Administração Pública

Solução para ouvidoria está na cara
do prefeito Carlos Grana. Basta ver

DANIEL LIMA - 08/07/2015

Basta o prefeito Carlos Grana sair à janela do lado oposto ao de seu gabinete para encontrar a solução mais recomendável e republicana ao problema da ouvidoria criada pelo então prefeito Celso Daniel. É claro que estou me referindo à sede do Diário do Grande ABC, no entorno do Paço Municipal de Santo André. Está ali, há alguns meses, um exemplo de responsabilidade social que poderia ser rebocado à gestão petista, insatisfeita com os rumos mais que manjados de improdutividade do ouvidor José Luiz Ribas, indicado por Fábio Picarelli, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Santo André e candidato a candidato a algum cargo nas próximas eleições.


 


O presidente do Diário, Ronan Maria Pinto, escolheu como espécie de quase ombudsman, porque mais que ombudsman, exatamente o profissional de comunicação que mais criticou aquela publicação desde sempre. Este jornalista, é claro. Será que Grana teria a coragem, a ousadia, o desprendimento e a humildade de Ronan Maria Pinto? Tomara que sim, porque a ouvidoria é uma patifaria -- com perdão do trocadilho -- se for considerado o interesse dos moradores de Santo André.


 


Carlos Grana precisa dar uma guinada na gestão de Santo André nos 18 meses que restam para o encerramento do mandato que pode ser renovado pela população entre outras razões porque, em contraponto ao esfacelamento do PT, a oposição é um mar de interrogações, quando não de decepções. E essa guinada passa por uma ouvidoria independente de verdade, e com muito mais atribuições substantivas, do que a atual.


 


Seis por meia dúzia


 


Mandar que vereadores se mobilizem para quebrar de vez a credibilidade do titular da ouvidoria cujo então patrono Fábio Picarelli não cumpriu compromissos assumidos é uma maneira de não botar diretamente a mão na cumbuca. Mas Carlos Grana precisa ser mais direto e reto e assumir de vez posição firme. Tenha a coragem de botar na Prefeitura uma réplica deste jornalista e mostre à sociedade que não está pretendendo trocar seis por meia dúzia.


 


Sei que não é fácil encontrar um Daniel Lima na praça, porque o que mais temos mesmo são áulicos do Poder Executivo, mas um esforçozinho resolve a questão. Tenho pelo menos uma lista de 10 nomes sem impregnação político-partidária para chefiar aquele departamento. Mais que chefiar: estabelecer novas regras de funcionalidade. Uma ouvidoria que se assemelhe à controladoria.  No meu caso específico, sou espécie de analista de conteúdo conceitual e editorial do Diário do Grande ABC. A coluna dominical que assino é tão transparente quanto independente. Que a ouvidoria de Santo André -- e dos demais municípios desta Província que fingem contar com um organismo atuante – seja reestruturada.


 


Se o Diário do Grande ABC de Ronan Maria Pinto teve peito de chamar um crítico ácido como este jornalista para mandar a pua na própria publicação, numa ação genial porque jogou nos meus ombros uma responsabilidade enorme, por que o prefeito Carlos Grana não repete o gesto e interrompa para valer esse conluio de conveniências que integra a alma da ouvidoria e dos ouvidores em geral na região?


 


Prática internacional


 


Alguns idiotas juramentados não entenderam até agora as razões que me levaram a aceitar o convite de Ronan Maria Pinto e muito menos compreenderam as razões que levaram Ronan Maria Pinto a formular o convite. Se fossem menos estúpidos e mais estudiosos saberiam que no mundo corporativo do Primeiro Mundo já se tornam comuns composições de conselhos administrativos com o chamamento de um representante de setores mais críticos à atuação de responsabilidade social das empresas.


 


É claro que sempre há riscos de cooptação. Sei disso inclusive porque essa projeção passou pela minha cabeça quando do convite do Diário do Grande ABC. Teria recusado a proposta se não botasse fé no meu taco. Tanto que convoco permanentemente os leitores a acompanharem meus artigos. Que não me deem moleza; mas que também não construam fantasias entreguistas.


 


O prefeito Carlos Grana sabe agora que a resposta à alternativa da ouvidoria mequetrefe de Santo André está na cara. Terá coragem em adotar a medida sugerida por este metade ombudsman do Diário do Grande ABC e metade ombudsman da sociedade regional?


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André