Administração Pública

Santo André no
centro do mapa

WALTER VENTURINI - 13/09/2005

A Prefeitura de Santo André vai imprimir caráter empresarial à Rede Mercocidades, associação de municípios sul-americanos que passará a comandar nos próximos 12 meses. A administração municipal vai organizar em dezembro a primeira Feira de Investimento, durante a 11ª Reunião de Cúpula, e se prepara para ser o centro do mapa de debates e ações sobre integração dos poderes locais no continente.


A Rede Mercocidades foi criada em 1995 para fortalecer a participação do poder local no Mercosul, bloco econômico integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com acordos de associação com Chile, Bolívia e em fase de negociação com Peru, Colômbia e Venezuela. 


Ao mesmo tempo, a rede também pretende impulsionar intercâmbio e cooperação entre administrações locais. Há 10 anos este tem sido o tom dos contatos entre as 138 cidades da rede. Santo André participa da Mercocidades desde 1998 e coordena a unidade temática sobre Desenvolvimento Econômico Local desde 2002.


Pioneirismo no comando 


Em dezembro, assume a Secretaria Executiva em substituição a Buenos Aires, e passa a coordenar todos os trabalhos. Será o primeiro Município brasileiro fora da condição de capital a assumir o comando da Mercocidades. Antes, apenas Porto Alegre e Belo Horizonte cumpriram esse papel.


Com Desenvolvimento Local, a gestão de Santo André vai incentivar a participação empresarial como fator de avanço na integração econômica perseguida pela rede municipal sul-americana. “Nossa idéia é envolver empresas, sindicatos e o meio acadêmico para a Mercocidades ser um organismo vivo” — aposta o secretário de Desenvolvimento e Ação Regional, Jeroen Klink. Até agora, discussões e ações na Rede Mercocidades estavam mais voltadas a políticas públicas, principalmente a integração entre administrações municipais de diferentes países. 


Simultaneamente à 11ª Reunião de Cúpula da Mercocidades, a Prefeitura de Santo André vai organizar a 1ª Feira de Investimentos, com estandes no Teatro Municipal, onde as administrações publicas vão mostrar potenciais de investimentos. Entre as metas de Jeroen Klink para a feira está a criação de catálogo de produtos de cada Município da Mercocidades. “A Prefeitura tem o objetivo de fomentar a inserção da pequena e da microempresa no mercado internacional” — garante o secretário de Desenvolvimento e Ação Regional.


Rodada de Negócios


Outra iniciativa de Santo André, ainda à frente da unidade temática de Desenvolvimento Econômico da Mercocidades, é a organização da 1ª Rodada de Negócios, programada para outubro na cidade de Tandil, na Argentina. A Prefeitura quer levar para o evento 10 empresas dos setores de alimentação, metal-mecânico, químico, ferramentaria, tecnológico e têxtil. “A discussão de políticas públicas precisa ter complementação com essas iniciativas” — afirma o secretário Jeroen Klink, interessado em fomentar debates sobre mecanismos de políticas tecnológica, industrial e de fomento. 


A discussão é atual num momento em que os argentinos reclamam da invasão de geladeiras e fogões brasileiros. Está na hora de se discutir mecanismos de compensação, a exemplo do que ocorreu na União Européia, que se preocupou em evitar desequilíbrios regionais no bloco econômico que reúne 25 países.


Além da prospecção ativa do mercado internacional para empresas locais, Jeroen Klink acredita que a própria organização da Cúpula da Mercocidades em Santo André vai dar impulso a setores da economia local. “A reunião é um bom exemplo de marketing para a cidade, com turismo de negócios. É uma forma muito clara de colocar o Município no mapa do Mercosul” — declara o secretário.


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 867 matérias | Página 1

14/07/2026 GILVAN E GLOBO EM PARCERIA HISTÓRICA
06/07/2026 PARA VOCÊ ENTENDER O QUE SERIA GILVAN DANIEL
22/06/2026 GILVAN VEIO MESMO PARA SER REFORMISTA
10/06/2026 SANTO ANDRÉ TEM ESPAÇO PARA ARRECADAR MAIS
25/05/2026 QUALIDADE DE VIDA: UM RANKING ESCLARECEDOR
12/05/2026 PREFEITO ECONÔMICO OU PREFEITO SOCIAL?
11/05/2026 GILVAN BOM DE VOTO E TAMBÉM DE GOVERNO?
06/05/2026 REGIÃO É IMBATÍVEL EM POLÍTICAS SOCIAIS
16/04/2026 PAULINHO DEIXA GILVAN NUMA ENCRUZILHADA
31/03/2026 VENHA CONHECER O GILVAN QUE CONHECI
03/03/2026 SAÚDE DESAFIA TITE E PODE SALVAR GILVAN
26/02/2026 GILVAN VAI ESCLARECER MILIONÁRIA NOVA CEASA?
02/02/2026 VEJA A SELEÇÃO DO PREFEITO PREDADOR
26/01/2026 VEJA A SELEÇÃO DO PREFEITO PERFEITO
08/12/2025 PREFEITO DO ANO NÃO É PREFEITO
05/12/2025 UMA OBVIEDADE MAIS QUE EXTRAVAGANTE
04/12/2025 VOCÊ DECIDE QUEM É O MELHOR EM OITO ANOS
11/11/2025 POUPATEMPO DA SAÚDE PREJUDICA QUALIDADE
28/10/2025 IPTU DE SANTO ANDRÉ É O MAIS CARO DA REGIÃO