Política

Lula da Silva faz discurso ao
gosto do freguês oportunista

DANIEL LIMA - 14/12/2022

O discurso de diplomação do ex-presidente Lula da Silva foi uma cerimônia que não pode ser confundida de forma alguma com fragmentos de programas humorísticos que a Internet reproduz nestes tempos sombrios.  

O que tivemos naquele encontro de suprassumos nacionais que representam direta ou indiretamente os interesses do candidato eleito em urnas contestáveis que não se abrem à transparência foi uma anedota de mau gosto à cidadania, repetida em formato de ensaio de programa de governo. 

Por essas e outras repito hoje uma fórmula quase rotineira para situação semelhante: vou opor contrapontos ao texto lido por Lula da Silva. Um texto que seria anedótico se não fosse trágico num formato de zombaria explícita à consciência nacional.  

Por isso que o título deste texto, que remete o pronunciamento de Lula da Silva à consagração de oportunistas de plantão, não pode ser desprezado. 

Só não são oportunistas os ignorantes que não tiveram acesso à ficha corrida do candidato que deve tomar posse em primeiro de janeiro.  

Fora isso, fora isso mesmo, todos os demais que celebraram a vitória de Lula da Silva devem sim vestir a carapuça porque algum vestígio de deformidade aparecerá, inclusive quando o argumento são os pecados do adversário. Esse é um velho e desgastado truque de autoconfissão de uma besteira consciente.  

São sim todos, menos os ignorantes de verdade, oportunistas em algum grau e por razões não necessariamente iguais ou parecidas.  

São fundamentalmente oportunistas porque sempre arranjarão uma desculpa esfarrapada a olhos e mentes mais críticos. É, portanto, uma maneira de justificarem o voto e o apoio a um ex-presidente que deveria ser esquecido como fonte de inspiração e, mais que isso, levado aos rigores de uma avaliação criteriosa de compromissos sociais.   

Leiam o que disse Lula da Silva naquela cerimônia que, repito, não pode ser elevada à condição de qualquer coisa que lembre grandes humoristas. Em regra, quem lida com o riso no campo político parte do princípio da criatividade gerada pelo passado ou o presente. No pronunciamento de posse, Lula da Silva se comportou como um humorista às avessas. Ele é um enfermo em estado delirante: transfere a terceiros uma farsa anedótica que de fato é tragédia, da qual é a fonte de autocrítica negada, quando não transferida a terceiros.   

LULA DA SILVA 

Em primeiro lugar, quero agradecer ao povo brasileiro, pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder –para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário– o diploma [de presidente]. Eu quero pedir desculpas para vocês pela emoção. Porque quem passou o que eu passei nestes últimos anos, estar aqui agora é a certeza de que Deus existe. E que o povo brasileiro é maior do que qualquer pessoa que tem tal arbítrio nesse país. Eu sei o quanto custou, não apenas a mim, quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que a gente pudesse reconquistar a democracia nesse país.  

CAPITALSOCIAL 

Lula da Silva só passou o que passou nos últimos anos antes de ganhar o privilégio da descondenação porque construiu o próprio fosso político ao comandar uma quadrilha organizadíssima que se apropriou do País com métodos mais que conhecidos e vergonhosos. Homem saído do chão de fábrica, Lula da Silva jogou na lata do lixo a oportunidade que o destino lhe ofereceu de contribuir para mudar o País para valer. Diferentemente disso, liderou uma facção política cuja herança se fará nociva ainda por muito tempo. Independentemente de estar ou não num posto presidencial.  

LULA DA SILVA  

Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu querido companheiro Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo de toda uma vida: fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo as pessoas mais necessitadas. 

CAPITALSOCIAL  

A trajetória de Lula da Silva à frente do governo federal durante 14 anos, seis dos quais com a testa-de- ferro Dilma Rousseff, é uma linha contínua de incompetências gerenciais, desperdícios estratégicos e doutrinação à velharia do Estado-Todo-Poderoso, herdada de Fernando Henrique Cardoso, antecessor com o qual manteve o PT uma linha de permanente coordenação e sofisticamente disfarçada de oposicionismo típico de Teatro das Tesouras. 

LULA DA SILVA  

Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da verdadeira democracia.  Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada. 

CAPITALSOCIAL 

Poucas vezes na história do País a democracia foi tão violentada, com a conjugação de esforços e decisões conexas de partidos representantes de ideologias em desuso no mundo moderno, de uma Velha Imprensa aproveitadora e sequestradora e de um Judiciário ativista e parcial.   

