Política

Império quer Manente, mas
Luiz Fernando também serve

DANIEL LIMA - 03/10/2023

Os imperialistas de Santo André querem o deputado federal Alex Manente na Prefeitura de São Bernardo para expandirem o território regional. Como nem tudo pode ser possível, trabalham também para fortalecer a candidatura do petista e deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.  

Para os imperialistas de Santo André, as cores partidárias pouco importam, desde que avancem em direção à cidadela econômica mais cobiçada da região.  

Os imperialistas de Santo André são os poderosos que controlam a Prefeitura de Santo André, que tem o prefeito Paulinho Serra como um dos integrantes, mas sem a autonomia que todo prefeito pressupõe no imaginário popular.  

Paulinho Serra é um prefeito de coalizão ampla, geral e irrestrita. Se não fosse, não seria prefeito. É assim que os imperialistas de Santo André, inclusive o prefeito de Santo André, entendem o que é democracia. Quem não suporta oposição, tem a paz de acordos multilaterais como alternativa.  

COMANDO MULTILATERAL 

Não se pode dizer que existe o que se chamaria de entorno do prefeito Paulinho Serra. Paulinho Serra não está no centro operacional do poder. Paulinho Serra é o centro formal de poder, eleito duas vezes, a segunda das quais praticamente por WO, ou seja, sem o comparecimento do adversário, tão frágeis se tornaram. Petistas, principalmente.  

Convém chamar a atenção dos antipetistas que comemorariam o imperialismo de Santo André porque o PT supostamente estaria alijado do poder: o PT está no poder imperialista de Santo André. Mas é um PT envergonhado, que finge não ser PT.  

O que se tem em Santo André é mais ou menos isso que se pretende no futuro em São Bernardo, a vizinha invejada por Santo André no campo econômico.  

TOMADA PRIORITÁRIA  

A tomada de São Bernardo é prioridade para o grupo que controla Santo André. Entenda o grupo que controla Santo André da forma mais abrangente possível.  

Santo André é uma cidade sitiada pelo grupo que comanda o Paço de Santo André. A oposição desapareceu. Nem o PT escapou, repito. Praticamente toda a cúpula do PT de Santo André está no Paço Municipal de Santo André. E, junto com o grupo de Paulinho Serra, quer esticar o poder a São Bernardo. Guarde essas frases que parecem repetitivas. Aja como um bom aluno de Ensino Fundamental. Se não o fizer, não vai compreender o que se passa.  

Os imperialistas de Santo André contam com a participação ativa do deputado federal Alex Manente, que tem domicílio eleitoral em São Bernardo. Alex Manente é o nome de confiança do grupo de Santo André para expandir os tentáculos dos imperialistas de Santo André.  

LINHA AUXILIAR  

O petista Luiz Fernando Teixeira é uma linha auxiliar da tropa de choque. Luiz Fernando Teixeira não é de confiança irrestrita do grupo de Santo André. Mas também não é descartável. É uma via complementar. Um estepe que serviria como última instância. Os imperialistas de Santo André reconhecem que não podem fincar os dois pés na canoa de Alex Manente. Que pode ser uma canoa furada.   

O que interessa em grau máximo aos imperialistas de Santo André é que São Bernardo do prefeito Orlando Morando caia nas mãos de quem comanda o Paço de Santo André.  

Os olhares dos imperialistas de Santo André não estão fixos apenas em São Bernardo, cidadela que bombardeiam diariamente para minar o prestígio e a resistência do prefeito Orlando Morando.  

Também São Caetano está na lista de conquista, mas há reconhecimento de que a derrubada do grupo do prefeito José Auricchio é muito mais complexa. São Caetano não tem tanto dinheiro, mas tem uma sociedade mais ajustada culturalmente.  

Por isso se trabalha para de alguma forma voltar ao que já foi no passado, embora de forma discreta: recolher aqui e ali vantagens de estar próximo do prefeito. 

PRIORIDADE ZERO  

São Bernardo é prioridade zero porque São Bernardo tem os cofres robustos e muito mais visibilidade como palco político. Não interessa se neste século São Bernardo perdeu muito da viscosidade econômica, principalmente durante o governo de Dilma Rousseff. Entre 2015-2016, nada menos que 22% do PIB de São Bernardo foi para o lixo. Até agora a cidade não recuperou tanta perda.  

