Administração Pública

Promessa de Marinho começa a
ganhar forma em São Bernardo

DANIEL LIMA - 21/02/2014

Finalmente um dos 102 registros do Observatório de Promessas e Lorotas desta revista digital começa a ganhar impulso à materialidade completa. Prometida para dezembro do ano passado, eis que o prolongamento da Rua Kara, no Bairro Jardim do Mar, até a Rua Atibaia, no Bairro Baeta Neves, começou a ser construído. O jornal ABCD Maior deu a notícia em versão digital. O prefeito Luiz Marinho, que divide com Carlos Grana, prefeito de Santo André, encardidíssima luta para ver quem lidera o OPL, conseguirá os primeiros pontos positivos no ranking. O ganho será duplo, porque a construção não só reduzirá o passivo de Luiz Marinho em 10% do volume geral como registrará o outro lado da disputa: o petista vai abrir, finalmente, o que esperamos seja uma temporada de positividades do Observatório de Promessas e Lorotas em forma de Ranking de Realizações.


 


Quebrei minha cabeça recentemente para definir se a contagem positiva de cada promessa concretizada implicaria em avaliação mais detalhada, considerando como eventuais contrapontos o não cumprimento do prazo projetado. Por exemplo: o prolongamento da Rua Kara deveria ser integralmente transformado em ativo se a Administração Luiz Marinho foi além da conta temporal estipulada? Ponderei comigo mesmo que o mais importante nestas alturas do campeonato é que a realização da promessa é o que interessa, caso seja efetivada durante o respectivo mandato do titular do Paço Municipal. Mas a promessa não pode ser atendida fora dos padrões integral cumprimento da proposição. Por exemplo: inaugurar um hospital sem que todos os leitos estejam à disposição dos pacientes é uma inauguração incompleta e, portanto, sem validade na pontuação.


 


Notícia boa demais


 


O prolongamento da Rua Kara, que deverá ser concluído em maio, é uma ótima notícia para quem trafega diariamente no tumultuadíssimo entorno do Paço Municipal de São Paulo. Foi naquele pedaço de mau caminho administrativo e ético no passado que se plantou o empreendimento imobiliário Domo, com torres comerciais e residenciais a dar com pau, muito acima da capacidade de absorção da economia regional.


 


Tanto é verdade que exageraram na dose de confiança e de especulação que o Domo virou mico tanto para morar como para empreender. Há excesso de escritórios e residências. Para sorte do setor público, diria. Afinal, a perspectiva lançada no passado de entusiasmo com uma riqueza regional que não existe indicava que haveria impacto adicional de 50 mil pessoas e 20 mil veículos por dia nos horários de pico naquelas imediações. Fosse realidade, a transposição viária nas imediações do Paço Municipal seria um exercício para monges. Hoje é apenas para os teimosos.


 


Segundo o noticiário do ABCD Maior, baseado em declarações do titular da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a complementação da Rua Kara terá 15 metros de largura e 600 metros de extensão. O investimento atingirá a R$ 1,6 milhão. A obra permitirá ligação direta entre a Avenida Senador Vergueiro e a Avenida Pereira Barreto. Deixar de passar pelas imediações do Shopping Metrópole, por exemplo, será um grande negócio para quem mora, por exemplo, no Jardim do Mar, em São Bernardo. E tantos outros bairros vizinhos.


 


Mais que isso, conforme bem lembrou o texto do ABCD Maior: além de criar nova opção de acesso a Santo André, os moradores do Baeta Neves ganharão mais uma entrada e saída do bairro, sem precisar passar pela região do Paço Municipal. Isso vai refletir no número de veículos nesse entorno. Completa o jornal ao dizer que também os usuários da Avenida Lucas Nogueira Garcez, que começa no Paço Municipal, ganharão com a obra, uma vez que a Rua Kara passará a funcionar como alternativa à Rodovia Anchieta, aliviando o acesso pelo Km 18.


 


Cortando caminho


 


Para quem ainda não entendeu como será possível o desbravamento da Rua Kara alcançar a Avenida Pereira Barreto, não custa lembrar o que o ABCD Maior também publicou: no trecho entre a Avenida Senador Vergueiro e a Avenida Aldino Pinotti (que passa entre os blocos residenciais e comerciais do Domo) será feita a abertura de um novo viário no terreno que antigamente pertencia à Tecelagem Tognato.  Já na parte compreendida entre a Aldino Pinotti e a Pereira Barro será feita readequação da via já existente para possibilitar a ligação com o Bairro Baeta Neves, com a transposição da Avenida Pereira Barreto.


 


Havia muito tempo esperava pelo desbloqueio da promessa da Administração Luiz Marinho não propriamente porque torça pelo sucesso do petista. Por mais que realize e falta muito a realizar entre tudo que já prometeu, há entre Marinho e este jornalista uma dívida impagável, de decepção pela baixíssima disposição, quando não nula, de investigar o assalto aos cofres da Prefeitura no caso do empreendimento Marco Zero, entre outras frustrações.


 


Não vou negar minha pitada de individualismo na questão da obra da Rua Kara. Tenho todo o direito de deixar de ser um imbecil coletivista 24 horas por dia. Trata-se do fato de que moro no Jardim do Mar, tenho escritório na Pereira Barreto e espero francamente pela redução do tempo médio diário de deslocamento ao trabalho. Tomara que as obras da Rua Kara não emperrem. Estão atrasadíssimas, sem dúvida, mas quando prontas vou ter o prazer de anunciar nestas páginas que Luiz Marinho ganhou os primeiros pontos no Ranking de Realizações do Observatório de Promessas e Lorotas.


 


Pena que não há a menor possibilidade de Luiz Marinho somar pontos em tantas outras questões anunciadas com entusiasmo próprio de marqueteiros que não entendem bulhufas de orçamento público. Mesmo de públicos beneficiados pela proximidade com o governo federal. Juro que não vou me referir ao Aeroportozão, uma das lorotas do Marinho.


 


Ainda – e em tempo -- sobre os transtornos no entorno do Paço Municipal, não poderia deixar de registrar preocupação com o que vi ontem, vindo ao escritório: começaram a espalhar pela Avenida Aldino Pinotti um material que lembra a preparação de arquibancadas metálicas para os desfiles das escolas de samba. Os condôminos do Domo e vizinhança que se preparem para zarpar em direção ao Litoral e ao Interior, porque aquela área vai virar um inferno de som e outros quesitos.


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André