Política

Braido diz que
PT pode vencer

DANIEL LIMA - 05/09/2003

Única cidade do Grande ABC ainda não conquistada pelo Partido dos Trabalhadores, São Caetano pode ter um prefeito da agremiação do presidente Lula da Silva em 2005. A previsão não é de um petista de carteirinha, como se poderia imaginar. Quem apostaria todas as fichas hoje na vitória do vereador Hamilton Lacerda, é o ex-triprefeito Walter Braido. Candidato a deputado estadual mais votado no ano passado no Município, com 20 mil votos, Hamilton Lacerda seria o líder de pesquisas encomendadas pelo Paço Municipal.


Em entrevista ao jornal São Caetano Agora, Walter Braido afirmou inicialmente que Hamilton Lacerda é hoje favorito às eleições do ano que vem. Depois de Diadema do então petista Gilson Menezes, em 1982, quando o PT conquistou sua primeira Prefeitura no Brasil, o partido foi colecionando vitórias tanto dentro quanto fora da região e hoje soma 189 administrações municipais. Mas nada se compara à possibilidade de chegar ao Executivo de São Caetano.


Em outros tempos, PT e São Caetano se constituíam antagônicos como um Fla-Flu, mas agora a situação é diferente. Hamilton Lacerda é espécie de Geraldo Alckmin mais à esquerda ou Aloisio Mercadante mais à direita; portanto, longe do radicalismo com que o PT foi estigmatizado por vacação e discriminação. Horácio Neto, do PT mais à esquerda, não passaria pelas prévias num embate com Lacerda.


A interpretação do quadro pré-eleitoral de Walter Braido, responsável político pelo também triprefeito Luiz Tortorello, é encarada sob ângulos distintos. Há quem atribua à postura cética de Braido uma tentativa de negociação com o Paço Municipal na escolha do candidato à sucessão de Tortorello atenda aos dois grupos situacionais. Afinal, atribui-se a Braido pelo menos 30% de potencial de votos na cidade. Se não houver consenso, Braido levaria seu peso para o candidato do PT. A outra versão seria exatamente o que parece: os conservadores morrem de medo de perder o Paço para uma esquerda mais adocicada, mas sempre esquerda.


Inimigos? – As relações entre Luiz Tortorello e Walter Braido já foram melhores. Tanto que o ex-triprefeito disse ao jornal de São Caetano que Tortorello gasta demais à frente do Executivo. Sem contar que deu alfinetadas sobre a qualidade de vida reconhecidamente diferenciada do Município, considerando-a resultado histórico, não de um único administrador, como Tortorello procura enfatizar. É claro que nem Braido e nem Tortorello colocam na mesa de eventuais debates a responsabilidade pelas perdas econômicas de São Caetano nos últimos 20 anos, quando foi duramente atingida pela desindustrialização e não conseguiu repor as perdas com projeto alternativo de desenvolvimento. Apenas a guerra fiscal no setor de serviços compensou em pequena parte a profusão da queda de repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).


Walter Braido deixa evidenciado que o caldo entornará de vez se o governo Lula da Silva colocar o Brasil nos trilhos econômicos e minimizar os efeitos sociais da recessão. O ex-triprefeito sabe o quanto sistemicamente pesa a estrela petista na capitalização do sucesso do governo federal. E não desconhece também que a recíproca é verdadeira: Hamilton Lacerda pode sofrer rebaixamento eleitoral se Lula não der conta das demandas mais emergentes.


O candidato dos sonhos de Walter Braido provavelmente não será o desejado por Luiz Tortorello. O atual prefeito de São Caetano afirma que vai deixar a decisão para uma espécie de prévia eleitoral dos próprios moradores, mas sustenta-se que o médico José Auricchio, secretário de Saúde, seria o seu favorito. Como outros já passaram por essa mesma filtragem especulativa, como os também secretários Iliomar Darronqui e Nairo Ferreira, a prudência manda esperar. O time político de Braido penderia por Nairo Ferreira.


No fundo, no fundo, as duas maiores forças políticas da conservadora São Caetano temem que Hamilton Lacerda continue sendo visto também como um moderado moderno, desses capazes de operar mudanças sem revoluções armadas.      



Leia mais matérias desta seção: Política

Total de 863 matérias | Página 1

17/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (9)
16/09/2024 Três versões de um debate esclarecedor
14/09/2024 GILVAN SOFRE COM DUREZA DO DEBATE
13/09/2024 Voto Vulnerável é maior risco de Gilvan Júnior
12/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (8)
10/09/2024 Gênios da Lamparina querem subprefeituras
10/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (7)
06/09/2024 Largada eleitoral para valer vai começar agora
06/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (6)
04/09/2024 É a Economia, Marcelo, Luiz Fernando e Alex!
04/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (5)
02/09/2024 QUAL É O PREÇO DE FORA BOLSONARO?
02/09/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (4)
30/08/2024 Marcelo Lima responde ao UOL como prefeito
30/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (3)
28/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (2)
27/08/2024 Luiz preocupado com Luiz indicado por Luiz
26/08/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (1)
20/08/2024 Seis armas de Zacarias que tiram sono do Paço