Entrevista Indesejada

Veja as perguntas de CapitalSocial
para o empresário Sérgio De Nadai

DANIEL LIMA - 26/10/2011

Cumprindo linha editorial concebida há mais de uma década, como newsletter, a revista CapitalSocial exercita um dos pontos basilares de atuação ao preparar série de perguntas ao empresário Sérgio De Nadai, as quais compõem nova Entrevista Indesejada.


 


As questões que levam CapitalSocial à Entrevista Indesejada com Sérgio De Nadai têm origem no escândalo da Máfia da Merenda, relatada em detalhes nestas páginas na edição da última segunda-feira e esmiuçada por jornais paulistanos nos dois últimos anos.


 


A expectativa de que Sérgio De Nadai responda à Entrevista Indesejada tem a mesma calibragem de viabilidade de quatro das seis anteriores: muito provavelmente fugirá da raia, como fugiram Ronan Maria Pinto (presidente do Saged, empresa que fracassou na terceirização do futebol do Esporte Clube Santo André), Milton Bigucci (empresário do setor imobiliário e presidente da Associação dos Construtores), Valter Moura (presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André) e Walter Sebastião dos Santos (então proprietário da revista LivreMercado, cuja marca foi negociada com a Editora Livre Mercado em dezembro de 2008).


 


Não é por acaso que esta seção de CapitalSocial tem a marca de Entrevista Indesejada. Contrariamente à maioria da mídia, as questões colocadas à mesa da democracia da informação fogem do ritual adocicado de propósitos geralmente direcionados a levantar a bola para gols de placa. Entrevista Indesejada consolida série de anseios dos leitores que CapitalSocial capitaliza e transforma em produto jornalístico.


 


Até agora essa abordagem explicitamente inédita no jornalismo brasileiro só foi respondida por este jornalista, que se submeteu aos questionamentos sem censura dos então membros do Conselho Editorial da revista LivreMercado, hoje integrantes do Conselho Editorial de CapitalSocial, e também pela diretoria do Esporte Clube Santo André, sobre a terceirização do futebol do Ramalhão e as consequências desastrosas da iniciativa.


 


Vejam as perguntas enviadas ao empresário Sérgio De Nadai:


 


CapitalSocial -- O senhor se sentirá confortável em continuar integrando o Conselho Superior da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) após as irregularidades constatadas no relacionamento do Grupo De Nadai, do qual é o principal responsável, com governos estaduais e municipais?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- O senhor acredita que há ambiente de preservação da ética e da moralidade na Acisa a ponto de levá-lo automaticamente a declarar-se impedido de continuar no Conselho Superior ou prefere esperar por iniciativa da entidade?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Por falar em Acisa, quais foram os trabalhos que o senhor realizou como membro do Conselho Superior que podem ser catalogados como compromisso com os empresários de Santo André e, principalmente, com a sociedade?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Quando o senhor trocou a sede de suas empresas de Santo André por São Paulo, imaginava que algum dia poderia retomar às origens ou não lhe passa pela cabeça qualquer possibilidade de retornar, mesmo depois de tudo o que ocorreu?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Considerando-se que o senhor se apropriou de recursos de instâncias públicas ao integrar a Máfia da Merenda, não parece lógico que os desdobramentos do caso, em todas as esferas judiciais, devem merecer amplas informações?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Qual a avaliação do senhor sobre a conduta ética desta revista digital que, mesmo informada sobre as nuances da Máfia da Merenda, jamais especulou sobre o assunto, atendo-se apenas a acompanhar a situação, como o faz em tantos outros assuntos, e só decidindo dar publicidade ao caso após o pronunciamento da Justiça?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Por que o senhor jamais se explicou quanto às denúncias de irregularidade na ocupação do terreno da antiga Atlântis, fábrica de produtos químicos localizada no Bairro Jardim, em Santo André, que foi transformada em condomínio residencial?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Como empreendedor daquele condomínio, o senhor se disporia a apresentar a esta revista digital todos os documentos que poderíamos relacionar, bem como as provas materiais de que tenha seguido as recomendações legais para que se efetivassem as obras dentro dos parâmetros de legalidade?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- O então superintendente do Semasa, autarquia da Prefeitura de Santo André responsável por investigações ambientais, declarou a este jornalista que o senhor e um representante da Cyrela simplesmente o desafiaram em dezembro de 2006 quando se negaram a seguir o ritual de cautela para o lançamento do Residencial Ventura, saindo da sala em que se encontravam e garantindo que abririam, como abriram, a temporada de vendas de apartamentos na semana seguinte, mesmo advertidos sobre um lado de contaminação do solo. Teria o senhor a mesma certeza de impunidade que o levou à Máfia das Merendas?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- O senhor teria defesa consistente para reverter uma afirmativa que correlacione a ausência de ética e de moralidade nos negócios da merenda escolar, já


