Administração Pública

Luiz Marinho vai se consagrar
como prefeito quase obreiro

DANIEL LIMA - 21/08/2015

Quem sustenta que Luiz Marinho ficará na história da Administração Pública da Província do Grande ABC como prefeito quase obreiro é o próprio Luiz Marinho. Esta é a conclusão a que cheguei (seria melhor dizer que é a conclusão confirmada a que cheguei) após ler a entrevista do petista ao jornal virtual e impresso ABCD Maior. Marinho discorre o tempo todo sobre as obras que realizou, sobre as obras que iniciou e sobre as obras que pretende deixar para o sucessor iniciar. Coloca tudo, absolutamente tudo, no mesmo saco.


 


Quem se ausentou por alguns anos da região e acompanha a entrevista não saberá distinguir realidade de projeção. Prefeito quase obreiro, portanto, é aquele que projeta muitas coisas e realiza algumas coisas. Prefeito obreiro projeta e realiza muitas coisas. O Observatório de Promessas e Lorotas desta revista digital revela o tamanho do buraco das propostas do prefeito de São Bernardo.


 


Pretendo escrever muito, mas muito mais sobre as duas temporadas de Luiz Marinho à frente da principal cidade da região. Já o fiz em várias situações. Não arredo pé de conclusão da qual gostaria muito de me arrepender, e não teria dúvidas em assumir mea-culpa: o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e ex-ministro de duas pastas do governo Lula da Silva é mesmo um gestor medíocre. Entendam medíocre no sentido lato do termo, embora, quando se invade o terreno econômico, ou seja, de olhar e de ações voltados às atividades produtivas, Luiz Marinho não passe mesmo de medíocre no sentido mais popular do termo.


 


Água no chope


 


Tenho cá comigo a certeza de que, exatamente por ser medíocre (agora no sentido etimológico do verbete), Luiz Marinho só alçou os voos que alçou -- e que lhe conferem trajetória interessante para quem observa biografia acriticamente -- porque sempre contou com o suporte logístico, por assim dizer, de seu patrono, o ex-metalúrgico, ex-dirigente sindical e ex-presidente Lula da Silva.


 


Nem mesmo o fato de ter contado com retaguarda experiente na área pública (a então ainda não ministra Miriam Belchior deu assessoria permanente antes de Marinho assumir o primeiro mandato) conferiu ao prefeito de São Bernardo brilho que não fosse emprestado temporariamente pelo fluxo de recursos financeiros do governo federal. Até que a Operação Lava Jato e as lambanças fiscais iniciadas com Lula da Silva e explicitadas por Dilma Rousseff colocaram água no chope de conquistas materiais.


 


Luiz Marinho reúne capacidade pouco comum de não conseguir surpreender com formulação verbal que o coloque distante da raia miúda da política.  Suas declarações são velhos clichês -- e aí entra em campo um fator de enfraquecimento das possibilidades de vir a dar saltos sem o impulso do ex-presidente – no cometimento de barbaridades avaliativas ditadas pela ideologia cega.


 


Coleção de tropeços


 


Há nesta revista digital coleção de barbaridades interpretativas de Luiz Marinho. Imagino o dia em que, ao contar com alguma visibilidade nacional, o quanto sofrerá nas mãos de jornalistas igualmente independentes mas que tenham audiência maior nas principais publicações do País.


 


A entrevista de Luiz Marinho ao ABCD Maior no dia do aniversário de São Bernardo é o retrato bem acabado de um prefeito quase obreiro que não será reverenciado no futuro porque as obras físicas que deixará serão tão poucas e, muitas das quais, incompletas. A lógica política assegura que o povo atribuirá ao prefeito de plantão a paternidade das obras que inaugurar. Na maioria dos casos, nada mais lógico, porque existe uma fina sintonia orçamentária entre projetos e obras realizadas.  


Leia mais matérias desta seção: Administração Pública

Total de 813 matérias | Página 1

15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
25/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (2)
24/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (1)
19/09/2024 Indicadores implacáveis de uma Santo André real
05/09/2024 Por que estamos tão mal no Ranking de Eficiência?
03/09/2024 São Caetano lidera em Gestão Social
27/08/2024 São Bernardo lidera em Gestão Fiscal na região
26/08/2024 Santo André ainda pior no Ranking Econômico
23/08/2024 Propaganda não segura fracasso de Santo André
22/08/2024 Santo André apanha de novo em competitividade
06/05/2024 Só viaduto é pouco na Avenida dos Estados
30/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (14)
24/04/2024 Paulinho Serra segue com efeitos especiais
22/04/2024 Paulinho Serra, bom de voto e ruim de governo (13)
10/04/2024 Caso André do Viva: MP requer mais três prisões
08/04/2024 Marketing do atraso na festa de Santo André