Administração Pública

Quando Marinho vai abrir o jogo
sobre os sócios do Aeroportozão?

DANIEL LIMA - 15/08/2014

O candidato a deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, também presidente supostamente licenciado do São Bernardo Futebol Clube, também suposto benemérito esportivo do Projeto Tigrinho e, mais que supostamente, homem-chave da administração paralela da Prefeitura de São Bernardo, estaria por trás do projeto do prefeito Luiz Marinho de trazer para a área de proteção ambiental o que foi anunciado pretensamente como Aeroportozão, desabou para a categoria de Aeroportozinho e já não foge do espectro de pistazinha de pouso e decolagem. 


 


Ufa!, o parágrafo de abertura deste artigo é extenso demais. Deliberadamente extenso, porque obriga o leitor a uma leitura mastigada para pleno entendimento e reflexão. Caso contrário, melhor nem ler.  


 


Fosse minimamente coerente com o discurso combativo aos adversários do PT nas disputas eleitorais desta temporada o prefeito Luiz Marinho há muito teria revelado à sociedade desorganizada e por isso mesmo manipulável o que existe nas penumbras que cobrem o interesse de investidores privados na construção da pistazinha de pouso e decolagem em São Bernardo.


 


Uma pistazinha de pouso que, nunca é demais repetir, foi anunciada oficialmente como Aeroportozão e da qual nem mesmo o chefe do setor aeronáutico do País, ministro Moreira Franco, tinha conhecimento até que desembarcasse em São Bernardo e fosse indagado inocentemente por um jornalista.


 


Amplos poderes


 


Sabe-se que os poderes do dirigente esportivo Luiz Fernando Teixeira são extensos, abrangentes, ramificados e tudo o mais. Ele conta com a costa larga de altas patentes do Partido dos Trabalhadores, ajudou a eleger, entre outros beneficiários do poder de sedução de financiamentos eleitorais, o então vereador Paulo Pinheiro à Prefeitura de São Bernardo, transita bem por Brasília por conta de parentesco com um magnata do PT e reúne arsenal financeiro que se pretende garantidor de votação monstruosa à Assembleia Legislativa.


 


Luiz Marinho e Luiz Fernando Teixeira não são parceiros apenas no nome. O ex-sindicalista e ex-ministro de duas pastas do governo Lula da Silva trabalha em sintonia com Luiz Teixeira para mútuo fortalecimento. Eles têm os olhos postos no futuro.


 


Luiz Teixeira tem sonhos não revelados e outros especulados. Dizem que até pensa em chegar à presidência da Federação Paulista de Futebol, mas o que quer mesmo é ser o sucessor de Luiz Marinho na Prefeitura de São Bernardo.


 


Luiz Marinho quer pegar carona na campanha presidencial que estaria reservada a Lula da Silva em 2018 para chegar ao Palácio dos Bandeirantes. Marinho reconheceria que, sem o protetor desde os tempos de Sindicato dos Metalúrgicos, a condição de poste que se antepôs à eleição de Fernando Haddad jamais lhe conferiria o poder de prefeito dos prefeitos da Província do Grande ABC.


 


Mídia encapsulada  


 


A desfaçatez com que a Administração Luiz Marinho trata movimentações que teriam culminado na aquisição de uma área onde se pretende instalar a pistazinha de pouso só resiste mesmo à curiosidade da mídia porque a mídia regional está sequestrada pelo Poder Público e a mídia da Capital não se interessa pelas questões da Província pelo menos até que as questões da Província fujam dos limites regionais e passem a mexer com algum interesse macropolítico.


 


Quem são os parceiros ocultos da Administração Luiz Marinho e também do candidato Luiz Fernando Teixeira, a julgar pelas informações de que de fato o presidente supostamente licenciado é o interlocutor oficial do prefeito nas esferas brasilienses?


 


Por que, sempre a considerar a veracidade sobre a participação de Luiz Fernando Teixeira, esses xarás não abrem o jogo para a sociedade desorganizada e ofereçam finalmente a exposição transparente dos protagonistas desse jogo?


 


Parceiros suspeitos


 


Só o fato de o prefeito Luiz Marinho ter dito como já disse que já há parceiros de negócios e uma área escolhida para a construção da pistazinha de pouso que um dia foi anunciada como Aeroportozão teria sentido de escândalo arrasa-quarteirão. Como pode um chefe de Município eleito pelo povo esconder deliberadamente da sociedade desorganizada tudo que se refira a empreendimentos que misturam interesses públicos e vantagens privadas?


 


O secretário sem pasta mas dono de todas as pastas, menos a pasta da primeira dama Nilza de Oliveira, que não o toleraria, conta com a proteção de todos os veículos de comunicação da região. Luiz Fernando Teixeira é tão poderoso que é o único sobrevivente da Administração Luiz Marinho no Diário do Grande ABC -- mesmo assim para proveito próprio, inclusive no caso da pistazinha de pouso e decolagem.


 


O milagre provavelmente tem nome e sobrenome no mundo político. Certo é que nem o chefe Luiz Marinho o mantém à distância do jornal que tanto o inferniza. Os limites para frear as ambições de Luiz Fernando se esgotam num conjunto de valores mutuamente protetores e ameaçadores. 


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André