Até a rodada de terça-feira era o Icasa de Juazeiro do Norte a salvação do São Caetano da zona de degola da Série B do Campeonato Brasileiro, mas depois dos resultados há redirecionamento de preocupações: passou a ser o ASA de Arapiraca o time sobre o qual o São Caetano deve mover toda a torcida para evitar o rebaixamento. Não que o Icasa esteja fora de cogitação, mas a tabela de jogos que restam (apenas três rodadas) é teoricamente mais complicada para o ASA. Muito mais até do que para o São Caetano.
O São Caetano tem 44 pontos ganhos e 10 vitórias na Série B, contra 42 pontos e 11 vitórias do ASA. Dois pontos parecem pouco, mas quando restam apenas três jogos é considerável. Significam 22% de vantagem. Mas não é aí que mora a vantagem do São Caetano. Acompanhem o raciocínio que se segue:
a) O São Caetano joga em casa neste sábado contra um Náutico praticamente classificado (só precisa de um ponto, que pode ser conquistado diretamente num dos três jogos que ainda disputará ou mesmo indiretamente, com um empate do Bragantino, o quarto colocado na classificação) enquanto o ASA pega a moleza do lanterninha e rebaixado Duque de Caxias. As dificuldades para o São Caetano são maiores. Por isso, terminar a rodada fora da zona de rebaixamento, onde está o ASA, é fundamental. Daí, a vitória é questão de honra. Um empate ante o Vitória colocaria o São Caetano na margem de risco porque o ASA poderia chegar
aos mesmos 45 pontos ao final da rodada e, com uma vitória a mais, deixaria a degola temporária para o São Caetano.
b) Na penúltima rodada, sábado seguinte, o São Caetano joga com o Vitória na Bahia e o ASA com o Bragantino em Bragança Paulista.
c) Na última rodada, o São Caetano joga em casa com o Criciúma e o ASA em casa com o Vitória.
O que poderá ajudar a decidir a sorte do São Caetano e do ASA na competição, já que o Icasa agora é o terceiro com maior risco de queda, é o que a tabela reserva para Bragantino e Vitória, as duas equipes mais próximas da quarta colocação e do acesso à Série A.
O São Caetano tem de torcer muito para que tanto Bragantino quanto Vitória só resolvam a situação na última rodada. O Bragantino tem 55 pontos e enfrenta o Goiás neste sábado em Bragança Paulista, enquanto o Vitória, com 54 pontos, joga com o Criciúma em Salvador. A tendência é de que as duas equipes mandantes vençam.
Nas duas últimas rodadas o Bragantino e o Vitória vão enfrentar o ASA. E isso pode fazer a festa do São Caetano. Há muita diferença entre enfrentar um time que joga para não cair ou que joga para subir e um time sem compromisso com o resultado.
Por isso mesmo o Icasa carrega a vantagem da tabela, já que vai enfrentar em seu estádio uma Portuguesa já campeã e um Salgueiro já rebaixado. Só sairá, na penúltima rodada, para enfrentar o Goiás. A equipe goiana poderá estar eliminada de qualquer possibilidade de acesso caso perca neste sábado para o Bragantino. A diferença atual de quatro pontos subiria para sete, impossível de ser recuperada em dois jogos.
Só existe uma possibilidade de o Vitória jogar na última rodada em Arapiraca com o ASA sem precisar vencer o mandante: basta que seja derrotado
Dentro da multiplicidade de conceitos que passaram a contextualizar os resultados do São Caetano no campeonato, o que se desenha para a rodada deste final de semana é o seguinte:
a) Fortemente Positiva -- Caso vença o Náutico no Estádio Anacleto Campanella e seja beneficiado com a derrota
b) Positiva -- Caso vença o Náutico, o ASA seja derrotado pelo Duque de Caxias e o Icasa empate com o Salgueiro.
c) Razoavelmente Positiva -- Caso vença o Náutico e tanto o ASA quanto o Salgueiro empatem os jogos em casa.
d) Razoavelmente Negativa -- Caso empate com o Náutico e tanto o ASA quanto o Icasa empatem seus jogos.
e) Negativa -- Caso seja derrotado pelo Náutico enquanto o ASA empata com o Duque de Caxias e o Icasa vença o Salgueiro.
f) Fortemente Negativa -- Caso seja derrotado pelo Náutico, e Icasa e ASA vençam.
Leiam também:
São Caetano perde imunidade à degola após Rodada Negativa
Por que o São Caetano joga
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André