LULA DA SILVA  

Poucas vezes na nossa história a vontade popular foi tão colocada à prova, e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida. A democracia não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada, cuidada com muito carinho por cada um, a cada dia, para que a colheita seja generosa para todos. 

CAPITALSOCIAL 

Mais do que qualquer político deste País, ao longo de três décadas, Lula da Silva soube extrair a seiva de uma falsa democracia, que se limita a votos nas urnas eletrônicas mais que suspeitas. Lula arrebatou um poder que se expande a várias áreas da sociedade com o mais impressionante sistema de corrupção já confirmado por instâncias judiciais outrora denunciadoras do modelo petista de governar e hoje, em larga escala, insensíveis às demandas sociais.  

LULA DA SILVA  

Mas além de semeada, cultivada e cuidada com muito carinho, a democracia precisa ser todos os dias defendida daqueles que tentam, a qualquer custo, sujeitá-la a seus interesses financeiros e ambições de poder.  

CAPITALSOCIAL 

É exatamente esse papel, de defesa de democracia mesmo que sujeita a falcatruas, que devem se opor quem vê na volta de Lula da Silva um péssimo exemplo às gerações que já estão na praça de uma cidadania aviltada.  

LULA DA SILVA  

Felizmente, não faltou quem defendesse neste momento tão grave a nossa democracia. Além da sabedoria do povo brasileiro, que escolheu o amor em vez do ódio, a verdade em vez da mentira e a democracia em vez do arbítrio, quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram toda sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular. 

CAPITALSOCIAL 

O processo eleitoral completamente disforme como referência de equidade de tratamento aos candidatos deve mesmo ser exaltado pelo candidato vencedor de uma disputa sob suspeita também no campo da definição de votos sem qualquer transparência e respeito às regras legais.  

LULA DA SILVA  

Cumprimento cada ministro e cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis. A história há de reconhecer sua coerência e fidelidade à Constituição. 

CAPITALSOCIAL 

Qualquer eleitor na posição de alguns ministros das duas cortes provavelmente estaria preocupado com as contas a prestar no futuro.  

LULA DA SILVA 

As cortes tomaram medidas duras principalmente contra questionamentos ao sistema de votação eletrônico, como o bloqueio de perfis em redes sociais de apoiadores de Bolsonaro. 

CAPITALSOCIAL 

Lula da Silva e seus seguidores sabem o que fizeram e falaram em verões passados quando o assunto era o uso de urnas eletrônicas. As redes sociais são implacáveis.  

LULA DA SILVA  

Essa não foi uma eleição entre candidatos de partidos políticos com programas distintos. Foi a disputa entre duas visões de mundo e de governo. De um lado, o projeto de reconstrução do país, com ampla participação popular. De outro lado, um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo de nossa história. 

CAPITALSOCIAL 

O estragos que o PT e consorciados fizeram ao País ao longo deste século, ficando apenas no terreno federal, tornam as declarações de Lula da Silva uma prova provada do quanto está entregue ao desvario cognitivo e o quanto, também, aperfeiçoou um método que mentir sistematicamente, subestimando a inteligência alheia de quem tem capacidade de pensar com o cérebro, não necessariamente com o estômago vazio e bolsos sempre ávidos por riqueza. 

LULA DA SILVA 

Não foram poucas as tentativas de sufocar a voz do povo e a democracia. Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida há muito tempo em todo o mundo. 

CAPITALSOCIAL 

Basta seguir a recomendação já emitida acima: promovam uma varredura nas redes sociais, colecionem declarações de parceiros do negócio dos votos desta temporada, e vejam o quanto as urnas eletrônicas no modelo nacional sem impressão confirmadora da escolha foram objeto de deformidades.  

LULA DA SILVA  

Ameaçaram as instituições. Criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação. Tentaram comprar o voto dos eleitores, com falsas promessas e dinheiro farto, desviado do orçamento público. Intimidaram os mais vulneráveis com ameaças de suspensão de benefícios, e os trabalhadores com o risco de demissão sumária, caso contrariassem os interesses de seus empregadores. 

CAPITALSOCIAL  

Maior liderança nacional em matéria de roubalheira, patrono de intrincadíssimas falcatruas desvendadas pela Operação Lava Jato, Lula da Silva tem a desfaçatez de tentar dar lição de moral a terceiros. Como se o passado de sindicalista violento, incentivador do voto de cabresto, entusiasta do “nós contra eles”, não fosse suficiente.  

