de quem lida com informação e análise. Pode até não satisfazer o distinto público que adotou tanto Bete Siraque como Gilvan Júnior como preferencias eleitorais, mas é preciso expor porque não teria sentido o contrário, ou seja, a omissão por conta do  politicamente correto.

Diria mais e sem medo de errar: entre os adversários que passarão pelo crivo da sabatina do UOL e também os que não teriam espaço reservado por aquela plataforma, casos de Eduardo Leite e o Coronel Sardano, ficaria antecipadamente com Luiz Zacarias em termos específicos já expostos, ou seja, de autenticidade nos meios de comunicação.

CIDADÃO COMUM

Luiz Zacarias parece um cidadão comum, desses que raramente se observam qualidades sem que as qualidades insuspeitas sejam expostas por ele mesmo, além de serem detectadas sob o prisma de contextos.

Versões de terceiros, mesmo de terceiros que considerem Zacarias um homem público de valor, geralmente são menos efusivas. Há um ambiente universal de glamourização de gente supostamente mais brilhante.

Zacarias não tem um Pablo Marçal como simetria midiática, mas mostrou no UOL que encontra espaço especial E convence pela firmeza delicada na exposição de ideias.

Foi bom ver Zacarias no UOL e chegar à conclusão a que cheguei porque pude com isso refazer alguns pontos de vista decorrentes dos terceiros que têm como padrão de admiração gente que muitas vezes não passa mesmo de atores programados para convencer.

PERGUNTAS FORTES

O que interessa mesmo aqui é traçar algumas linhas sobre o Luiz Zacarias que está na praça em busca de votos, enquanto os adversários querem em manobra desonesta e desconectada da realidade legislativa tolher seu passos na Justiça Eleitoral.

Aliás, esse foi o primeiro questionamento da bancada do UOL na sabatina. A primeira entre várias que poderiam embaraçar o caminho de respostas de Zacarias. Mas o candidato do PL se saiu muito bem, do  jeito que ele sabe se expressar e que não pode ser discriminado por conta de falsas elegâncias verbais.

Zacarias é o melhor candidato à Prefeitura de Santo André sob o aspecto de contato popular (as demais questões deixo para muito mais tarde, para o futuro que sempre chega) porque é essencialmente ele na simplicidade dos gestos, das frases, da atenção àqueles que não lhe deram folga nos questionamentos.

Zacarias é melhor que Gilvan Júnior. Passa por cima da oratória professoral de Bete Siraque. Faz da diplomacia, do bom-mocismo e da postura cênica de Eduardo Leite contrapontos mais assimiláveis pela massa eleitoral. Completando, ultrapassa com  virtudes a grandeza moral e a exposição de retidão que transparecem nas manifestações do Coronel Sardano.

Enfim, e para que não haja dúvida, Zacarias é a cara do brasileiro médio que, de repente deixa de ser plateia, deixa de ser eleitor, deixa de ocupar uma posição de holofote entre milhares de populares e se transforma em protagonista.

CONTEXTO

Zacarias está longe de ser um Celso Daniel, como os demais candidatos, porque Celso Daniel é único, mas cada contexto e cada situação de emergência devem ser avaliados. Zacarias não seria competidor para Celso Daniel do passado, mas ante os atuais concorrentes é sim um fator eleitoral que não pode ser subestimado.

Provavelmente por isso o Paço Municipal esteja a queimar as pestanas porque deixou escapar um prefeiturável melhor do que parece e optou por um prefeiturável que até agora não convenceu ninguém que ouse enxergar uma Santo André fora do quadradismo operacional de agora.

Não entra nessa contabilidade nada que lance provocações à competitividade eleitoral de Luiz Zacarias, porque a disputa é desigual. O que pretendo dizer com tudo isso é que Zacarias vai tornar a tarefa de reeleição do grupo que comanda o Paço Municipal muito mais complicada.

Já a tornou, aliás, porque a ruptura provocou estragos. Tanto é verdade que o Paço de Paulinho Serra alimenta a fornalha de conjecturas e ações terceirizadas para queimar a imagem do vice-prefeito de paz e amor que se tem mantido  resiliente ético, moral e competitivo.

O Paço Municipal sabe que com Zacarias na parada as possibilidades de um segundo turno aumentam e que se o mesmo Zacarias encaixar um marketing eleitoral correto, poderá até mesmo chegar aonde não querem que chegue porque se chegar muita coisa poderia mudar em Santo André. Zacarias num segundo turno com Gilvan Júnior é tudo que o Paço não quer. O PT de Bete Siraque é a fórmula ideal. O ex-petista Eduardo Leite também não interessaria. Uma coalizão oposicionista no segundo turno poderia ruir os planos traçados por Paulinho Serra e seu grupo. Convém não facilitar. O povo pode descobrir que Zacarias é melhor do que parece porque sempre se fez questão de fazer parecer o que não é de fato. Como provou a sabatina no UOL.



Leia mais matérias desta seção: Política

Total de 861 matérias | Página 1

14/09/2024 GILVAN SOFRE COM DUREZA DO DEBATE
13/09/2024 Voto Vulnerável é maior risco de Gilvan Júnior
12/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (8)
10/09/2024 Gênios da Lamparina querem subprefeituras
10/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (7)
06/09/2024 Largada eleitoral para valer vai começar agora
06/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (6)
04/09/2024 É a Economia, Marcelo, Luiz Fernando e Alex!
04/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (5)
02/09/2024 QUAL É O PREÇO DE FORA BOLSONARO?
02/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (4)
30/08/2024 Marcelo Lima responde ao UOL como prefeito
30/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (3)
28/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (2)
27/08/2024 Luiz preocupado com Luiz indicado por Luiz
26/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (1)
20/08/2024 Seis armas de Zacarias que tiram sono do Paço
16/08/2024 POR QUE ZACA É TÃO TEMIDO PELO PAÇO?
13/08/2024 PT declara guerra em São Bernardo