A Reportagem de Capa de LivreMercado deste julho reúne mais de 50 mil caracteres e 16 páginas inteiras sobre as projeções do momento à disputa municipal no Grande ABC. E mais: decidimos contratar um instituto de pesquisas, a Brasmarket, da Capital, que atuou para o Diário do Grande ABC nas eleições de 2004 e apresentou apenas um equívoco, no resultado de Rio Grande da Serra. Nada que comprometa o histórico de muitos acertos, inclusive desbancando resultados de gente mais famosa como o Ibope.
A contratação da Brasmarket significa que nas edições de agosto, setembro e outubro (isso mesmo, outubro, evidentemente que antes das eleições) estaremos publicando dados e interpretações sobre o movimento das pedras dos votos na região. São perto de 1,7 milhão de eleitores.
Sobre a Reportagem da Capa, o que posso garantir antecipadamente é que me inspirei numa novela da TV Globo para a sacada do título. O ilustrador Mauro Melhado tratou de dar asas à imaginação e montou cenário instigante.
Sei que tem gente que não vai gostar do que escrevi, enquanto outros vão adorar. Política e futebol são semelhantes, como se sabe. A subjetividade faz moradia e desperta amores e ódios. Faz parte do jogo.
Só não acreditem em espertalhões que procuram vender a imagem de que são íntimos deste editor e que, por isso, provavelmente vão propagar informações supostamente exclusivas. De vez em quando eles acertam e se cacifam para as próximas jornadas.
O que posso garantir é que não fui pela cabeça de ninguém para montar o cenário que, de fato, não montei mas apenas transpus para o papel em forma de texto, já que, salvo juízo de valor completamente equivocado, não há muito segredo às tendências do eleitorado neste momento. O que não significa, também, que o jogo esteja decidido. Seria demais aceitar essa premissa a três meses das eleições.
Agora, quanto à contratação da Brasmarket para organizar a pesquisa de opinião, apresentaremos mais informações na edição de LivreMercado que começará a ser distribuída neste final de semana.
O que posso garantir é que se tem algo que adoro é escrever sobre tendências do eleitorado. Em 2004, no Diário do Grande ABC, praticamente redigi todos os textos que procuraram retratar o que disseram os números e as mensagens captadas pelos entrevistados da Brasmarket. Antes disso, porém, esmiucei com Ronald Kuntz e Sidnei Kuntz todos os detalhes do trabalho. Aprendi muito com eles.
Não fosse a Frente Andreense, sentiria imensas saudades daqueles tempos eleitorais. O problema é que Newton Brandão e companhia (ou seriam apenas as companhias, porque Brandão parecia não ter controle da equipe?) perpetraram a mais estúpida perseguição a um veículo de comunicação com intermitentes ações da Justiça Eleitoral, inclusive com o impedimento de publicação dos resultados.
Acabaram dando com os burros n’água porque justamente a última das investigações da Brasmarket acabou publicada às vésperas da eleição, e acertou praticamente em cheio o resultado das urnas. Antes, algumas pesquisas deixaram de ter resultados publicados e, azar dos azares, Brandão estava à frente.
Façam suas apostas e confiram na próxima edição de LivreMercado que, como se vê, entra para valer na disputa eleitoral. Com o prestígio e a força de quem soube destrinchar acontecimentos econômicos ao longo de 19 anos de circulação.