Administração Pública

Vazamentos no Semasa estremecem
eleitorado de Aidan e Paulo Pinheiro

DANIEL LIMA - 05/03/2012

Os rescaldos das primeiras informações sobre o escândalo que abate a Casa da Moeda de Santo André, no caso o Semasa, autarquia de água e esgoto, são implacáveis: a classe média conservadora que ajudou a eleger o médico Aidan Ravin em surpreendente segundo turno começa a apear de vez do candidato à reeleição. Outra classe média, agora mais homogênea e sólida, de São Caetano, observa com atenção o caso porque o superintendente do Semasa, Ângelo Pavin, também médico, é um dos fiadores da campanha eleitoral do peemedebista Paulo Pinheiro, dissidente da Administração José Auricchio após desconfiar de que perderia, como perdeu, a preferência sucessória para a médica Regina Maura Zetone. 


 


Embora as informações do Diário do Grande ABC transmitam a sensação de que se pisa num tapete de ovos, depreende-se das duas reportagens e principalmente dos contatos que mantive com fontes muito antes da denúncia ter vazado que a situação da Administração Aidan Ravin é tão confortável quanto a dos corinthianos emboscados ontem nas ruas próximas da Vila Belmiro. Há perspectivas de mais complicações no horizonte do petebista porque os três anos de Administração foram uma combinação de voluntarismo e pantagruelismo. 


 


O isolamento da Administração estaria chegando às raiais da loucura. Até a escolha do líder do governo no Legislativo, Ailton Lima, saiu de uma equação de encalacramento como única e última opção para tentar costurar o que muitos consideram mais que inviável, quase impossível: acertar os ponteiros do Executivo na Casa. 


 


Quem provavelmente está se divertindo com os acontecimentos em Santo André é o ex-primeiro ministro da Administração Aidan Ravin, Nilson Bonome, sumidíssimo nos últimos 10 dias. Possivelmente só não está rindo à toa porque de alguma maneira contabiliza prejuízo, já que apoia como peemedebista a candidatura de Paulo Pinheiro em São Caetano. 


 


A perspectiva de que sem Nilson Bonome a Administração Aidan Ravin conheceria um verdadeiro inferno astral vai se confirmando. A governabilidade está indo para o espaço. Não está fora da bitola da racionalidade que também a governança sofra duros golpes.


 


Um estado de quase desespero começa a tomar conta do primeiro escalão de Aidan Ravin. Os aliados abandonam o barco. O prefeito procura saídas mas já teria percebido que o especialista no assunto foi-se há mais de 30 dias e está em campanha eleitoral para sucedê-lo ou para, quem sabe, compor chapa com o PT de Carlos Grana. 


 


Sem surpresa alguma 


 


O desempenho do Semasa como caixa forte da Administração Municipal em Santo André é de conhecimento de quem trafega mesmo que tangencialmente pelo poder público local. Nestes tempos de mercado imobiliário embalado, embora com queda dos negócios em relação à temporada passada, o Semasa transformou-se numa farra do boi. A denúncia de um dos diretores não causa a menor surpresa. Surpresa mesmo é ter demorado tanto, porque o verbete "extorsão" substituiu "propina" havia muito tempo na linguagem informal dos empreendedores do setor – e sempre com olhares de desaprovação, quando não de revolta. Faltava apenas materializar documentalmente os fatos. 


 


Sei que não é tarefa fácil, até porque os envolvidos nas irregularidades apontadas e em tantas outras que o Ministério Público poderia levantar (caso do Residencial Ventura, por exemplo, denunciado por este jornalista e que jamais foi aprofundado fora destes textos) são especialistas em determinadas questões, mas há situações mais graves que as páginas do Diário do Grande ABC não conseguiram revelar porque os textos foram burocráticos, cautelosos, inquietantes. 


 


Como escrevi, sinto um excesso de cuidado que não se verificou na atuação do jornal em tantas outras questões menos escandalosamente denunciadas. O que se passa com o Diário do Grande ABC? A conversão da denúncia em manchete jornalística é uma etapa quase compulsória, porque cópia do material encaminhado ao Ministério Público foi repassada àquela publicação. Estaria o jornal eticamente constrangido porque apoiou despudoradamente a eleição de Aidan Ravin em 2008? E as outras publicações, como farão a cobertura do caso, o mais grave da Administração Aidan Ravin? Preferirão dar destaque às bobagens de um assessor econômico que destila informações fantasiosas? 


 


Também causa estranheza a omissão aos desdobramentos da denúncia publicada na edição de domingo do jornal: houve uma orquestração para a compra em massa de exemplares em bancas de jornais em Santo André. Salvo engano, não se publicou uma linha a respeito. Situação análoga numa eleição municipal em Mauá, em tempos idos nos quais o jornal tinha muito maior aderência social, provocou a derrota do favoritíssimo José Carlos Grecco, ultrapassado por Amaury Fioravante. Quem teria mandado comprar tantos exemplares do Diário do Grande ABC? Por que o Diário do Grande ABC, como o fez naquela eleição em Mauá, não vai a campo para apurar a manobra? Os jornaleiros são a melhor fonte de informações sobre o ataque que culminou no esgotamento da tiragem de bancas em Santo André.


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André