Administração Pública

Quem apostar no impeachment de
Aidan Ravin vai se dar mal. Ou não?

DANIEL LIMA - 10/04/2012

Depois do depoimento-bomba do advogado Calixto Antonio Júnior, ex-homem forte do prefeito de Santo André no Semasa, o mínimo que se pode esperar é a abertura de processo de impeachment de Aidan Ravin, combinada com apuração detalhada das denúncias. Mas o que teremos, certamente, será um chove-não-molha sem profundidade e contundência.
 
Esperar que Associação Comercial, OAB, Ciesp e outras entidades mal-ajambradas se mobilizem para moralizar a Administração Pública da cidade é acreditar em Papai Noel. Principalmente a Acisa, do novo presidente Evenson Dotto, diretor do Diário do Grande ABC, que mantém o já condenado Sérgio De Nadai, participante da Máfia da Merenda, no chamado Conselho Superior, instância máxima da instituição. O que dizem os demais dirigentes da Acisa, que aceitaram passivamente esse abuso ético, para não dizer outra coisa? Nada.
 
É muito provável que as declarações do advogado Calixto Júnior na CPI do Semasa tenham excesso de nitroglicerina, a julgar pela introdução equivocada do empresário Ronan Maria Pinto no enredo do assassinato do então prefeito Celso Daniel. Mas é mais que provável que grande parte do relato bombástico esteja coberta de garantias factuais. Quem acompanha esta revista digital sabe o quanto já escrevemos sobre desvios éticos, morais e financeiros no mercado imobiliário. Um mercado imobiliário que tem como representante máximo de uma categoria que o rejeita o empresário Milton Bigucci, metido em irregularidades no arremate de uma área pública em São Bernardo -- apenas para citar um caso.
 
O que esperar da sociedade de Santo André como desdobramento das denúncias envolvendo o prefeito Aidan Ravin? Quase nada. Os vereadores que integram a CPI, a Polícia Civil e o Ministério Público não se sentem legitimados e respaldados a agir até as raízes das falcatruas porque não contam com o pulsar de representantes de uma população praticamente acéfala. Santo André não está nocauteada apenas economicamente, como provam números que reproduzo sistematicamente nesta revista digital. Cidadania virou heresia. Como de resto em toda a Província do Grande ABC.
 
Prostituta em convento?
 
Há muito a escrever sobre o depoimento do advogado Calixto Antonio, mas vou esperar alguns dias porque poderei ter a garantia de que a reprodução das declarações não teria sofrido qualquer tipo de deformação interpretativa. Sei que sei que foram graves e contundentes. Destemido, Calixto Júnior foi para uma espécie de tudo ou nada. Ele teria se decidido a botar a boca no trombone ao sentir-se na mesma situação de prostituta em convento. Ou seja: os membros da quadrilha montada pelo prefeito Aidan Ravin, segundo sua definição, pretendiam lhe impor o rótulo de corrupto e manterem-se impávidos na condição de gestores virginais.
 
Estou também de olho vivo no comportamento da imprensa. O Diário do Grande ABC voltou a dar destaque ao assunto nesta terça-feira, com manchete de primeira página e até uma matéria auxiliar explicativa em resposta ao fato de Calixto Júnior ter declarado que o diretor-presidente da empresa, Ronan Maria Pinto, é um dos quadrilheiros do Semasa, além de ter participado do assassinato de Celso Daniel. São acusações graves.
 
Calixto deu um tiro nágua quanto ao caso Celso Daniel. No restante, caberá provar que Ronan Maria Pinto integrava a rede de propinas da autarquia municipal que sempre foi uma festa para os administradores públicos. Exceção a períodos em que gente séria e comprometida com Santo André ocupava a superintendência. Caso, por exemplo, de Ney Vaz, no período de Celso Daniel e parte da gestão de João Avamileno. Ney Vaz foi responsável pelas informações que traduzi em série de matérias sobre o Residencial Ventura, esse monstro de quatro torres e 360 apartamentos construído no centro do Bairro Jardim, depois de a área ser ocupada por indústria química por 70 anos. Estou suportando sozinho o peso das denúncias em ação movida pela Cyrela, parceira de Sérgio De Nadai no empreendimento.
 
Ainda sobre Ronan Maria Pinto, o pecado de Calixto Antonio, repito, foi enfiá-lo caso Celso Daniel adentro. Mas o jornal do qual o também presidente do Saged (a empresa que terceirizou o antigo Ramalhão com resultados mais que pífios) só está atuando incisivamente no escândalo do Semasa porque lhe era conveniente politicamente, depois de rompimento com a Administração Aidan Ravin. Será que será agora, com o Fator-Calixto completamente fora do script?
 
Desde quando estamos anunciando falcatruas no setor imobiliário da região e o jornal simplesmente se omite? Cidade Pirelli, Residencial Ventura e as barbaridades cometidas por Milton Bigucci sempre foram solenemente desprezados pelo Diário do Grande ABC. E como não seria se seus dirigentes são tão íntimos de incorporadores, dirigentes públicos e empresários metidos nos casos? Sérgio De Nadai, por exemplo.
 
Talvez e muito provavelmente o escândalo do Semasa não dê em nada, exceto em desgaste arrasador no que resta de prestígio do prefeito Aidan Ravin, inexperiente vereador convertido em titular do Paço Municipal por capricho de um eleitorado sensível a manipulações e artimanhas Talvez nada ocorra, porque Acisa, Ciesp, OAB e outras entidades do gênero estão no mercado de interesses particulares -- não no seio de uma sociedade inerte, apagada, pobre de espírito e de ideias.
 
Santo André é uma das microprovíncias da Província do Grande ABC que vive na escuridão de comprometimento social. Até o escândalo do Semasa tudo levava a crer que apenas uns poucos brilhavam à custa da opacidade dos demais. Quem sabe a partir de agora o apagão seja geral e se comece uma nova jornada -- porque pior não ficaria.  


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André