Administração Pública

Denunciante do caso Semasa
vai ao MP com artilharia pesada

DANIEL LIMA - 20/08/2012

O advogado Antonio Calixto Junior volta às 14h desta terça-feira ao Ministério Público de Santo André para renovar o depoimento prestado ao promotor criminal Roberto Wilder Filho sobre a Máfia do Semasa, que atinge diretamente a Administração Aidan Ravin, candidato à reeleição em Santo André.  Calixto saiu do noticiário político desde que o calendário eleitoral ganhou prioridade e as irregularidades na autarquia de água e esgoto da Prefeitura de Santo André passaram a ser interpretadas como uma agenda incômoda a vários atores políticos. Isolado e cada vez mais preocupado com a própria segurança pessoal, Calixto Antonio Júnior parece disposto a tudo para dar nova dinâmica às denúncias. O chamamento do MP é a oportunidade que aguardava para fortalecer o arsenal de informações que comprometeriam o prefeito de Santo André.


 


Um dos pontos nucleares do depoimento de Calixto Antonio Júnior ao Ministério Público nesta terça-feira, segundo adiantou com exclusividade para CapitalSocial, é o manancial de delitos à liberação de grandes empreendimentos imobiliários em Santo André nos últimos anos, durante o período mais fértil do setor embalado por muito crédito. Repetindo o que afirmara no depoimento no Legislativo de Santo André, Calixto vai reiterar ao MP que basta uma devassa nos trâmites burocráticos das 40 maiores obras privadas em Santo André nos últimos anos para escarafunchar meandros da corrupção que emanava, segundo afirma, do chefe do Executivo.


 


O advogado correlaciona algumas irregularidades na aprovação de empreendimentos imobiliários em Santo André ao escândalo em São Paulo envolvendo principalmente empreendimentos de shopping centers. No caso de Santo André, o direcionamento de investigações deve se concentrar nos lançamentos residenciais.


 


Com o promotor criminal


 


Cauteloso, Calixto Antonio Júnior diz que manterá um encontro que acredita ser produtivo com o promotor Roberto Wider Filho, mas não deixa de preocupar-se. No depoimento programado pelo Ministério Público o advogado espera informações sobre a quebra do sigilo telefônico proposto para comprovar as ligações que manteve com o chefe do Executivo e assessores durante o período em que, escalado por Aidan Ravin, atuou diretamente na liberação formal de pagamentos a fornecedores da autarquia e também na concessão de licenças aos empreendimentos imobiliários.


 


Para o ex-assessor especial da Administração Aidan Ravin no front do Semasa, os desdobramentos das irregularidades registradas na aprovação de empreendimentos imobiliários em Santo André são mais que promissores porque a preferência pela Zenite, empresa da Capital, está no centro das operações ao controlar quase que a totalidade das demandas. Calixto Antonio é enfático ao afirmar que as grandes obras privadas em Santo André jogaram na lata do lixo restrições legais de uso e ocupação do solo, alterando-se completamente as estruturas de plantas, principalmente residenciais. Teria havido um festival de distribuição de vantagens e privilégios por conta de facilidades sob garantia de imunidade fiscalizatória.


 


A chamada Máfia do Semasa está sendo investigada tanto pelo Ministério Público como pela Polícia Civil. No âmbito legislativo, como era de se esperar, passou incólume pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores de Santo André, dominada por representantes do Poder Executivo. Antonio Calixto Júnior fez contundente depoimento aos vereadores. O assunto é corrosivo porque atinge o núcleo da Administração Aidan Ravin e pode chegar também ao quintal do PT. O alvo principal das denúncias de Calixto Antonio Júnior, Roberto Tokuzumi, então diretor do Departamento de gestão Ambiental do Semasa, mantinha até então contrato de prestação de serviços como pessoa jurídica com a Prefeitura de São Bernardo, comandada pelo petista Luiz Marinho.


 


Esperando a eleição


 


A proximidade da disputa do primeiro turno das eleições municipais torna o escândalo do Semasa uma espécie de bola na marca do pênalti. Governistas e petistas não estariam interessados em permitir a cobrança da infração, porque os estilhaços poderiam atingir as duas candidaturas, de Aidan Ravin e de Carlos Grana. Já Raimundo Salles estaria na expectativa de ir para o segundo turno como preferência imediata de segundo voto de petistas e petebistas. A iniciativa de incentivar o desenlace do caso não seria uma boa alternativa eleitoral porque poderia indispor a candidatura de Salles com eventual aliado de segundo turno. Já o peemedebista Nilson Bonome, ex-homem forte da Administração Aidan Ravin, não se sentiria confortável em incentivar animosidades com qualquer dos demais concorrentes ao Paço Municipal, porque também tem planos para o segundo turno.


 


Traduzindo o escândalo em linguagem pragmática, qualquer mudança no rumo dos acontecimentos provavelmente só se dará mesmo por conta de ações incisivas da Polícia Civil ou do Ministério Público. A presença de Calixto Antonio Júnior no Ministério Público nesta terça-feira pode sinalizar o aquecimento da turbina da recomposição de um trajeto investigativo excessivamente moroso. Se depender de Calixto Antonio Júnior, não faltará lenha na fornalha. O mapa da mina de desmascaramentos são as grandes obras imobiliárias, cujas especificidades determinadas pela legislação de uso e ocupação do solo ganharam elasticidade ao sabor de propinas em forma de dinheiro e de farta distribuição de apartamentos. Algo que guardaria semelhança com o escândalo da Administração Gilberto Kassab.


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André