Entrevista Indesejada

Ronan Pinto, Milton Bigucci e
Daniel Lima recebem perguntas

DA REDAÇÃO - 13/09/2010

Os empresários Ronan Maria Pinto e Milton Bigucci e o jornalista Daniel Lima receberam nesta segunda-feira baterias de perguntas que integram a seção Entrevista Indesejada, resultado de fluxo de leitores desta publicação digital. Desde que constam da relação de entrevistáveis, anunciada antes da Copa do Mundo na África do Sul, CapitalSocial vinha organizando e sistematizando questões enviadas pelos leitores. Ronan Maria Pinto dirige o Saged, empresa que administra o Ramalhão, e também comanda o Diário do Grande ABC. Milton Bigucci é presidente da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC. Daniel Lima é responsável por este site, depois de dirigir a área editorial da revista LivreMercado durante duas décadas.


Entrevista Indesejada é uma das várias seções de CapitalSocial. Trata-se de revolução no jornalismo, porque, ao contrário do lugar-comum, os entrevistados, ou potenciais entrevistados, são submetidos a blitz, muito além do convencional. Entretanto, caracterizar o trabalho como usina de hostilidades é precipitação entre outros motivos porque é oportunidade a respostas que subsistem em forma de dúvidas ou mesmo de acusações infundadas nos escaninhos da sociedade. Entrevista Indesejada tanto pode ser negativa quanto positiva à imagem pública dos protagonistas.


Para o jornalista Daniel Lima, responsável por esta revista digital e também pela inovação de Entrevista Indesejada, a melhor resposta aos contestadores desse modelo de questionamento é a disponibilidade aos leitores para que pudessem convocá-lo também: “No fundo, no fundo, Entrevista Indesejada é uma prestação de contas à sociedade. Uma prestação de contas transparente, sem mediação conservadora no sentido de salvar as aparências. Estou me submetendo a questões encaminhadas pelos leitores tanto quanto os demais escolhidos. Querem maior prova de independência deste site?”.


Para Daniel Lima, nem mesmo as duas primeiras experiências de Entrevista Indesejada, com Valter Moura (presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) e Walter Sebastião dos Santos (então proprietário da revista LivreMercado) reduziram a carga de entusiasmo com a iniciativa. “Os dois primeiros entrevistáveis refugaram. Fugiram da responsabilidade intrínseca de prestar informações à sociedade. Eles não foram questionados como pessoas físicas, como chefes de família. Foram inquiridos como representantes, no caso de Valter Moura, de uma entidade que há 20 anos está sob seu comando, e, no caso de Walter Sebastião dos Santos, de dirigente ou então dirigente de uma publicação que fez história no Grande ABC. Já esperava que fugissem. Eles preferem o conforto da hipocrisia de aduladores de sempre, mas sabem, tanto um quanto outro, que a imagem que desfrutavam antes de Entrevista Indesejada já não é mais a mesma, por pior que já fossem” — lembra Daniel Lima.


Diferentemente das duas primeiras entrevistas, desta vez CapitalSocial antecipa as questões encaminhadas. Na medida em que forem respondidas, haverá atualização do material. Para Daniel Lima, a medida facilita a vida dos entrevistados, entre os quais se inclui: “Estabeleceu-se prazo de 15 dias como limite máximo às respostas, como nas entrevistas anteriores, mas creio que quanto antes o material for encaminhado, melhor será para todos. As perguntas não parecerão tão indesejáveis assim, ou, contrariamente, dependendo do conteúdo, talvez se tornem mais indesejáveis ainda. Francamente, como entrevistado, não me sinto incomodado com indagações dos leitores. Fui convocado e estou me preparando para responder. Que os demais tenham a mesma sensibilidade. Esse hiato entre perguntas expostas no site e as respostas que não chegam é uma situação pouco agradável. Também me incomodo, mas vou fazer o possível para responder antes do limite estabelecido” — afirmou o jornalista.


Leia mais matérias desta seção: Entrevista Indesejada

Total de 34 matérias | Página 1

21/11/2016 O que Bigucci tem a dizer sobre organização criminosa?
11/01/2016 Lava Jato deve pegar pelo menos uma dúzia de bandidos na região
04/08/2015 Pressão sobre Legislativo é uma das perguntas para Bigucci responder
03/06/2015 Veja perguntas que enviamos ao MP sobre escândalo do Semasa
22/12/2014 Luiz Marinho também confirma expectativa e foge de entrevista
25/11/2014 Ação de Luiz Fernando está entre perguntas ao prefeito Luiz Marinho
11/11/2014 Bigucci vai fugir pela sexta vez de CapitalSocial? É o mais provável
26/10/2011 Veja as perguntas de CapitalSocial para o empresário Sérgio De Nadai
26/09/2013 Pesquisas manipuladas estão entre perguntas dirigidas a Milton Bigucci
18/04/2013 Barbada: Maurício Xangola foge mesmo de Entrevista Indesejada
08/04/2013 Mindrisz renega Xangola, exige condicionalidades e ganha prazo
01/04/2013 Entrevista Indesejada quer abrir caixa-preta da Fundação do ABC
03/09/2012 Veja as novas perguntas para Milton Bigucci
07/02/2012 Muraro se cala e escândalo da Cidade Pirelli é levado ao MP
23/01/2012 Água mole de crítica em pedra dura de atraso tanto bate até que fura
23/01/2012 Martins e Dotto projetam mudanças semelhantes no comando da Acisa
15/12/2011 Picarelli confirma fuga e se junta a Ronan, De Nadai, Bigucci e outros
29/11/2011 De Nadai foge de entrevista como Bigucci, Moura, Ronan e Walter
16/11/2011 Veja as perguntas enviadas para o presidente da OAB de Santo André