Administração Pública

São Bernardo investe para
formar novos empreendedores

DANIEL LIMA - 05/12/1999

A Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania) da Prefeitura de São Bernardo está investindo na potencialidade dos jovens, encaminhando-os para atividades empreendedoras. Tanto que vai entregar até o final do mês mais 1.548 certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional, o que totaliza 3.848 na temporada do Programa de Início à Ação do Trabalho. Esse é o resultado de uma das cinco atividades do Programa de Políticas Públicas da Juventude lançado em abril do ano passado e que vão diplomar mais de 13 mil alunos este ano.


O resultado de pesquisa que deu suporte à Sedesc explica a preocupação da Prefeitura de São Bernardo em preparar jovens para atividades profissionais. Estudos desenvolvidos pela Esan (Escola Superior de Administração e Negócios), instituição ligada à FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), consagraram o capitalismo no centro nervoso do sindicalismo brasileiro, como anunciou LivreMercado em maio do ano passado. O resultado primário do trabalho, divulgado pelo prefeito Maurício Soares, constatou que nada menos que um terço (33%) dos 4.097 jovens entrevistados pelo Programa de Políticas Públicas da Juventude revelou interesse prioritário de empreender por conta própria. Apenas 15% tinham ilusões de integrar quadros de funcionalismo público e outros 29% ainda sonhavam com carteira de trabalho assinada, isto é, ser empregado. 


A descoberta estatística de que o jovem de São Bernardo quer mesmo é ser patrão ocorreu no mesmo período do calendário de eventos do 20º aniversário do Novo Sindicalismo, surgido a partir de Luiz Inácio Lula da Silva. A liderança da livre iniciativa na bolsa de tendências que envolve a juventude foi interpretada por Ailson de Genaro, então consultor de planejamento estratégico da Secretaria de Administração da Prefeitura, como misto de falta de perspectiva de emprego, desencanto com o Estado-patrão e processo de esboroamento da cultura da carteira de trabalho. Hoje como diretor do Departamento de Criança e Juventude da Sedesc, Ailson de Genaro acredita que o quadro pronuncia-se ainda mais para o empreendedorismo dos jovens. Situação que será um dos temas da segunda rodada de pesquisa a ser encomendada à Esan. 


Mais que São Caetano -- A população de jovens de São Bernardo é superior ao universo de moradores de São Caetano. São 160 mil jovens contra 136 mil habitantes do quinto Município no ranking de Índice de Qualidade de Vida do Estado de São Paulo. No ano passado havia mais de 53 mil jovens de São Bernardo interessados em ser donos do próprio nariz. Estatisticamente, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), é jovem quem tem entre 14 e 29 anos. Os cursos de qualificação profissional da Sedesc reúnem alunos de 15 a 21 anos. Outro programa da Prefeitura tem faixa etária mais elástica, pois atinge crianças, jovens e adultos. Trata-se das Emips (Escolas Municipais de Iniciação Profissional), que formarão 6.566 alunos este ano.


O Programa de Geração de Renda, que funciona em 29 locais do Município, envolve 1.116 alunos em 93 oficinas. A Prefeitura já contratou 124 estagiários de 14 a 16 anos entre os 227 alunos que estão sendo formados no Programa de Educação do Adolescente para o Trabalho. A Prefeitura também oferece cursos financiados pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Atualmente, 574 jovens acima de 16anos estão frequentando os cursos, enquanto outros 691 já concluíram. No conjunto, os cinco programas de cursos profissionalizantes formarão este ano 13.022 alunos. 


O prefeito Maurício Soares lembra que os cinco programas profissionalizantes mantidos pela Prefeitura são uma forma emergencial de atender a população: "Logo após o término dos cursos eles podem trabalhar como autônomos" -- torce o prefeito. Constam da relação cursos de informática, operador de telemarketing, pinturas especiais, eletricista residencial, corte e costura industrial, eletricista de automóveis, instalador de som em veículos, recepcionista, panificação, jardinagem, baby sitter, reciclagem de papel, operador de turismo, letrista e garçom.  Cada curso tem duração média de 100 horas. Além da parte técnica específica, prepara jovens e desempregados para o mundo do trabalho ao tratar de temas que vão desde a apresentação pessoal e postura até desenvolvimento de habilidades de relacionamento humano, auto-estima, panorama sobre o trabalho e cidadania. 


Paço das Artes -- Combater o desemprego virou quase uma obsessão da Administração Pública de São Bernardo, maior cidade do Grande ABC, com 695 mil habitantes. Na região o desemprego atinge um em cada quatro integrantes da PEA (População Economicamente Ativa), segundo levantamentos da Fundação Seade/Dieese. O prefeito Maurício Soares e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laerte Soares, inauguraram no mês passado o Paço das Artes, feira de artesanato e de comidas típicas que funciona todos os domingos entre 9h e 19h no Paço Municipal, na Praça Samuel Sabatini. Participam alunos que integraram os cursos de artesanato e culinária da Sedesc. 


A Prefeitura cedeu espaço e infra-estrutura, estacionamento grátis para veículos dos visitantes e banheiros. Parceria com o Sindicato dos Moveleiros garantiu a doação de 40 barracas. A Brastemp também colaborou cedendo três freezers para as barracas de alimentação. Além de tapeçaria, bordados, cestas feitas de jornal torcido, arte indígena, pinturas, embalagens, bonecos, fantoches e móveis reciclados, a feira conta com exposição de pintura em tela e barracas de comida típica baiana, salgados, fritos e assados, bolos, tortas e doces diversos, entre outros. Atrações artísticas como dança indígena, capoeira, coral de terceira idade e shows musicais, se juntam a atividades culturais e recreativas. 


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André