Mesmo o futuro de São Bernardo não preocupa o grupo imperialista de Santo André. Se esse grupo imperialista não está incomodado com Santo André, que segue com o PIB caindo pelas tabelas há quatro décadas, como se importar com São Bernardo?  Os imperialistas de Santo André são populistas de primeira linha. Têm votos e governam de olho no varejo. O atacado de grandes e viáveis projetos reestruturantes inexiste.  

O que interessa mesmo aos imperialistas de Santo André são os cofres de São Bernardo. Cofres robustos no volume. Nada menos que 40% do PIB da região estão em São Bernardo.  

VISÍVEIS DEMAIS  

As peças do jogo de xadrez que pretende desalojar a eleição de alguém indicado e apoiado por Orlando Morando são peças visíveis demais a quem não se utiliza de tapa-olhos interesseiros.  

Alex Manente é o político de confiança dos imperialistas. Alex Manente faz parte do grupo dos imperialistas de Santo André. Com ele no Paço de São Bernardo, ter-se-á uma extensão pura e simples dos políticos e dos empresários que dão sustentação ao prefeito Paulinho Serra. Santo André é um espaço-símbolo de poder monolítico.  

Luiz Fernando Teixeira é um quebra-galho usado no sentido mais abusivo do termo para queimar o prestígio do prefeito Orlando Morando. Não só para isso: na pior das hipóteses, caso se confirme um Alex Manente pouco viável eleitoralmente, Luiz Fernando Teixeira terá o reforço maciço do grupo de imperialistas de Santo André.  

MANOBRA COMPLEMENTAR  

Traduzindo: como falta muito tempo ainda às eleições, e se os imperialistas de Santo André entenderem que Manente como espécie de terceira via não serviria aos propósitos, então o deslocamento de baterias iria favorecer a adesão integral a Luiz Fernando Teixeira. Nesse caso, Manente seria um auxiliar eleitoral, para se juntar ao deputado petista num eventual segundo turno. Essa, aliás, é a especialidade de Manente.  

Há consciência entre os imperialistas de Santo André de que Orlando Morando anunciaria pretenso sucessor no segundo turno da disputa municipal do ano que vem. E esse indicado não seria Alex Manente. Os índices de popularidade do prefeito no sétimo ano de dois mandatos são elevadíssimos.  

Na terra do presidente Lula da Silva, Orlando Morando e o governador Tarcísio de Freitas dominam aprovações. Os imperialistas de Santo André fazem o que é possível e imaginado para tentar causar estragos na imagem do prefeito de São Bernardo. A tática não tem funcionado, embora tenha sido adotada há muito tempo. Mais propriamente desde que Orlando Morando decidiu romper com o prefeito Paulinho Serra e seus apoiadores.  

MELHOR ALTERNATIVA  

Uma terceira alternativa subjacente às duas primeiras está em construção e seria a primeira não fosse o fato de que para ser primeira para valer teria que praticamente eliminar as outras duas. Como isso parece pouco provável, a terceira alternativa está sendo utilizada para ver o que vai dar, sem eventual prejuízo às demais. 

Se você não entendeu esse labirinto interpretativo, explico rapidamente. A terceira alternativa das alquimias dos imperialistas de Santo André, mas que de fato seria a primeira, se trata de obter o aval de Orlando Morando em favor da candidatura de Alex Manente.  

O mesmo Manente que em 2020 desistiu de disputar a Prefeitura como terceira via de sempre facilitou a vitória de Orlando Morando no primeiro turno. 

DISTANCIAMENTO TOTAL 

Pela lógica político-eleitoral, Alex Manente, do Cidadania, seria o candidato que contaria com o apoio de Orlando Morando, do PSDB. Os dois partidos formam uma federação nacional e só podem lançar um candidato.  

