Indispensável na campanha eleitoral que levou Luiz Marinho ao Paço Municipal de São Bernardo em 2008, o forrozeiro Frank Aguiar tornou-se incômodo às disputas desta temporada. Marinho tentará a reeleição que aumentaria a força motriz para sonhar com o Palácio dos Bandeirantes, seis anos depois. Por que o petebista era importantíssimo há quatro anos e hoje é descartável? Pelo simples fato de que o prefeito já não é um ponto de interrogação, muito menos uma ameaça em forma de ex-sindicalista que as donas de casa da periferia tanto temiam. E também porque Frank Aguiar já deu o que tinha de dar. Aliás, deu mais o que tinha de dar, porque andou se metendo em algumas lambanças extra-campo que pesam sobre seu futuro político.
O vice do sonho acordado de Luiz Marinho é um representante da classe média de São Bernardo, Tunico Vieira, peemedebista ex-secretário da Administração William Dib. Também foi candidato a vice de Vicentinho Paulo da Silva nas eleições de 2004, quando William Dib ganhou de lavada. É um nome respeitado e alcança um eleitorado completamente esquecido pelo grupo petista que comanda o Paço Municipal. A classe média de São Bernardo foi excluída da Administração Marinho. A classe média a que me refiro é a tradicional, que
Não há dúvidas quanto ao favoritismo de Luiz Marinho
Mundo que gira
O mundo político-eleitoral é tão estranho e feito de equações improváveis que uma medição atual das possibilidades de sucesso eleitoral de Luiz Marinho e de Aidan Ravin,
Um ano atrás, Luiz Marinho não tinha oponente à vista
Agora o que se tem é uma oposição mobilizadíssima
Tudo isso significa que apesar de uma Administração voltada para o social com amplo sucesso porque os investimentos são milionários, e mais recentemente de obras viárias que já começam a transmitir a sensação de que há um governo municipal que também se preocupa com os motorizados emergentes e de classe média, o prefeito Luiz Marinho está acossado por uma oposição unida. Já Aidan Ravin, em franca decadência, não pode ganhar a forma de carta fora do baralho porque a candidatura petista patina e as demais sofrem com a falta de fôlego financeiro. Somente um impeachment decidiria de vez a questão sem que se tenha Aidan Ravin, no contexto destes dias, como concorrente relativamente forte.
Dança dos números
Sintetizando tudo isso numa aleatória escala de probabilidades, diria que em maio/junho do ano passado a perspectiva que se apresentava pela disputa da ponta eleitoral entre Aidan Ravin e Carlos Grana era algo como empate técnico, enquanto entre Marinho e o eventual oposicionista ainda soterrado de dúvidas estaria mais ou menos num patamar de 80% versus 20%, com muito boa vontade. Hoje, passados 12 meses, quem disser que a pobre Administração de Aidan Ravin não contaria com pelo menos a igualdade de possibilidades de vitória ante a soma dos candidatos de oposição estará subestimando a capacidade verde e amarela de transformar escândalos em frustrações, quando não em perseguições a consagrar vilões. Enquanto isso, Luiz Marinho, apesar de bem avaliado em vários setores, não conta com mais de 65% de sucesso eleitoral. Ou seja, caiu em relação à temporada passada. Se não fechar com Tunico Vieira, corre o risco de rebaixamento do percentual.
É claro que essa numeralha toda deve considerar também o simbolismo da reeleição de Luiz Marinho, muito mais importante no contexto macroeleitoral estadual do que a reeleição de Aidan Ravin. Afinal, enquanto o prefeito de Santo André luta apenas por novos quatro anos de mandato sem que eventual derrota abale os alicerces do Palácio dos Bandeirantes, a quem está atrelado, o prefeito de São Bernardo é determinante aos planos de renovação política do ex-presidente Lula da Silva e enfrenta um Palácio dos Bandeirantes engajadíssimo no projeto de dificultar ao máximo os passos petistas, espalhando obstáculos onde for possível para, no mínimo, reduzir o placar eleitoral em nível suficiente para distanciar Luiz Marinho da consagração numérica imaginada um ano atrás.
Leiam também:
Cinco favoritos e duas dúvidas no cenário eleitoral da região
Total de 895 matérias | Página 1
19/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (24)