Uma pesquisa realizada na semana passada — e submetida aos rigores metodológicos e legais — pela Iddeias Consulting, de São Bernardo, levantou a perspectiva de votos em Santo André para deputado estadual e deputado federal (além dos demais cargos em disputa neste domingo) e chegou a número alentador para quem defende a regionalidade como princípio, meio e fim de um Grande ABC socialmente mais responsável: o empresário Gilberto Primavera, vereador petebista de Santo André em primeira legislatura, conseguiu ingressar no fechadíssimo clube de candidatos mais citados pelos eleitores.
Gilberto Wachtler abriu mão do próprio sobrenome de difícil memorização, complicada fonética e complexa grafia para tornar-se mais próximo dos eleitores. Gilberto Primavera é uma referência à identidade do supermercado de médio porte que dirige na periferia de Santo André. Um dos representantes mais autênticos do regionalismo, Gilberto Primavera participou da segunda edição do livro “Nosso Século XXI”, lançado no final de 2008. Juntamente com outros 35 articulistas, Gilberto Primavera discorreu sobre a região que tão bem conhece.
Alcançar destaque numa pesquisa de opinião pública para quem praticamente acabou de assumir uma cadeira no Legislativo de Santo André é tudo com o qual sonhava esse jovem político que já começa a impressionar gente importante. Fala-se até que o Partido dos Trabalhadores está de olho no prestígio ascendente de Gilberto Primavera. Ele teria sido sondado por articuladores da possível candidatura de Miriam Belchior à Prefeitura em 2012 para eventual dobradinha como vice-prefeito. Gilberto Primavera responde sempre que tem compromissos com o PTB.
Estar no pelotão de frente dos deputados estaduais com maior potencialidade de votos em Santo André não significa necessariamente que a prospecção vá se confirmar nas urnas no próximo domingo. A pesquisa realizada por teleoperadoras e que seguiu o ritual de cotas pré-definidas com as quais trabalham institutos de renome nacional tem toda a sustentação científica. Mesmo assim, não pode ser traduzida, tanto para Gilberto Primavera como para os demais concorrentes, como prova final de sucesso eleitoral. Mas não deixa de ser importante aliada na mobilização de militantes na reta de chegada de uma competição que poderá aumentar a representação do Grande ABC na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. São apenas oito deputados estaduais e um federal eleitos pelo Grande ABC em 2006.
No caso de Gilberto Primavera houve autodiscriminação da direção da campanha do petebista ao recomendar à Iddeias Consulting a eliminação da base de dados de cerca de 100 mil telefones com os quais o candidato petebista manteve relacionamento nos últimos meses. Ou seja: a pesquisa foi realizada com potencial restritivo à escolha de Gilberto Primavera, segundo explica Rodrigo Marcon, consultor político e presidente da Iddeias Consulting. “A pesquisa foi realizada mais que em campo neutro, mas num campo menos apropriado à indicação do petebista”– afirma.
Embora consistentes e fundamentados com a associação de tecnologia da informação e equipe treinada e supervisionada para obter o maior grau possível de confiabilidade, os números não deixam espaço a ilusões desmesuradas. Afinal, nada menos que dois terços do eleitorado manifestaram-se indefinidos sobre as escolhas que farão até o próximo domingo. Foram ouvidos 1.303 eleitores, dos quais 565 vestem camisa partidária. Desse total, 60% são petistas e 24,65% peessedebistas. Os demais partidos espalham-se nas planilhas da Iddeias Consulting.
Afinal, quais são os números alcançados por Gilberto Primavera a ponto de situar-se preliminarmente entre os principais concorrentes a deputado estadual em Santo André? Ele registrou 7,37% dos votos estimulados, praticamente a metade dos 14,74% obtidos por Raimundo Salles (DEM), concorrente à Prefeitura de Santo André nas últimas eleições e, anteriormente, candidato a deputado federal.
Se Raimundo Salles é boa referência do desempenho de Gilberto Primavera porque o antecede na disputa de votos e carrega com isso instrumento que os especialistas chamam de memória eleitoral, João Avamileno, ex-prefeito de Santo André até outro dia, também serve de medidor: o petista tem 29,01% dos votos estimulados. Orlando Morando, deputado estadual em terceiro mandato e concorrente à Prefeitura de São Bernardo em 2008, quando disputou com o petista Luiz Marinho, alcançou patamar um pouco superior de intenção de votos destinados a Gilberto Primavera em Santo André: 9,75%.
