Administração Pública

Na prática a
teoria é melhor

VERA GUAZZELLI - 05/03/2002

A Prefeitura de Santo André planeja tirar do papel projeto que pode tornar prazeroso o aprendizado de Matemática, Física, Química e outras matérias que costumam tirar o sono dos estudantes. Até 2004, a cidade pretende investir R$ 10 milhões no Museu da Ciência Viva, espaço projetado para imprimir novo dinamismo às atividades extracurriculares da rede oficial de ensino da região. Com base em similares europeus, o museu surge com a proposta de comprovar na prática grande parte dos temas que se tornaram desafio constante à criatividade e à habilidade didática dos professores. 

O Museu da Ciência Viva integra o Eixo Tamanduatehy e vai ocupar o espaço onde funciona a Garagem Municipal, na Avenida dos Estados. A garagem será transferida. Serão cinco mil metros quadrados divididos em dois pavimentos para abrigar exposições permanentes e itinerantes cujo foco central é a interatividade com estimados 1,3 mil visitantes diários. Nesse contexto, a palavra museu abdica do significado de um espaço estático para privilegiar a descoberta científica, a tecnologia e a construção do conhecimento. "Vamos assumir o investimento porque entendemos que o pontapé inicial cabe ao Município" -- esclarece a secretária de Educação e Formação Profissional, Cleusa Repulho.

A obra será financiada com verbas da Secretaria de Educação e tinha aval do ex-prefeito Celso Daniel, agora referendado pelo sucessor João Avamileno. Os planos são de iniciar o trabalho ainda neste primeiro semestre, quando será promovida realocação nas verbas de 2002 da própria secretaria para viabilizar a primeira etapa arquitetônica. A mudança orçamentária terá de ser aprovada pelo Legislativo, mas Cleusa Repulho descarta eventuais contratempos com os vereadores. Ela argumenta que a transferência de recursos não vai comprometer obras já licitadas, como o Centro de Formação de Professores e a creche do Parque Miami. 

A parte mais substancial do investimento só deverá constar no orçamento de 2003. A Prefeitura tem obrigação legal de investir 25% do orçamento na Educação. Desse total 15% devem, também por força da lei, ser direcionados ao Ensino Fundamental e é parte desse montante que a Secretaria de Educação pretende utilizar para custear as obras do museu. Como o projeto está diretamente integrado à educação formal, existe ainda a possibilidade de captar recursos junto a linhas de crédito público e privado que financiam projetos para o aprendizado de base. Somente em Santo André são 120 mil estudantes na rede pública estadual e 35 mil na municipal. O projeto, no entanto, tem abrangência regional, em concordância com os conceitos de integração defendidos por Celso Daniel.


Espelho externo -- A idéia do Museu da Ciência Viva começou a materializar-se em recente viagem de Cleusa Repulho e do secretário de Cultura, Acilino Bellisomi, a sete países da Europa que desenvolvem projetos semelhantes. Os dois secretários percorreram Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Finlândia para conhecer experiências locais e engatilhar parcerias que integrarão o Museu da Ciência Viva de Santo André a uma rede internacional de equipamentos do gênero. "Com isso, promoveremos intercâmbio de exposições com custos reduzidos para todos" -- planeja Acilino Bellisomi. 

Os secretários visitaram os museus de ciência Parc de la Villete, em Paris; Visionarim, em Portugal; Techniquest, no País de Gales; e Heureka, na Finlândia. De todos, o complexo finlandês é o que mais se aproxima do modelo desejado para Santo André, onde a pretensão é instalar um planetário e exposições permanentes que trabalhem os conceitos da matemática, o funcionamento do corpo humano e as reações físico-químicas. A versão local também terá espaço privilegiado para questões do meio ambiente. 

O Museu da Ciência Viva integra o Eixo Tamanduatehy, uma das marcas administrativas do ex-prefeito Celso Daniel para a recuperação urbanística da Avenida dos Estados. A primeira parte das obras terá início com a construção de avenida às margens do córrego Guarará e de condomínio industrial com sete galpões nas proximidades do Auto Shopping Global, divisa com Mauá. 


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André