Caso Celso Daniel

Gata Borralheira vira
livro e peça teatral

MALU MARCOCCIA - 05/02/2002

A Editora Livre Mercado vai lançar no próximo dia 16 de abril, data de aniversário de nascimento do prefeito Celso Daniel, um livro e um espetáculo teatral produzidos a toque de caixa. O jornalista Daniel Lima, diretor-executivo de LM, está terminando o que chama de um exercício de criatividade e simplicidade para tornar Complexo de Gata Borralheira uma obra capaz de ser entendida por alunos do Ensino Fundamental e debatida por intelectuais de vários matizes. O Teatro Municipal de Santo André sediará o lançamento, que não se resumirá à entrega de exemplares: antes, no palco, um grupo de atores que estão sendo selecionados pelo teatrólogo Euclydes Rocco Filho fará leitura dramática da adaptação que será preparada pelo próprio autor. O espetáculo reunirá 10 personagens que constam do enredo. 

Complexo de Gata Borralheira é traduzido no subtítulo da obra: Um Tributo ao Inesquecível Administrador Público Que Mais Lutou para Tornar o Grande ABC Cinderela. Decidido a metabolizar as informações econômicas, sociais, culturais e políticas que detém como profissional de Imprensa que atua há mais de 30 anos no Grande ABC, Daniel Lima iniciou a produção do texto algumas horas antes de o prefeito Celso Daniel ser sequestrado. Esperava terminar as estimadas 100 páginas da obra em três dias, mas foi obrigado a suspender o trabalho com o desenlace que abalou o Brasil. 

Daniel Lima faz suspense sobre a fórmula que encontrou para seduzir os leitores de todas as idades e mostrar as várias faces que tornam a região periferia da Capital. Lamenta que a perda de Celso Daniel represente corte na perspectiva de atualização da obra em intervalos mais breves. "O sentimento de inferioridade do Grande ABC em relação à vizinha Capital, traduzido no título da obra, era enfrentado com inteligência, competência e ousadia pelo maior prefeito que o Grande ABC já contou, por isso temo que as transformações que se fazem necessárias não tenham a mesma consistência e insistência" -- afirma o jornalista. 

A decisão de antecipar o lançamento e de adaptar a encenação emergencial que leve ao Municipal de Santo André os mais representativos agentes sociais, econômicos, políticos e culturais do Grande ABC foi a maneira que o jornalista encontrou para apressar o que chama de processo de sensibilização da importância do prefeito assassinado: "Não podemos deixar que Celso Daniel seja reverenciado apenas como mártir da violência. Seu legado intelectual, seu acervo de gerenciador público municipal e regional e as possibilidades de consagrar-se em nível nacional, pela visibilidade que a coordenação do programa do presidenciável Lula da Silva lhe daria, não podem ser minimamente descuidados. Por isso, o evento marcado para a data de seu aniversário é simbólico do quanto temos pressa para que, principalmente o Grande ABC, não deixe esvanecer a imensa sabedoria e a dedicação de Celso Daniel". 

Diferenças ideológicas à parte, o diretor de LivreMercado afirma que manteve mais proximidade do que distância das idéias e práticas de Celso Daniel: "Acho que nos encaminhávamos para um alinhamento doutrinário que o bárbaro assassinato, infelizmente, não permitiu. Enquanto ele saiu da extrema-esquerda para a meia-esquerda, eu deixei a centro-direita e me encaminhei para a centro-esquerda, se pode ser chamada assim a Terceira Via, da qual sou dileto apreciador. Acho que pensávamos semelhantemente as questões sociais. Só diferíamos na abordagem econômica, porque ele era pró-Estado forte e eu ainda acho que o Estado é importante, mas não deve prevalecer nem sobre o mercado nem sobre a sociedade" -- afirma o jornalista. 


Leia mais matérias desta seção: Caso Celso Daniel

Total de 193 matérias | Página 1

11/07/2022 Caso Celso Daniel: Valério põe PCC e contradiz atuação do MP
21/02/2022 Conheça 43 personagens de um documentário histórico
18/02/2022 Silêncio de Sérgio Gomes em 2002 garante Lula presidente
15/02/2022 Irmãos colaboraram demais para estragos do assassinato
14/02/2022 MP desmente MP: Crime de Encomenda é insustentável
11/02/2022 Finalmente acaba a farra oportunista de sete mortes
08/02/2022 Previsão: jogo eletrizante no mata-mata da Globoplay
07/02/2022 Crime de Encomenda é casa que cai a cada novo episódio
04/02/2022 Bomba na Globoplay: Gilberto Carvalho admite Caixa Dois
02/02/2022 Série da Globoplay começa a revelar equívocos históricos
01/02/2022 Crime Comum em vantagem no mata-mata da Globoplay
31/01/2022 CapitalSocial torna prioridade análise da série da Globoplay
28/01/2022 Já se ouve a marcha fúnebre de uma narrativa fraudulenta
24/01/2022 Globoplay vai exibir segredo de Sérgio Gomes que MP queria?
20/01/2022 Documentário histórico põe fim ao totalitarismo midiático
14/01/2022 Entenda como e porque Lula e Alckmin fazem parte do crime
13/01/2022 Entenda como e porque Lula e Alckmin fazem parte do crime (4)
12/01/2022 Entenda como e porque Lula e Alckmin fazem parte do crime (3)
11/01/2022 Entenda como e porque Lula e Alckmin fazem parte do crime (2)