Administração Pública

Aidan judicializado

DANIEL LIMA - 14/12/2009

Ex-aliados do então candidato a prefeito de Santo André, Aidan Ravin, resolveram mudar de tática para provar o que esperam sejam elementos necessários ao impeachment do ex-vereador que surpreendeu a todos com a vitória em outubro do ano passado. O empresário Hélio Tanaka, principal articulador da ofensiva denunciatória de impropriedades na prestação de contas da campanha de Aidan Ravin, anuncia ter solicitado mudança de data do pronunciamento oficial à Polícia Federal, previsto para esta terça-feira, ao mesmo tempo em que recorreu ao Judiciário para cobrar de Aidan Ravin a dívida financeira de campanha.

Ao esticar para janeiro o depoimento à Polícia Federal, instruído que foi pelo advogado Everson Tobaruella, especialista em legislação eleitoral, Hélio Tanaka ganha tempo para analisar em detalhes as declarações de seis vereadores petistas já chamados à Capital.

Paralelamente ao mergulho naqueles depoimentos, Hélio Tanaka busca o respaldo do Judiciário para obter de Aidan Ravin o pagamento de compromissos financeiros. Tudo começou quando o então candidato sem muitas possibilidades de chegar ao segundo turno apareceu na gráfica em Itu para solicitar reforço de material a ser distribuído aos eleitores de Santo André. Aidan Ravin cresceu nos últimos dias de campanha o suficiente para impedir que o petista Vanderlei Siraque fechasse a disputa e também para tomar o segundo lugar de Raimundo Salles. O esvaziamento da candidatura de Newton Brandão foi sincronizado com a subida de Aidan Ravin.

A mudança de plano do vôo que pretende desalojar o titular da Prefeitura de Santo André por ilícito eleitoral acabou surpreendendo quem imaginava que se limitava à esfera da Polícia Federal a tentativa de Hélio Tanaka de acertar as contas com Aidan Ravin e vários companheiros de jornada catapultados a importantes cargos no Paço Municipal.

O ingresso com ação de cobrança na Justiça é tratado como golpe de mestre porque reúne farta documentação que comprovaria a relação negocial entre o candidato Aidan Ravin e o proprietário da gráfica no Interior do Estado. Embora não pormenorize o manancial de provas incriminatórias à prestação de contas da campanha de Aidan Ravin, Hélio Tanaka sugere que há combustível para atear fogo no paiol de fragilidades gerenciais que marcaram aquela candidatura.

Em suma, não haveria argumentos e contraprovas que pudessem retirar Aidan Ravin da zona de apreciação do Judiciário. Mais que isso: quando se confrontarem documentos juntados por Hélio Tanaka e os números da prestação de contas da campanha eleitoral de Aidan Ravin, um buraco vai se abrir no chão da legalidade formal. E aí, espera Hélio Tanaka, todos terão conhecimento de que jamais teria percorrido a sinuosidade de corredores obscuros para, segundo a versão do Paço Municipal, chantagear o prefeito Aidan Ravin.

Como se esse desdobramento fosse necessário. Prefeito de Santo André e assessores silenciam-se persistentemente sobre a questão. Nenhum comunicado, nenhum encontro com a imprensa, nenhuma informação, nenhum desafio a um debate público com os acusadores, nada, absolutamente nada, consta da trajetória já prolongada das denúncias de Hélio Tanaka.

Das duas uma: ou o dono da Gráfica em Itu e apoiador ostensivo da candidatura de Aidan Ravin é um espertalhão que não merece crédito, ou o prefeito Aidan Ravin teme o passado de candidato despreparado a nuances legais de prestação de contas na Justiça Eleitoral e está sendo orientado a fazer ouvidos de mercador até quando for possível.

Como era de se esperar, nem o atual nem o eleito presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santo André se manifestam sobre as ondas revoltas da moralidade das eleições em Santo André. Tanto José Sinésio quanto Fábio Picarelli não colocam a mão na cumbuca porque interesses cumulativos entre as mais distintas organizações municipais impedem medidas de esclarecimento. É muito mais fácil e cômodo aplaudir as ações da OAB em Brasília. Os gritos por moralidade e justiça ecoam muito melhor longe dos interesses individuais e corporativos locais.

A zona cinzenta da possível argumentação de José Sinésio de que está em fim de mandato e de Fábio Picarelli de que ainda não assumiu de fato e de direito o controle da OAB de Santo André vai ruir a partir de janeiro próximo, quando da troca de comando na entidade.

José Sinésio poderá continuar lavando as mãos agora sem o risco de ser chamado de omisso, mas Fábio Picarelli certamente terá de posicionar-se. Mas dificilmente o fará porque há imbricamentos entre a OAB e o Poder Executivo em Santo André que impediriam ações que criassem qualquer tipo de embaraço ao prefeito Aidan Ravin.

Imaginar que entidades de classe empresarial, social e cultural perfilariam em defesa da transparência das contas da campanha que levou Aidan Ravin à condição de principal autoridade municipal de Santo André é superestimar uma sociedade totalmente desorganizada, individualista, alienada e, quando não, controlada por estranhas ramificações detentoras de modus operandi fartamente contemplado no Código de Processo Penal.



Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 826 matérias | Página 1

07/03/2025 PREVIDÊNCIA: DIADEMA E SANTO ANDRÉ VÃO MAL
25/02/2025 DIÁRIO, MARCELO, MORANDO E NOTAS
21/02/2025 CAMPEONATO PAULISTA DE GESTÃO PÚBLICA É ÓTIMO
10/02/2025 MARCELO GENIAL OU MARCELO FALASTRÃO?
03/02/2025 MARCELO DISPARA NO RANKING DE FAKE NEWS
06/12/2024 SANTO ANDRÉ LIDERA PIB ASSISTENCIALISTA
02/12/2024 MEXER DEMAIS PODE PROVOCAR ESTRAGOS
18/11/2024 Poupatempo da Saúde é de Aidan, não de Paulinho
04/11/2024 PREFEITO VAREJISTA E PREFEITO REFORMISTA
30/10/2024 PREFEITOS PRECISAM MONITORAR ECONOMIA
23/10/2024 DEZENOVE DESAFIOS À ESPERA DE GILVAN
22/10/2024 Uma entrevista que pode iluminar Gilvan Júnior
17/10/2024 COMO GILVAN PODE TIRAR SAÚDE DO CAOS
15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)