LULA DA SILVA  

Eles semearam a mentira e o ódio, e o país colheu uma violência política que só se viu nas páginas mais tristes da nossa história. E no entanto, a democracia venceu. 

CAPITALSOCIAL 

As páginas mais tristes da história da política nacional, embora a concorrência seja intensa, foram escritas durante os 14 anos do PT em Brasília. E ganhou um adendo com a arremetida de salvamento das garras da Justiça que condenou e descondenou a liderança desse processo. 

LULA DA SILVA  

O resultado destas eleições não foi apenas a vitória de um candidato ou de um partido. Tive o privilégio de ser apoiado por uma frente de 12 partidos no primeiro turno, aos quais se somaram mais dois no segundo turno. 

CAPITALSOCIAL 

Lula da Silva esqueceu do apoio irrestrito de alguns magistrados da alta corte e do chamado Consórcio de Imprensa, ou seja, a Velha Imprensa de guerra, corrupta tanto quanto os políticos a que serviu e serve.  

LULA DA SILVA 

Uma verdadeira frente ampla contra o autoritarismo, que hoje, na transição de governo, se amplia para outras legendas, e fortalece o protagonismo de trabalhadores, empresários, artistas, intelectuais, cientistas e lideranças dos mais diversos e combativos movimentos populares deste país. 

CAPITALSOCIAL 

Ainda bem que a tecnologia criou as mídias sociais que os ditadores detestam e, com isso, desmascarou uma imensa turma de privilegiados que atuam em sintonia com o tilintar de caixas eletrônicos de dinheiros públicos.  

LULA DA SILVA  

Tenho consciência de que essa frente se formou em torno de um firme compromisso: a defesa da democracia, que é a origem da minha luta e o destino desse país. 

CAPITALSOCIAL 

Interesse pessoal e corporativo, quando não identitário, ganhou nova roupagem.  

LULA DA SILVA  

Nestas semanas em que o gabinete de transição vem escrutinando a realidade atual do país, tomamos conhecimento do deliberado processo de desmonte das políticas públicas e dos instrumentos de desenvolvimento, levado a cabo por um governo de destruição nacional. 

CAPITALSOCIAL 

Demonizar antecessores para se manter como suposta liderança histórica do País, sacrificando-se a verdade em nome do oportunismo, eis a ética macunaímica de Lula da Silva, agente do Mensalão e do Petrolão a serviço de uma causa ideológica disfarçadamente opressiva.  

LULA DA SILVA  

Soma-se a este legado perverso, que recai principalmente sobre a população mais necessitada, o ataque sistemático às instituições democráticas. Mas as ameaças à democracia que enfrentamos e ainda haveremos de enfrentar não são características exclusivas de nosso país. A democracia enfrenta um imenso desafio ao redor do planeta, talvez maior do que no período da Segunda Guerra Mundial. Na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, os inimigos da democracia se organizam e se movimentam. Usam e abusam dos mecanismos de manipulações e mentiras, disponibilizados por plataformas digitais que atuam de maneira gananciosa e absolutamente irresponsável. 

CAPITALSOCIAL 

Lula da Silva vai revela aos poucos os pendores autoritários, agora voltados às mídias sociais. Como se o passado de sindicalista propagador de brutalidades corporativas e de presidente contratante de blogs sob medida fossem puro ilusionismo dos opositores.  

LULA DA SILVA  

A máquina de ataques à democracia não tem pátria nem fronteiras. O combate, portanto, precisa se dar nas trincheiras da governança global, por meio de tecnologias avançadas e de uma legislação internacional mais dura e mais eficiente. Que fique bem claro: jamais renunciaremos à defesa intransigente da liberdade de expressão, mas defenderemos até o fim o livre acesso à informação de qualidade, sem mentiras e manipulações que levam ao ódio e à violência política. 

CAPITALSOCIAL 

Os critérios de informação de qualidade, livre acesso à informação, liberdade de Imprensa, liberdade de expressão, segundo a metodologia de Lula da Silva e seus parceiros ideológicos, estão amplamente afinados com as mais rigorosas ditaduras que sobrevivem em determinadas geografias do planeta.  

