O Conselho Editorial de LivreMercado foi chamado a participar das eleições no Grande ABC neste segundo turno. Quem vencerá em cada Município? Qual será o resultado final em votos válidos? A direção de LivreMercado já esperava eventual resistência do quadro de conselheiros – exatamente 238 representantes da sociedade do Grande ABC – mas nem por isso recuou da proposta da enquête. Participaram exatamente 86 eleitores. E o resultado final, depois de três dias úteis de votação, apresenta pouca semelhança com os números relativos das pesquisas do Instituto Brasmarket, do Ibope e do Instituto Scenso, realizadas entre quarta-feira e sábado da semana passada. Em termos quantitativos, a percepção dos conselheiros convergiu em favor de Vanderlei Siraque, Luiz Marinho e Oswaldo Dias. A enquête foi realizada entre quarta e sexta-feira da semana passada.
Os conselheiros editoriais de LivreMercado foram solicitados a se manifestar sobre os resultados nos três municípios, independentemente do domicílio eleitoral. Mais de dois terços acreditam que os petistas vão ganhar as prefeituras de Santo André, São Bernardo e Mauá. Para 72,10% dos conselheiros, vai dar Siraque em Santo André, 74,42% optaram por Luiz Marinho em São Bernardo e 77,91% por Oswaldo Dias.
Embora em números absolutos os conselheiros acreditem muito mais nos petistas, nos números relativos a média geral de votos válidos corre em raia diferente. Se a previsão dos conselheiros for confirmada, Vanderlei Siraque vencerá Aidan Ravin por 56,64% a 43,36%. Apenas um pouco menos de dificuldades do que Luiz Marinho no confronto com Orlando Morando – o resultado apontado em média é de 55,35% a 44,65% para o ex-ministro da Previdência Social. Já a vantagem de Oswaldo Dias em Mauá seria semelhante à de Siraque em Santo André: 56,52% a 43,48% de Chiquinho do Zaíra.
Como era esperado numa iniciativa que reúne virtualmente diferentes formadores de opinião, não faltaram diversidade e dimensão matemática nas respostas. Todas as combinações possíveis constaram das planilhas enviadas à redação. Entretanto, a maioria seguiu um roteiro sistemático: apontou os três candidatos petistas como francos favoritos das disputas.
LivreMercado reconhece que o trabalho não tem base científica – daí o fato de ser enquête, não pesquisa. Entretanto, a direção da publicação julgou providencial a sondagem. Era importante avaliar até que ponto o Conselho Editorial estava sensível ao segundo turno na região.
Já era esperado que grande parte de consultores não participaria, por conta de possível constrangimento. Desde a primeira mensagem enviada aos conselheiros, LivreMercado deixou claro que o material seria publicado na Edição Especial com as respectivas respostas e a foto de cada participante. Há situações em que o Conselho Editorial se posiciona, mas é assegurada confidencialidade. Neste caso, optou-se pela visibilidade dos manifestantes.
Um Conselho Editorial do porte e da abrangência profissional como o mantido por LivreMercado há muitos anos é iniciativa inédita no jornalismo brasileiro. Formado por médicos, advogados, contabilistas, agentes públicos, dentistas, empresários, executivos, entre tantos outros, o Conselho Editorial é responsável pela definição dos títulos de Melhores do Ano do Prêmio Desempenho, há 15 anos realizado pela Editora Livre Mercado. A atribuição de notas aos cases selecionados como Destaques do Ano determina a ordem classificatória do maior evento regional do País.