quarta-feira, 28 de junho de 2017 Quem somos | Seções | Links | Anuncie | Contato

Quem Somos

Estamos voltando às origens na comunicação digital. Começamos lá atrás com a newsletter CapitalSocial Online, substituída pelo blog que já superou dois anos de permanência no ar. E festejamos CapitalSocial. A diferença entre essas três etapas é que www.capitalsocial.com.br é a associação de maturidade, conhecimento e abrangência dos veículos antecessores. O endereço do melhor jornalismo do Grande ABC, do jornalismo que faz da informação plataforma para voos analíticos sempre diferenciados, foi oficialmente lançado em 1º de setembro de 2009.

O que os leitores acompanham é muito mais que um conjunto de obras de uma carreira jornalística de 45 anos de atividades. Daqueles tempos de repórter aprendiz da revista Cinelândia e da Rádio Luz de Araçatuba a este novo momento, passaram-se mais de quatro décadas. Uma experiência e tanto, dirão os apressados. Nada disso: sinto-me como se fosse aquele rapazola de 15 anos, cheio de esperanças, incansável no ofício de ler com prazer e de escrever como válvula de escape psicológica.

O que os leitores encontram na revista digital CapitalSocial é muito mais que os trabalhos deste profissional. Outros jornalistas e agentes da sociedade do Grande ABC estão incorporados neste veículo.

O banquete de melhor qualidade editorial do jornalismo do Grande ABC reunirá também o que de mais importante armazenei no acervo de 19 anos de circulação da revista LivreMercado. Como se sabe, a LivreMercado que criei e dirigi por quase duas décadas não existe mais.

Por isso, é enganosa a orfandade da LivreMercado que conduzi com paixão e destemor com uma equipe de profissionais de Redação. Todos aprendemos a fazer jornalismo analítico numa praça então inóspita, de predominância opressora do regime fastfoodiano — aquele tipo de Imprensa que faz jus à materialidade do papel jornal, descartável no dia seguinte. Um modelo consagrado ao longo de dois séculos no Brasil, respeitadíssimo inclusive por este jornalista, mas incapaz de preencher a fome de conhecimento e de curiosidade de quem quer mais.

CapitalSocial já nasce para o mundo digital com a garantia de que carrega pelo menos duas décadas de estoque material de conhecimento do Grande ABC. Foram tantas e profundas as coberturas jornalísticas das quais participamos direta e indiretamente ao longo desse período que cometeríamos assassinato se não introduzíssemos os melhores momentos neste espaço. E são tantos os melhores momentos, mas tantos, que possivelmente incorremos em pecado ao definir de melhores momentos os insumos editoriais que a partir de agora estarão disponíveis — e outros que estão sendo resgatados.

Também introduziremos neste novo espaço grande parte das 152 edições da coluna “Contexto”, que publiquei no período de julho de 2004 a abril de 2005 no Diário do Grande ABC. Exerci ali, durante aquele período, a função de Diretor de Redação. Isso mesmo, foram 153 artigos em menos de 270 dias de trabalho. Antes disso, entre os anos 1970 e 1980, atuei como repórter e editor esportivo, editor de Economia e coordenador de produção, nomenclatura criada pelo diretor de Redação Fausto Polesi para compartilhar o comando prático da publicação com Ademir Medici e Valdir dos Santos — uma experiência então inédita naquele jornal que, abaixo do diretor, sempre adotara a figura de chefe de Redação.

Por enquanto — é sempre bom tornar estes enunciados temporários, porque estamos iniciando nova jornada — dividimos a publicação em nove editorias temáticas e algumas outras especiais. Economia, Imprensa, Administração Pública, Política, Regionalidade, Sociedade, Educação, Esporte e Caso Celso Daniel se juntam a Metamorfose econômica, Entrevista Coletiva, Entrevista Especial, Conselho Analisa e Nosso Século XXI como alternativas para quem quer se surpreender com a profundidade da prospecção desse veículo de comunicação.

Sabemos que o peso conceitual de que publicações digitais não têm o aprofundamento dos veículos impressos mais qualificados ou mesmo destes tempos fastfoodianos requer atenção. Por isso, difundiremos mais e mais os preceitos de CapitalSocial. Somos uma revista que se recusará sempre e sempre a frequentar a superficialidade informativa. Acreditamos que não será preciso muito esforço para a gênese de CapitalSocial sensibilizar internautas que passarem a frequentar esse endereço eletrônico. Os leitores mais antigos reconhecem essa característica e a valorizam.

Administração PúblicaEconomiaImprensaEsportesRegionalidadePolíticaCaso Celso DanielSociedadeMetamorfose Econômica

Entrevista EspecialNosso Século XXI (1ª Ed.)Nosso Século XXI (2ª Ed.)Mercado ImobiliárioEntrevista IndesejadaMeias Verdades

Quem somosSeçõesLinksAnuncieContato

Capital Social | Regionalidade para ser impressa

Fone: (11) 4425-6449 • Email: capitalsocial@capitalsocial.com.br

© 2016 | desenvolvido por Agogô e Orion Public