LULA DA SILVA  

Nossa missão é fortalecer a democracia –entre nós, no Brasil, e em nossas relações multilaterais. A importância do Brasil neste cenário global é inegável, e foi por esta razão que os olhos do mundo se voltaram para o nosso processo eleitoral. Precisamos de instituições fortes e representativas. Precisamos de harmonia entre os Poderes, com um eficiente sistema de pesos e contrapesos que iniba aventuras autoritárias. Precisamos de coragem. É necessário tirar uma lição deste período recente em nosso país e dos abusos cometidos no processo eleitoral. Para nunca mais esquecermos. Para que nunca mais isso aconteça. 

CAPITALSOCIAL  

Os abusos cometidos no processo eleitoral não são uma autoconfissão de Lula da Silva. Ele imputa a terceiros o que seu grupo impingiu à sociedade brasileira, cujo detalhamento exigiria espaço editorial quilométrico.  

LULA DA SILVA  

Democracia, por definição, é o governo do povo, por meio da eleição de seus representantes. Mas precisamos ir além dos dicionários. O povo quer mais do que simplesmente eleger seus representantes, o povo quer participação ativa nas decisões de governo. 

CAPITALSOCIAL 

Falar em nome do povo é uma especialidade histórica difundida por Lula da Silva e seus admiradores. Desde os tempos de sindicalismo agressivo e destruidor de pequenas empresas, como ele mesmo confessou num dia de lucidez. O que Lula da Silva chama de participação do povo em decisões de governo não passa de mistificação ao escolher iguais e semelhantes para decisões tomadas previamente e, portanto, consagradoras de falsa diversidade de opinião. Ou então na forma de orçamento participativo, um ensaio à farsa democrática de integração da sociedade ao orçamento público que também não passava de manobra para legitimar o uso de recursos fiscais pelos mesmos mandachuvas de sempre.  

LULA DA SILVA  

É preciso entender que democracia é muito mais do que o direito de se manifestar livremente contra a fome, o desemprego, a falta de saúde, educação, segurança, moradia. Democracia é ter alimentação de qualidade, é ter emprego, saúde, educação, segurança, moradia. Quanto maior a participação popular, maior o entendimento da necessidade de defender a democracia daqueles que se valem dela como atalho para chegar ao poder e instaurar o autoritarismo. 

CAPITALSOCIAL 

A velha cantilena do passado se faz no presente para levar no bico os inocentes úteis ou as velhas prostitutas da política nacional. 

LULA DA SILVA  

A democracia só tem sentido, e será defendida pelo povo, na medida em que promover, de fato, a igualdade de direitos e oportunidades para todos e todas, independentemente de classe social, cor, crença religiosa ou orientação sexual. 

CAPITALSOCIAL 

Foi assim, exatamente assim, como escoadouro de políticas populistas durante o período mais fértil da economia internacional, que Lula da Silva deixou a bomba orçamentária para uma Dilma Rousseff produzir a maior recessão da história nacional em todos os tempos, entre 2015-2016, até sofrer impeachment.  

LULA DA SILVA  

É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra todas as formas de injustiça, que recebo pela terceira vez o diploma de presidente eleito do Brasil –em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo brasileiro. 

CAPITALSOCIAL 

Lula da Silva perdeu de vez o juízo ou aperfeiçoou de tal forma o psicótico discurso de grandiloquência que não se dá conta de que ao invés de viver um novo conto de fadas, é um fantoche entre espertalhões que num passado recente não só o condenaram à prisão, mas o colocaram como um dos maiores algozes sociais do País, controlador do maior esquema de corrupção de que se tem notícia.  



Leia mais matérias desta seção: Política

Total de 863 matérias | Página 1

17/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (9)
16/09/2024 Três versões de um debate esclarecedor
14/09/2024 GILVAN SOFRE COM DUREZA DO DEBATE
13/09/2024 Voto Vulnerável é maior risco de Gilvan Júnior
12/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (8)
10/09/2024 Gênios da Lamparina querem subprefeituras
10/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (7)
06/09/2024 Largada eleitoral para valer vai começar agora
06/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (6)
04/09/2024 É a Economia, Marcelo, Luiz Fernando e Alex!
04/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (5)
02/09/2024 QUAL É O PREÇO DE FORA BOLSONARO?
02/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (4)
30/08/2024 Marcelo Lima responde ao UOL como prefeito
30/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (3)
28/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (2)
27/08/2024 Luiz preocupado com Luiz indicado por Luiz
26/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (1)
20/08/2024 Seis armas de Zacarias que tiram sono do Paço