Administração Pública

Seminário internacional para readequar
agenda regional de gestores públicos

DANIEL LIMA - 05/05/1997

O Grande ABC vai sediar nestes dias 8 e 9 um seminário internacional de desenvolvimento econômico e social que simboliza a preocupação dos administradores públicos em readequar a agenda regional. A iniciativa da Prefeitura de Santo André de trazer especialistas da Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Holanda, Espanha e Chile para mostrar como aqueles países conseguiram administrar problemas semelhantes ao que a região está vivendo é oportunidade especial também para exercitar a integração regional. Afinal, todos os prefeitos, vereadores e dezenas de organizações sócio-econômicas foram convidados a ocupar as quase 500 poltronas do Teatro Municipal.


Também presidente do Consórcio Intermunicipal, fórum que reúne todos os Executivos da região, o prefeito Celso Daniel oferece na prática o que já se desconfiava assim que foram conhecidos os novos eleitos para dirigir as Prefeituras locais: professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas e apaixonado pela ciência, ele imprimirá tanto à frente da Prefeitura quanto do Consórcio Intermunicipal uma marca de prospecção desenvolvimentista que procurará manter sua administração no setor muito acima do varejo tradicional, em que questões menores acabam por tomar o dia-a-dia dos executivos públicos e lhe retiram boa parte da longevidade de ações estratégicas.


O 1º Seminário Internacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Grande ABC tem a cronologia institucional de just-in-time, porque está inserido no contexto de demorados estudos que permeiam os grupos temáticos e subtemáticos da Câmara Regional do Grande ABC, cujos resultados costurarão o Acordo do Grande ABC, documento que deverá contemplar objetivos claramente alcançáveis para a retomada do desenvolvimento regional.


A recente instalação da Câmara Regional, parceria entre a sociedade organizada, os Poderes Públicos locais e o governo do Estado, motivou a administração de Santo André a arregaçar as mangas para produzir evento sem paralelo na história recente do Grande ABC.


Será uma substanciosa maratona de informações que começa às 8h30 do dia 8 de maio com a abertura oficial, da qual, além do prefeito de Santo André, participarão Ivan Fonseca da Silva, presidente da Ford do Brasil, e Luiz Marinho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Depois virão três exposições. A primeira, às 9h15, a cargo de Heatler Ann Thompson, professora assistente da Universidade de North Carolina at Charlotte, Estados Unidos. O tema Reestruturação da indústria automobilística e o impacto nos centros industriais — o caso Detroit, é sopa no mel para quem conhece a realidade da região. O professor Wilson Cano, da Unicamp, será o debatedor nacional e o jornalista Alexandre Polesi, diretor do Diário do Grande ABC, o mediador.


A segunda exposição está marcada para 13h30 e contará com o prefeito de Leipzig, Alemanha, Hinrich Lehmann-Grube, que falará sobre O processo de reestruturação econômica da Grande Leipzig. O debatedor nacional convidado é a professora Regina Silva Pacheco, presidente da Escola Nacional de Administração Pública de Brasília. O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, será o mediador. A última exposição do primeiro dia do evento começa às 15h45 e tem como convidado internacional John Tomaney, professor do Centro de Estudos do Desenvolvimento Urbano e Regional da Universidade de Newcastle Upon Tyne, Inglaterra. Ele falará sobre A recuperação da indústria do Nordeste da Inglaterra — a atração de investimentos estrangeiros. Nada mais apropriado para os dias atuais do Grande ABC. O debatedor nacional é Roberto Ferro, professor titular do Departamento de Economia da Fundação Getúlio Vargas e coordenador local do Internacional Motor Vehicles Problems, do MIT. Maurício Soares, prefeito de São Bernardo, será o mediador.


Na sexta-feira, dia 9, o ciclo de exposições e debates começa às 8h com Peter Nientied, consultor do Instituto for Housing and Urban Development Studies de Rotterdam, Holanda. Ele discursará sobre Reestruturação urbana e o papel da gestão pública na Holanda — o caso Rotterdam. O professor Luiz César de Queiróz Ribeiro, coordenador do Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o debatedor programado. O prefeito de Diadema, Gilson Menezes, será o mediador. Em seguida, Francisco Albuquerquer-Lhorens, diretor de desenvolvimento e gestão local do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social do Cepal, falará sobre Inovação tecnológica e desenvolvimento regional — apoio à competitividade na pequena e média empresa, experiência na Espanha e na América Latina. O presidente do Sebrae-São Paulo, Sylvio Goulart Rosa, será o debatedor nacional. O mediador será Luiz Tortorello, prefeito de São Caetano.


Para completar a programação, começará às 14h a exposição de Andrés Rodrigues-Pose, professor do Departamento de Geografia da London-School of Economics and Political Science, Inglaterra, e diretor-coordenador de mestrado do curso de desenvolvimento econômico local. Ele falará sobre Desenvolvimento regional e planejamento estratégico-análise comparativa da região da Galícia (Espanha) com outras experiências européias. O debatedor nacional será Glauco Arbix, professor do Departamento de Ciência Política da Unicam. A mediadora será a prefeita de Ribeirão Pires, Maria Inês Soares.


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André