Gilberto Primavera apareceu na planilha eletrônica de intenção de votos a deputado estadual em Santo André acima dos números (5,37%) atribuídos a Carlos Grana, sindicalistas no qual o Partido dos Trabalhadores investe todas as fichas. Bem atrás, com 1,84%, está o vice-presidente da Saged, empresa que administra o Ramalhão, Romualdo Magro Júnior.
Se Gilberto Primavera já brilha nos votos estimulados numa disputa em que políticos somam experiência em várias disputas, conta com situação bastante discreta e por isso mesmo importantíssima nos indicadores de rejeição. Entrevistadores da Iddeias Consulting registraram que o candidato somou 4,30% de oposição dos eleitores, um pouco mais que os 3,30% de Orlando Morando. A diferença é natural, porque Morando não enfrenta embates políticos em Santo André. Mas os números de Gilberto Primavera estão favoravelmente muito abaixo dos 21,57% de eleitores que rejeitaram João Avamileno e dos 11,67% que descartam Raimundo Salles. Avamileno e Salles são líderes disparados no quesito que rebaixa o teto eleitoral.
Romualdo Magro Júnior tem mais rejeição (4,68%) que intenção de voto. Carlos Grana soma 2,30% do eleitorado que não lhe destinaria voto. A maioria formada de eleitores que optaram por não apontar rejeição a qualquer dos concorrentes (17,04%) e que não souberam responder (33,23%) revela que o quadro não é dos mais inquietantes para os concorrentes. Trata-se de boa notícia para candidatos que vestem a camisa do Grande ABC.
Recente estudo do Instituto Unidade de Pesquisa constatou que nada menos que 63% dos eleitores estariam dispostos a votar em candidatos preferencialmente com domicílio eleitoral num dos municípios do Grande ABC. Outros 17% afirmaram que tanto poderiam votar em concorrentes locais quanto de outras localidades.
Gilberto Primavera também está confiante na consolidação de base eleitoral nas eleições de domingo ao observar que na modalidade de voto espontâneo registra índice superior ao de voto estimulado. A diferença entre um e outro é que no primeiro o eleitor escolhe o candidato sem qualquer indução e por isso mesmo é considerado voto mais sólido. No estimulado, a pesquisadora que atua como teleoperadora da Iddeias Consulting desfila individualmente aos eleitores os nomes dos concorrentes com maiores possibilidades de votação.
O consultor Rodrigo Marcon explica que os números de Gilberto Primavera foram superiores na espontânea porque na estimulada pesam alguns pontos que podem distorcer os resultados, casos de memorização e de sonorização dos nomes, mesmo que o sistema tenha sido dimensionado para aplicação de rodízios. Diferentemente, portanto, da pesquisa de campo, situação na qual os entrevistados têm acesso material a um disco de cartolina com todos os nomes dos principais candidatos em plano semelhante.
No voto espontâneo, Gilberto Primavera alcançou 7,8% de indicações. João Avamileno liderou com 21,8% e Raimundo Salles veio na sequência com 13,1%. Orlando Morando (6,4%), Carlos Grana (6,4%) e outros (4,8%) vieram a seguir.
A intenção de votos estimulados para deputado federal ainda está sendo tabulada, mas os dados de espontânea são excelentes para Vanderlei Siraque, candidato petista derrotado nas eleições de 2008 à Prefeitura de Santo André e também deputado estadual: ele está disparadamente na liderança em Santo André com 25,5%. Muito acima de Gabriel Chalita (PSB) com 5,4, que está em segundo lugar.
A pesquisa realizada entre os últimos dias 20 e 24 pela Iddeias Consulting obteve o registro 87515/2010 do Tribunal Regional Eleitoral. Apresenta margem de erro de 2,7 pontos percentuais. Todo o material estará disponível após solicitação ao site www.iddeias.com.br ou ao e-mail iddeias@iddeias.com.br
Leia também:
O futuro aos pequenos empreendimentos pertence