Administração Pública

Paulinho Serra precisa muito
da oposição de Paulinho Serra

DANIEL LIMA - 18/01/2023

O Prefeito Paulinho Serra deveria autodirecionar um ritual diário, de todas as manhãs de cada dia, ao olhar-se no espelho e dizer para si mesmo o que recomendo como instrumento para chegar aonde pretende e é possível chegar como prefeito ao fim do segundo mandato seguido.  

O que deveria dizer Paulinho Serra para Paulinho Serra. O que o original diria para o refletido? 

Paulinho Serra real deveria dizer ao Paulinho Serra refletido exatamente o seguinte: 

“Deus todos poderoso, mantenha-me sempre alerta sobre meus próprios passos, porque preciso de autocrítica permanente e, mais que isso, que aceite, de mim mesmo ou de terceiros, críticas contundentes. Preciso estar sempre alerta a meus próprios passos.” 

FRACASSO ESPIRITUAL  

Pode parecer que a oração é longa demais para cada manhã, mas é essencial.  

Aprendi a cada novo ano vivido que não custa nada fazer reflexões. Quem não faz reflexões está a meio caminho do fracasso pessoal no sentido mais nobre da expressão, o fracasso espiritual.  

Os demais fracassos e sucessos fazem parte da vida e não devem ser considerados como a vida em seu todo.  

Agora vou chegar aonde o leitor quer saber.  

Por que Paulinho Serra precisa ter Paulinho Serra como oposição? 

Ora, bolas, a resposta é simples: Paulinho Serra precisa opor a si mesmo porque não tem quem o faça para valer entre aqueles que estão no seu entorno.  

E do lado de fora, na sociedade, de forma clara, cristalina, só existe mesmo um opositor calibrado, ajuizado, a chamar-lhe a atenção publicamente.  

Claro que estou falando de mim mesmo. Claro, também, que muitos não concordam com isso. Geralmente são maus conselheiros de Paulinho Serra. 

A bem da verdade, nem de opositor posso ser rotulado. Exerço função social intransferível. E, paradoxalmente, o faço, vejam só e acreditem, no sentido de contribuir com Paulinho Serra. 

PÓS-CELSO DANIEL  

Quero que Paulinho Serra chegue ao fim de oito anos de dois mandatos como o único prefeito que se salvou neste século, depois da morte de Celso Daniel.  

Para valer mesmo, Paulinho Serra poderia ser o melhor prefeito de Santo André neste século.  Celso Daniel, reeleito pela terceira vez em 2000, só teve um ano de mandato. Deve ser catalogado como prefeito do século passado. 

Os demais prefeitos deste século (João Avamileno, Aidan Ravin e Carlos Grana) ficaram muito aquém das demandas severamente comprometidas pelos passivos de desindustrialização. 

NOVO OLHAR?  

Estou começando a achar que Paulinho Serra começa a se achar no bom sentido da expressão. Não quero dizer que Paulinho Serra esteja “se achando” no sentido perverso da expressão.  

Os mais recentes passos em direção às relações com o Esporte Clube Santo André (tratarei disso numa análise específica, ancorada na festa de sexta-feira, dia 13) demonstrariam que Paulinho Serra possivelmente já tenha adotado a sugestão e se olhado por tempo mais cuidadoso no espelho.  

Paulinho Serra precisa da oposição de Paulinho Serra porque Paulinho Serra situacionista livre, leve e solto  é um bólido sem determinado senso de controle. Como todo gestor público onipotente.   

TUDO FACILITADO  

O PT bom de guerra, que durante três décadas pelejou em Santo André, desde que Celso Daniel surgiu na primeira disputa, em 1988, esse PT morreu temporariamente. Só existe em representatividade eleitoral no âmbito federal e estadual. Tanto que Lula da Silva perdeu para Jair Bolsonaro por míseros quatro pontos percentuais. 

O PT municipalista está agregado à administração de Paulinho Serra. Virou o que chamaria de vaquinha de presépio do titular do Paço Municipal. É um puxadinho envergonhado e incompetente para contrapor-se com ações e gestos não necessariamente de oposição, mas de comprometimento com a cidade. 

A disputa eleitoral para a Prefeitura de Santo André em 2024 apresenta-se tão escancaradamente fácil que o grupo comandado por Paulinho Serra pode se dar ao luxo de escolher ao bel-prazer e sem sustos quem deverá ser o candidato à continuidade da Administração.  

CONTRADITÓRIO FAZ BEM  

Ou seja: são favas contadas os votos para prefeito em Santo André em 2024. Bem diferente, portanto, do que se apresenta preliminarmente em São Bernardo, onde o PT jamais morreu e dificilmente morrerá.  