condenado pela Justiça, e o empreendimento imobiliário denunciado por esta revista digital?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Como estão as relações institucionais e comerciais do Grupo De Nadai com o governo do Estado, do qual o senhor sempre foi muito próximo, levando-se em conta a participação intestina da empresa na Máfia da Merenda? Há fundamento na disseminação de informações de que o governo Geraldo Alckmin não quer nem ouvir falar de qualquer parceria com seus empreendimentos?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- O senhor acha possível continuar com aquele marketing social de Natal do Bem, do qual fez parte durante muitos anos ao integrar a relação dos líderes da


iniciativa, após aflorarem e se consumarem legalmente as irregularidades cometidas como integrante da Máfia da Merenda?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Até que ponto são verdadeiras as informações que detemos quanto à interferência do senhor em questões publicitárias na Província do Grande ABC, sensibilizando alguns empresários a não investirem em mídias que não o tratassem com o desvelo, por exemplo, com que é distinguido pelo Diário do Grande ABC? Traduzindo em miúdos: o senhor confirma que agiu deliberadamente para prejudicar veículos de comunicação sob a direção deste jornalista?


 


Sérgio De Nadai --


 


CapitalSocial -- Se fosse fazer uma análise do jornalismo brasileiro, o senhor preferiria as colunas sociais às páginas econômicas?


 


Sérgio De Nadai --


 


Leiam também:


 


Máfia da Merenda leva De Nadai à beira de nocaute econômico


 


Direção do Santo André responde sobre administração de Ronan Pinto


 


LivreMercado sempre ficou acima da expectativa da região, diz jornalista


 


Sem praticamente nada a oferecer, Bigucci também foge de Entrevista Indesejada


 


Ronan Pinto confirma expectativa e foge de Entrevista Indesejada


 


Valter Moura confirma expectativa e foge de Entrevista Indesejada


Leia mais matérias desta seção: Entrevista Indesejada

Total de 34 matérias | Página 1

21/11/2016 O que Bigucci tem a dizer sobre organização criminosa?
11/01/2016 Lava Jato deve pegar pelo menos uma dúzia de bandidos na região
04/08/2015 Pressão sobre Legislativo é uma das perguntas para Bigucci responder
03/06/2015 Veja perguntas que enviamos ao MP sobre escândalo do Semasa
22/12/2014 Luiz Marinho também confirma expectativa e foge de entrevista
25/11/2014 Ação de Luiz Fernando está entre perguntas ao prefeito Luiz Marinho
11/11/2014 Bigucci vai fugir pela sexta vez de CapitalSocial? É o mais provável
26/10/2011 Veja as perguntas de CapitalSocial para o empresário Sérgio De Nadai
26/09/2013 Pesquisas manipuladas estão entre perguntas dirigidas a Milton Bigucci
18/04/2013 Barbada: Maurício Xangola foge mesmo de Entrevista Indesejada
08/04/2013 Mindrisz renega Xangola, exige condicionalidades e ganha prazo
01/04/2013 Entrevista Indesejada quer abrir caixa-preta da Fundação do ABC
03/09/2012 Veja as novas perguntas para Milton Bigucci
07/02/2012 Muraro se cala e escândalo da Cidade Pirelli é levado ao MP
23/01/2012 Água mole de crítica em pedra dura de atraso tanto bate até que fura
23/01/2012 Martins e Dotto projetam mudanças semelhantes no comando da Acisa
15/12/2011 Picarelli confirma fuga e se junta a Ronan, De Nadai, Bigucci e outros
29/11/2011 De Nadai foge de entrevista como Bigucci, Moura, Ronan e Walter
16/11/2011 Veja as perguntas enviadas para o presidente da OAB de Santo André