Política

Confirmado: Temer apoia Nilson
Bonome; Deus Diário erra de novo

DANIEL LIMA - 17/02/2012

O Diário do Grande ABC não toma jeito na mania que tem de pretender-se Deus do jornalismo regional, confundindo longevidade de atuação com qualidade de avaliação: o ex-primeiro ministro da Administração Aidan Ravin, Nilson Bonome, está confirmadíssimo como peso bastante relevante na próxima campanha eleitoral. Algo apenas confirmado pelo presidente nacional licenciado do PMDB, Michel Temer, também vice-presidente da República.


 


O noticiário de hoje dos jornais estabelece clara divisão entre a especulação depreciativa do Diário do Grande ABC à candidatura de Nilson Bonome, durante a semana passada, e o tom com que insiste em tratar o assunto, e a realidade de fortalecimento do peemedebista na política de Santo André.


 


Por mais que o Diário do Grande ABC desta sexta-feira ainda tenha se esmerado em dar interpretação dúbia à postura oficial de Michel Temer, diferentemente do ABCD Maior, do Repórter Diário e do Diário Regional, por exemplo, os leitores precisam estar informados sobre o seguinte: as negociações políticas nacionais não vão interferir no quadro sucessório em Santo André além dos limites prudenciais.


 


O que isso significa? Que Nilson Bonome é mesmo candidatíssimo à Prefeitura que tão bem conhece, que Nilson Bonome dificilmente entrará numa teia de composição nacional que o coloque na campanha de Aidan Ravin e que Nilson Bonome pode sim, conforme o andar da carruagem, somar forças com Carlos Grana, candidato do PT, antes do primeiro turno ou durante o segundo turno.


 


Quem conhece o mínimo necessário sobre as relações dos últimos meses entre Nilson Bonome e o prefeito Aidan Ravin sabe que a reinstalação dos contatos que energizariam a candidatura à reeleição do petebista é tão provável quando os jogadores do Corinthians cantarem o hino do São Paulo nos vestiários, antes de um jogo decisivo. Ou vice-versa.


 


Incompatibilidade


 


Entre Aidan e Bonome não existe absolutamente mais nada que possa sugerir reaproximação. Exceto se Nilson Bonome passar por lobotomia que faça desaparecer todas as humilhações que passou na medida em que o cargo de primeiro ministro foi esvaziado com recomposições internas do poder na Administração Aidan Ravin. Até lhe tomaram o estacionamento privativo no Paço Municipal, uma das últimas etapas do processo de dilapidação do patrimônio moral de um executivo público. E em nome da governabilidade que ajudou a construir, Nilson Bonome segurou a barra com classe. E continua a segurar, porque de sua boca, em várias entrevistas, não sai uma crítica sequer ao chefe do Executivo de Santo André. E olhem que motivos não faltam.


 


O que mais me impressiona quanto observo o jornalismo regional é o buraco entre os fatos e as informações publicadas. Das duas uma: ou a maioria dos jornalistas não consegue formar um grupo de fontes confiáveis que possam alimentar o noticiário ou há uma interferência tão grande na produção de informações por parte dos donos dos veículos que a realidade é simplesmente mascarada. Sou capaz de apostar na segunda versão. Principalmente no Diário do Grande ABC, onde tudo passa pelo crivo do presidente Ronan Maria Pinto, inclusive a tentativa de escalar e comandar candidatos aos Paços Municipais. Sem contar que vive a meter o dedo da arbitrariedade na cara de alguns chefes de Executivo que ousam desobedecer-lhe mandos e desmandos.


 


Metralhadora giratória


 


O noticiário enviesado da semana passada sobre a sucessão eleitoral em Santo André, quando se procurou levar uma leitura de empobrecimento da candidatura de Nilson Bonome, mostra bem a que está na praça o Diário do Grande ABC. Uma metralhadora giratória de interesses prioritários daquela empresa, geralmente em detrimento da sociedade como um todo, transforma o jornalismo regional numa enorme mancha à democratização da informação e ao emergir da cidadania.


 


A imparcialidade no jornalismo é utopia, como se sabe, mas no caso do Diário do Grande ABC o que se registra e se expande a cada página virada com as digitais de Ronan Maria Pinto é a quintessência da particularização de interesses pessoais e negociais. Tudo que fere de morte o mínimo que se entende por jornalismo de verdade.


 


A candidatura de Nilson Bonome é apenas mais um fato muito mal interpretado pelo Diário do Grande ABC porque converge a cegueira do direcionamento automático aos interesses da casa, por assim dizer.


 


Longe de qualquer juízo de valor sobre as alterações que se darão no quadro político em Santo André com a inserção de Nilson Bonome entre os concorrentes ao Paço Municipal, o que se coloca na mesa é até quando o Diário do Grande ABC seguirá a missão inglória e mais que isso, acintosamente arbitrária, de remar contra os fatos na tentativa de transformar versões seletivas em fatos interesseiros. Jornalismo interpretativo não é para amadores nem para impostores. Requer talento, um mínimo de isenção e senso de responsabilidade porque é um bumerangue. O caso da candidatura de Nilson Bonome em Santo André acertou em cheio as mal-traçadas linhas do Diário do Grande ABC.    


Leia mais matérias desta seção: Política

Total de 863 matérias | Página 1

17/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (9)
16/09/2024 Três versões de um debate esclarecedor
14/09/2024 GILVAN SOFRE COM DUREZA DO DEBATE
13/09/2024 Voto Vulnerável é maior risco de Gilvan Júnior
12/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (8)
10/09/2024 Gênios da Lamparina querem subprefeituras
10/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (7)
06/09/2024 Largada eleitoral para valer vai começar agora
06/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (6)
04/09/2024 É a Economia, Marcelo, Luiz Fernando e Alex!
04/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (5)
02/09/2024 QUAL É O PREÇO DE FORA BOLSONARO?
02/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (4)
30/08/2024 Marcelo Lima responde ao UOL como prefeito
30/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (3)
28/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (2)
27/08/2024 Luiz preocupado com Luiz indicado por Luiz
26/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (1)
20/08/2024 Seis armas de Zacarias que tiram sono do Paço