É esse ambiente de “já ganhou” fundamentado nas circunstâncias que torna Paulinho Serra potencialmente adversário de Paulinho Serra caso Paulinho Serra decida não ser parceiro de Paulinho Serra. 

Paulinho Serra potencialmente adversário de Paulinho Serra seria o Paulinho Serra que não daria ouvidos a críticas e se sentisse um deus do Olimpo. 

Paulinho Serra parceiro de Paulinho Serra, em forma de reflexões refletidas, precisa ganhar corpo e entender que nada melhor que o contraditório para fazer a diferença entre o bom e o ruim, o razoável do interessante. 

DOIS ANOS DECISIVOS  

Paulinho Serra parece começar a entender que a melhor maneira de aquilatar para valer o que anda fazendo como prefeito é reconhecer em algum grau que deve e precisa ouvir terceiros.  

O deslumbramento é o cadafalso dos jovens. Acredita-se que Paulinho Serra já tenha superado parte dessa premissa própria da vida. E insisto no exemplo do Santo André, ao qual parece ter-se colocado como forte aliado, como força-motriz dessa constatação preliminar. 

Encerrar os próximos dois anos de mandato na condição de melhor prefeito de Santo André neste século não seria um feito extraordinário. Os antecessores ficaram aquém do necessário. Mas não deixa de ser, esse eventual sucesso relativo, uma boa notícia.  

Talvez apenas no campo econômico Paulinho Serra não se desvencilhe de resultados negativos, ou razoáveis demais para um Município que, como os demais da região, caíram estrondosamente no ranking do PIB per capita paulista nas primeiras décadas deste século. 

Minhas críticas a Paulinho Serra no campo econômico ao longo de seis anos não se prendem exclusivamente e rigorosamente ao que pouco fez. O emaranhado histórico o aprisiona, quando não o cerceia brutalmente.  

Minhas críticas de opositor benevolente se dá sobretudo quando Paulinho Serra tenta dourar a pílula, seguindo maus conselhos de gente próxima que o impede de olhar no espelho, de refletir, de dizer aquelas frases que mencionei acima.  

A credibilidade do Paulinho Serra prefeito de Santo André de bom desempenho em várias áreas, do social ao institucional, perde o verniz toda vez que ele estabelece simetria de suposto sucesso com as atividades econômicas.   

CRITÉRIOS DEFINIDORES  

Santo André não deixaria de ser com Paulinho Serra prefeito o que foi com os antecessores neste século porque é um endereço encalacrado em logística e de baixa resolutividade competitiva.  

Quando for fazer um balanço dos oito anos de Paulinho Serra prefeito em Santo André vou observar alguns critérios inalienáveis em matéria de ponderações.  

Vou levar em conta vetores institucionais, sociais, culturais e políticos – além de econômicos, que é o carro chefe.  

Paulinho Serra precisa seguir a sugestão de olhar no espelho e entender que somente ele poderá ponderar para valer sobre como se vê como chefe do Executivo.   

ACELERAR OS PASSOS  

Fosse Paulinho Serra, estaria a estas horas agradecendo aos céus pela jornada empreendida, de profundo aprendizado.  

E não deixaria de aquiescer à necessidade de acelerar os passos nos 24 meses restantes. Claramente sem dar muito espaço à claque.  

É preferível a autocrítica despertada ou não por terceiros que aparentemente são opositores, mas são, de fato, os melhores conselheiros. 

Coloque a frase anterior no singular, olhe para o autor deste texto e você saberá, mais uma vez, quem tem garrafa cheia de comprometimento social para entregar de bandeja e de boa-fé. Modéstia às favas!.



Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 826 matérias | Página 1

07/03/2025 PREVIDÊNCIA: DIADEMA E SANTO ANDRÉ VÃO MAL
25/02/2025 DIÁRIO, MARCELO, MORANDO E NOTAS
21/02/2025 CAMPEONATO PAULISTA DE GESTÃO PÚBLICA É ÓTIMO
10/02/2025 MARCELO GENIAL OU MARCELO FALASTRÃO?
03/02/2025 MARCELO DISPARA NO RANKING DE FAKE NEWS
06/12/2024 SANTO ANDRÉ LIDERA PIB ASSISTENCIALISTA
02/12/2024 MEXER DEMAIS PODE PROVOCAR ESTRAGOS
18/11/2024 Poupatempo da Saúde é de Aidan, não de Paulinho
04/11/2024 PREFEITO VAREJISTA E PREFEITO REFORMISTA
30/10/2024 PREFEITOS PRECISAM MONITORAR ECONOMIA
23/10/2024 DEZENOVE DESAFIOS À ESPERA DE GILVAN
22/10/2024 Uma entrevista que pode iluminar Gilvan Júnior
17/10/2024 COMO GILVAN PODE TIRAR SAÚDE DO CAOS
15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)