Os leitores loucos por futebol e os leitores que não acompanham futebol têm a seguir uma oportunidade de contar com apanhado da produção das três equipes do Grande ABC que disputam conjuntamente pela primeira vez a Série A do Campeonato Paulista. Mas, para não tornar enfadonha uma série de informações, vamos expô-las em forma de teste. Não se envergonhem de, possivelmente, tropeçarem em muitas das opções. Se insistirem e forem até a última questão, no mínimo terão recolhido dados que poderão habilitá-los a não passar vergonha se num teste de cidadania regional alguma coisa relativa a esportes for levada à mesa.
Vamos então ao teste de conhecimento esportivo regional das nossas equipes na Série A do Campeonato Paulista?
Para que se avalie o grau de conhecimento do futebol do Grande ABC é indispensável que as respostas sejam apontadas à medida que se apresentam as perguntas em ordem numérica. Qualquer iniciativa em contrário invalidará o teste como aferidor esportivo.
1. As equipes da região jogam num mesmo esquema tático básico, do qual derivam outros. Que esquema tático é esse?
a) É o 4-4-2, que significa quatro zagueiros na mesma linha, quatro jogadores no meio de campo, dois mais voltados à marcação e outros dois mais livres para a armação, e dois atacantes se revezando entre os lados e o centro do campo.
b) É o 3-5-2, que consiste em três zagueiros para fechar os espaços defensivos, dois alas que se juntam a três meio-campistas que se revezam na marcação e no apoio ao ataque, e dois atacantes livres para aproveitar os espaços que se abrem.
c) É o 4-5-1, que consiste em quatro zagueiros, cinco jogadores no meio de campo e apenas um atacante, isolado na frente.
2. Os times da região se notabilizaram na competição, entre outros aspectos:
a) Pela eficiência defensiva, que representou poucos gols sofridos.
b) Pela eficiência ofensiva, que deu uma dinâmica toda especial ao conceito de atacar.
c) Pela dificuldade de conciliar sistema defensivo e sistema ofensivo, tornando-se pouco efetivo tanto para defender como para atacar.
3. Faltando três rodadas para o encerramento da competição, o que temos é o seguinte quadro classificatório:
a) Santo André e São Bernardo estão com o pé na cova e o São Caetano já foi praticamente para a cucuia em termos de classificação às quartas-de-final.
b) O São Caetano já está classificado para as quartas-de-final enquanto o Santo André e o São Bernardo já foram rebaixados.
c) Os três times já foram rebaixados.
4. Nas arquibancadas, a realidade mais surpreendente para a maioria é a seguinte:
a) As três equipes da região lotaram os respectivos estádios.
b) Santo André e São Caetano seguem sem massa torcedora.
c) O São Bernardo montou um esquema praticamente infalível para levar pelo menos 10 mil torcedores ao Estádio Primeiro de Maio.
5. Qual desses enunciados é o mais próximo da realidade:
a) O Santo André mostrou que repetir a organização da temporada anterior é uma barbada, por isso está deitando e rolando no campeonato.
b) O São Caetano prova mais uma vez que não adianta contar com bons valores individuais se não houver quem seja capaz de acrescentar coletivismo ao grupo.
c) O São Bernardo provou que recorreu a especialistas de peso quando desenhou o time que iria fazer sucesso no campeonato, alcançando objetivos traçados.
6. Que enunciado está conectado com a classificação do campeonato:
a) Noroeste de Bauru e Grêmio Prudente estão praticamente rebaixados, enquanto Santo André e São Bernardo lutam para não cair porque dependem de seus resultados e também do fracasso de Linense, de Botafogo e de Ituano.
b) O São Caetano precisa ganhar apenas um dos três jogos que lhe restam para chegar às quartas-de-final.
c) O Santo André não empatou nenhum dos 16 jogos que disputou até agora.
7. O que seria preciso para o Santo André escapar do rebaixamento:
a) Vencer dois dos três jogos que lhe restam, domingo contra o Grêmio Prudente no Estádio Bruno Daniel, depois contra o São Bernardo do Estádio Primeiro de Maio e na última rodada contra o Corinthians no Bruno Daniel.
b) Basta vencer um dos três jogos e tudo estará resolvido.
c) Basta empatar dois dos jogos e vencer o outro.
8. O que seria preciso para o São Bernardo deixar a zona de rebaixamento ao final da competição:
a) Vencer pelo menos um dos jogos que lhe restam, contra o São Caetano no Anacleto Campanella, Santo André no Primeiro de Maio ou a Portuguesa no Canindé.
b) Vencer os três jogos que lhe restam.
c) Vencer dois dos três jogos que lhe restam.
9. Para o São Caetano chegar às quartas-de-final é preciso:
a) Empatar os três jogos finais, contra São Bernardo, Corinthians no Pacaembu e Linense em São Caetano.
b) Vencer os três jogos.
c) Vencer dois dos jogos e empatar o outro.
10. Com quantos jogadores de cada equipe do Grande ABC este jornalista elegeu a seleção regional da competição:
a) Três do Santo André, três do São Caetano e cinco do São Bernardo.
b) Oito do São Caetano, dois do Santo André e um do São Bernardo.
c) Cinco do Santo André, um do São Caetano e cinco do São Bernardo.
11. Quais seriam os resultados ideais das equipes do Grande ABC para não agravarem o sufoco de risco de rebaixamento neste final de semana:
a) Vitória do Santo André contra o Grêmio Prudente e empate no clássico entre São Caetano e São Bernardo.
b) Vitória do Santo André contra o Grêmio Prudente e vitória do São Caetano diante do São Bernardo.
c) Vitória do Santo André contra o Grêmio Prudente e vitória do São Bernardo em São Caetano.
12. No que se destacou o técnico Sandro Gaúcho, sucessor de Pintado no comando do Santo André:
a) Manteve o esquema tático defensivo, com o máximo possível de jogadores, e seguiu acreditando em chutões lotéricos em direção ao campo adversário.
b) Manteve o esquema tático defensivo, apertando o cerco na marcação, e recomendou que mais que pressa, era preciso jogar com paciência, esperando o erro do adversário.
c) Mandou o time todo para o ataque contra todos os adversários, porque adotou a filosofia de que perdido por um, perdido por 10.
13. O que significou a contratação do técnico Estevam Soares para o São Bernardo:
a) Ele não fez praticamente nenhuma mudança tática na equipe herdada de Ruy Scarpino, o que significa basicamente jogar com alas bem avançados, sempre dispostos a lançar a bola na área adversária, para a corrida da dupla da área.
b) Ele deu menos importância tática ao monopólio dos alas com o adensamento do meio de campo e a valorização da posse de bola para dar maiores opções aos atacantes em jogadas de aproximação.
c) Ele recolheu o time integralmente ao sistema defensivo, jogando exclusivamente no contra-ataque.
14. O que significou a contratação do técnico Ademir Fonseca para o São Caetano:
a) Ele decidiu a muito custo que seria melhor escalar três zagueiros e colocar mais jogadores no meio de campo, mas o sistema ofensivo não consegue se ajustar.
b) Ele decidiu jogar sempre com quatro zagueiros e quatro jogadores no meio de campo porque não correria o risco de ser surpreendido em contra-ataques.
c) Ele resolveu revolucionar a equipe escalando dois atacantes pelas extremas, um centroavante mais avançado e um meia-atacante para abastecê-los, deixando apenas dois jogadores para auxiliar os zagueiros.
Respostas: 1-b; 2-c; 3-a; 4-c; 5-b; 6-a; 7-a; 8-c; 9-b; 10-b; 11-c; 12-b; 13-b; 14-a
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André