Caso Celso Daniel

Num ônibus, a
última entrevista

MALU MARCOCCIA - 05/02/2002

A última grande entrevista que Celso Daniel concedeu a LivreMercado foi publicada em abril do ano passado. Ele e o jornalista Daniel Lima viajaram no mesmo ônibus para São Carlos num domingo de manhã, com uma delegação de torcedores do Santo André. A entrevista não foi acertada previamente, mas um providencial gravador levado pelo jornalista, informado sobre a presença do prefeito, garantiu mais de duas horas de conversa. Foram necessárias oito páginas amarelas para a fiel transposição de um diálogo-debate sobre o qual os demais passageiros só tomaram conhecimento quando publicado. 

O título Terciário Avançado É a Grande Alternativa resumia a essência da entrevista. Alguns trechos selecionados mostram o quanto Celso Daniel, mesmo em dia de descanso, de passeio, empolgava-se com o Município que o viu nascer. E também com a região: 

"Mantivemos algumas empresas extremamente importantes, de porte e modernas tecnologicamente, mas perdemos muito da potência que acumulamos ao longo de todo o século XX. A despeito disso, começaram a se desenvolver atividades do setor terciário, particularmente comerciais". 

"A imagem pública de Santo André, particularmente para os andreenses, é contraditória. Ao mesmo tempo em que percebem Santo André como cidade dinâmica, inclusive do ponto de vista econômico mesmo com perdas industriais, os andreenses captam que o fato de não haver mais emprego industrial significa perda em termos de cidadania, de direito ao trabalho de qualidade".

"Santo André tem uma vantagem que pode ser colhida a partir de sua desvantagem. Qual é a desvantagem de Santo André? O esvaziamento industrial muito maior do que o dos outros municípios. Mas isso pode se transformar em vantagem porque a percepção do problema antes que isso se consolide nos outros municípios pode nos levar a constituir outro perfil econômico, sintonizado com os tempos que estamos vivendo".

"Não conseguimos ao longo do século XX, e ainda não estamos conseguindo, internalizar no Grande ABC um conjunto de prestadores de serviços de apoio à produção para as atividades econômicas que já estão na região. A demanda está na região, mas a oferta é buscada fora. São atividades de engenharia, de informática, de comunicações, de marketing".

"Precisamos ter condições de combinar iniciativas importantes na área de lazer e entretenimento com a manutenção do parque industrial".

"Apesar da falta de iniciativas públicas, São Paulo agregou novas atividades no terciário avançado e tem-se tornado o coração de uma metrópole com forte vocação terciária".

"A questão de transporte, de logística, é via de mão dupla. Isso significa que, se tivermos condições adequadas, poderemos nos constituir num centro avançado de serviços complementares a São Paulo, e não dependente como hoje". 

"Com a nova identidade de Santo André expressa no Eixo Tamanduatehy, pretendemos que os moradores adquiram auto-estima". 

"Temos de aproveitar os aspectos positivos de estarmos próximos de São Paulo. No nosso caso, é contribuir para repensar a metrópole como policêntrica, ou seja, como um conjunto de centros do ponto de vista urbano e do ponto de vista econômico complementares entre si". 

"Concordo com LivreMercado nesse ponto: estamos devendo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Jogamos muito peso na integração regional. Na verdade, jogamos tudo na integração regional. Por isso não montamos uma equipe com peso próprio para fazer trabalho específico para Santo André. Essa dívida é uma de minhas prioridades nesta gestão". 

"Não tenho dúvidas de que a reconversão econômica de Santo André e do Grande ABC depende do despertar dos pequenos negócios".

"Temos um trabalhador com muita experiência na região, mas que se acostumou a ser assalariado; jamais foi preparado para empreender. Para empreender é preciso estar disposto a isso e ter os instrumentos adequados". 

"É impressionante como as características dos problemas da região de Lilly, na França, são semelhantes às do Grande ABC. Eles também têm Agência de Desenvolvimento Econômico, como nós, com a diferença de que lançaram a entidade há 19 anos, e nós há apenas dois". 


Leia mais matérias desta seção: Caso Celso Daniel

Total de 193 matérias | Página 1

11/07/2022 Caso Celso Daniel: Valério põe PCC e contradiz atuação do MP
21/02/2022 Conheça 43 personagens de um documentário histórico
18/02/2022 Silêncio de Sérgio Gomes em 2002 garante Lula presidente
15/02/2022 Irmãos colaboraram demais para estragos do assassinato
14/02/2022 MP desmente MP: Crime de Encomenda é insustentável
11/02/2022 Finalmente acaba a farra oportunista de sete mortes
08/02/2022 Previsão: jogo eletrizante no mata-mata da Globoplay
07/02/2022 Crime de Encomenda é casa que cai a cada novo episódio
04/02/2022 Bomba na Globoplay: Gilberto Carvalho admite Caixa Dois
02/02/2022 Série da Globoplay começa a revelar equívocos históricos
01/02/2022 Crime Comum em vantagem no mata-mata da Globoplay
31/01/2022 CapitalSocial torna prioridade análise da série da Globoplay
28/01/2022 Já se ouve a marcha fúnebre de uma narrativa fraudulenta
24/01/2022 Globoplay vai exibir segredo de Sérgio Gomes que MP queria?
20/01/2022 Documentário histórico põe fim ao totalitarismo midiático
14/01/2022 Entenda como e porque Lula e Alckmin fazem parte do crime
13/01/2022 Entenda como e porque Lula e Alckmin fazem parte do crime (4)
12/01/2022 Entenda como e porque Lula e Alckmin fazem parte do crime (3)
11/01/2022 Entenda como e porque Lula e Alckmin fazem parte do crime (2)