Administração Pública

Diário-Paulinho-IPTU: é hora
do ombudsman não autorizado

DANIEL LIMA - 17/01/2018

O ombudsman não autorizado que mora em meu peito e que já se manifestou neste espaço em muitas situações vai voltar a campo na edição de amanhã, para tratar do caso do escândalo do IPTU de Santo André, abordado em reportagem e editorial do Diário do Grande ABC de hoje. 

É claro que não vou antecipar pontos sobre os quais produzirei análise respaldada por experiência de dezenas de anos de jornalismo e de quem acompanha atentamente o andar da carruagem editorial na região, além de jamais ter me envolvido com qualquer agremiação partidária. 

Nada que o Diário do Grande ABC publicou me surpreendeu, embora, confesso, tenha chegado a nível preocupante. 

Fiz tanto sucesso no passado ainda recente com o ombudsman não autorizado que o próprio Diário do Grande ABC, especificamente o presidente Ronan Maria Pinto, me convidou para assinar inédita coluna nas edições de domingo, nas quais retratei criticamente aquela publicação ao longo de cada nova semana.

Fiz o trabalho por alguns meses sem que houvesse qualquer interferência. Até porque não haveria sentido nisso, já que o especialista na matéria tem todo o direito e dever de honrar o cargo em nome do interesse público. 

Deixei o jornal por conta própria por uma única razão, expressa em e-mail endereçado a Ronan Maria Pinto e a outros diretores da empresa: não via perspectiva de aparecer no horizonte o produto editorial que imaginava. 

Versões maliciosas 

Houve quem de má fé ou porque carrega safadezas na alma tenha tentado manipular com nuances fantasmagóricas os motivos de minha saída voluntária. Nada mais cômico. Aquela foi minha terceira passagem pelo Diário do Grande ABC numa carreira profissional que já passou de meio século. 

Na primeira, entre os anos 1970 e 1980, permaneci naquele endereço durante 15 anos. Um período fértil, de muito aprendizado, superado apenas pelos quase 20 anos de comando editorial da revista LivreMercado e, principalmente, pelos quase 10 anos de CapitalSocial. Sim, como sugeri ainda outro dia, CapitalSocial é a melhor experiência e também o mais árduo ônus deste profissional. 

Em 2004, voltei ao Diário do Grande ABC, quando Ronan Maria Pinto assumiu a maioria das ações da publicação. Sempre houve entre o jornalista e o empresário ampla e irrestrita independência. Naqueles 11 meses como Diretor de Redação e nos seis meses de 2014, quando atuei como consultor em forma de ombudsman, não houve qualquer entrevero funcional explícito a justificar ou explicar minhas retiradas. 

Paulinho comprometido 

Por essas e por outras – e essa ponderação contextual é indispensável para que os detratores de sempre não venham com conversinha fiada sobre os motivos pelos quais o ombudsman não autorizado estará de volta amanhã – me sinto completamente à vontade para preparar o texto que tentará explicar o que o Diário do Grande ABC transformou em passivo editorial na edição de hoje.

Tenho de segurar o dedilhar deste texto para não avançar o sinal. Não pretendo romper o lacre do tom que adotarei no artigo desta quinta-feira. Mas os leitores, que não são bobos nem nada, já desconfiaram que, ao chamar o ombudsman não autorizado de volta, o que antecipo é que vai haver bateria de críticas àquela publicação. Acertaram! Mas não é apenas isso. O prefeito Paulinho Serra vive situação delicada no contexto do IPTU. 

O resumo de tudo isso é que, qualquer que seja o resultado dos desdobramentos do assalto à mão armada da Administração Municipal de Santo André, com amplo e nada surpreendente suporte do sempre dócil Legislativo, o prefeito Paulinho Serra sairá dessa enrascada menos qualificado como representante da população que o elegeu e também de quem preferiu anular o voto, votar em branco ou simplesmente nem comparecer às urnas. 

Afinal, entre eleitores e contribuintes existe elo indissociável, mas os segundos são mais importantes durante larga margem de um mandato. Paulinho Serra caiu numa teia de simplificações burras ao aumentar a carga tributária de Santo André da qual teimosamente ainda não se deu conta. Prefere ver fantasmas à realidade. A edição do Diário do Grande ABC de hoje – sobretudo o espaço de opinião, à página dois – fez bem ao autoritarismo do prefeito e chocou os leitores, também contribuintes.  



Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André