Desde então, ou seja, desde a disputa anterior à Prefeitura de São Bernardo, houve distanciamento entre Morando e Manente, por conta de rompimento de Morando com vários apoiadores de Manente. Uma viagem sem volta. Os imperialistas de Santo André são a porção que afastou Morando de Manente. Os imperialistas de Santo André não querem participar do poder. Querem o poder do poder.  

O que os imperialistas de Santo André esperam mesmo é que Manente seja observado com mais apreço por Morando. Para tanto, há pressões que envolvem inclusive secretários municipais de São Bernardo e caciques estaduais e nacionais. Alguns poucos que não abrem mão de Orlando Morando como líder, mas estendem o braço a Manente.  

TORCIDAS HOSTIS  

Quem acredita que tudo é possível em política provavelmente vai cair do cavalo da ilusão porque Morando não quer mesmo conversa com os imperialistas de Santo André. Não se trata de irredutibilidade estéril. É questão de sobrevivência política.  

Morando olha para os imperialistas de Santo André com o mesmo sentimento de torcedores organizados de clubes rivais que se encontram num beco de periferia. A recíproca é verdadeira.  

Os próximos tempos serão tempos esclarecedores. A batalha de São Bernardo será provavelmente a mais sangrenta das próximas eleições. O amistoso eleitoral que será disputado em Santo André, onde os imperialistas calaram a oposição que se acovarda a cada nova temporada, permitirá que os imperialistas de Santo André se mobilizem para reforçar a oposição em São Bernardo.  

CONGLOMERADO POLÍTICO 

Os imperialistas de Santo André vão à luta com duas bandeiras porque pretendem chegar à disputa final de segundo turno unidos.  

O sonho dos imperialistas de Santo André seria Alex Manente mais confiável como finalista em São Bernardo, mas talvez tenham de se consolar com a força partidária e histórica do PT, representado por um deputado agressivo, sem empatia da classe média e sem a cara da classe trabalhadora de uma cidade que sofre as dores de depositar todas as fichas no volátil setor automotivo. 

Os imperialistas de Santo André sabem que não serão tão imperialistas com a vitória do PT em São Bernardo, mas o que os imperialistas de Santo André querem mesmo é ter, nesse caso, alguma faixa de tráfego de influência na Prefeitura de maior orçamento da região. Por isso mesmo fazem gestões, os imperialistas de Santo André, para convencer Orlando Morando a adotar Manente.  Com Manente, as faixas se alargariam.  

Os imperialistas de Santo André não são uma força político-econômica restrita a agentes de Santo André. Há lideranças políticas estaduais e nacionais que participam das operações. Paulinho Serra não virou tesoureiro nacional do PSDB de graça.  

Noves fora a derrocada tucana, qualquer resquício de poder fora da geografia regional tem implicações e reciprocidades. Faz parte da política. Os imperialistas de Santo André são poderosos. E aniquilam ou procuram aniquilar, quando não cooptar, quem ousa opor resistência. São Bernardo de Orlando Morando sabe disso na teoria. E não quer experimentar a prática de Santo André.  

O imperialismo de Santo André matou de morte matada o contraditório fértil, o questionamento produtivo. Santo André é um cemitério institucional.  



Leia mais matérias desta seção: Política

Total de 895 matérias | Página 1

19/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (24)
14/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (23)
13/11/2024 O que farão Paulinho, Morando e Auricchio?
12/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (22)
05/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (21)
01/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (20)
30/10/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (19)
29/10/2024 CLUBE DOS PREFEITOS SOMA 35% DOS VOTOS
28/10/2024 MARCELO LIMA É O MAIOR VITORIOSO
25/10/2024 O que 63% do PIB Regional mudam no segundo turno?
23/10/2024 Oito combinações para apenas três vencedores
22/10/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (18)
21/10/2024 VITÓRIA-DERROTA? DERROTA-VITÓRIA?
18/10/2024 Mata-matas eleitorais viram carnificinas
16/10/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (17)
14/10/2024 PT DE SÃO BERNARDO: DERROTA PREVISÍVEL
11/10/2024 DERROTA DE MANENTE POR QUANTOS PONTOS?
10/10/2024 Marcelo-Morando deixa Alex Manente a nocaute
09/10/2024 PESQUISA: ERRO FEIO E ACERTO EM CHEIO