Política

Marinho começa temporada com
ampla vantagem sobre Aidan Ravin

DANIEL LIMA - 04/01/2012

O prefeito de São Bernardo começa o último ano do mandato conquistado nas eleições de 2008 com ampla vantagem estratégico-eleitoral sobre o prefeito de Santo André, igualmente sufragado naquela temporada. A cotação de Luiz Marinho na bolsa de apostas à reeleição é muito maior que a de Aidan Ravin. O que tem uma coisa a ver com a outra? Que Luiz Marinho pode ajudar a liquidar a eleição em Santo André favoravelmente ao também petista Carlos Grana.

Decidir o jogo no primeiro turno em São Bernardo e colocar a militância e as celebridades vermelhinhas para liquidar o jogo no segundo turno em Santo André é o plano perfeito do PT para construir um resultado aparentemente improvável, mas não descartável: imprimir o resultado regional de 6 a 1 nas próximas eleições. Somente São Caetano estaria fora do cesto da goleada.

A perspectiva de ganhar o jogo no primeiro turno em São Bernardo é mais que viável. Haja vista que a oposição está tão perdida quanto o Santos ante o Barcelona.

Tão perdidos estão os oposionistas em São Bernardo que o deputado federal William Dib, prefeito duas vezes, já costurou o nome do político que vai para o sacrifício de apanhar sem reclamar: o vereador Admir Ferro.

Os deputados estaduais Orlando Morando e Alex Manente fazem firulas verbais, principalmente o segundo, mas tudo não passa de encenação. Eles têm mesmo é horror à possibilidade de massacre que comprometeria o futuro, porque ambos tem o futuro como aliados, jovens que são.

Governador cuidadoso

Tudo indica que os oposicionistas em São Bernardo não terão suporte financeiro de campanha do governo do Estado. Primeiro porque disputa eleitoral é como aplicação financeira: avalia-se com extremo cuidado e racionalidade a possibilidade de sucesso para modular os investimentos. Quando a aplicação se torna contraproducente, de custo-benefício arriscadíssimo, os recursos financeiros mínguam.

O deputado estadual Alex Manente, aparentemente mais interessado na disputa com Luiz Marinho do que Orlando Morando, está apenas jogando para a platéia, como bom jogador que é. Sabe que, salvo excepcionalidades locais ou macronacionais que possam afetar os situacionistas, não existe luz no final do túnel — até porque não se está no túnel, mas num buraco sem fim.

Na vizinha Santo André, o prefeito Aidan Ravin, que nem entre os mais efusivos partidários alcança índices de aprovação de Luiz Marinho, o sonho é contar com o apoio do vereador Paulinho Serra para alavancar votos da classe média tradicional em densidade suficiente à polarização da disputa com o petista Carlos Grana, levando a definição também ao primeiro turno. Com isso, fugiria da armadilha do adversário, reforçado pelo grupo de militantes petistas de São Bernardo.

Salles no jogo

É claro que Aidan Ravin desconsidera uma quarta candidatura, do advogado Raimundo Salles, que, reduzindo o impacto da importância de Paulinho Serra principalmente na classe média, também poderá ter votos suficientes para levar a disputa ao segundo turno.

A dificuldade de um acerto que conduza Paulinho Serra às hostes do governo Aidan Ravin é enorme. O peessedebista parece que finalmente acordou para o fato de que precisa sair das sombras eleitorais como eterno figurante.

Paulinho Serra poderá ter num eventual segundo turno em Santo André uma força semelhante a de Alex Manente nas eleições de 2008 em São Bernardo. Manente teve o passe valorizadíssimo pelo finalista Luiz Marinho, contribuindo para a vitória no turno decisivo.

A diferença, que torna a equação mais problemática para Paulinho Serra, é que novamente aparece a potencialidade de Raimundo Salles como possível adversário à concentração de votos complementares decisivos do segundo turno.

Não é por outra razão que Raimundo Salles há muito está entre os aliados do PT em Santo André. É uma espécie de antídoto à influência decisiva de Paulinho Serra num segundo turno que envolveria Carlos Grana e Aidan Ravin. Ou de um concerto dos situacionistas que procure definir o jogo no primeiro turno. Raimundo Salles é uma reserva de votos que reduziria o impacto eleitoral de Paulinho Serra.

Por enquanto, algumas pesquisas eleitorais conduzem a resultados que colocam Paulinho Serra como terceira via e Raimundo Salles na condição de quarta via. Lá na frente, de acordo com o contexto eleitoral, a ordem dos fatores não alteraria o produto final: a disputa pela Prefeitura passaria longe da polarização pretendida por Aidan Ravin. E uma quarta via amenizaria a força supostamente desequilibradora de uma terceira via. Aí a militância petista poderia fazer a diferença. Tanto quanto o desembarque de altos coturnos do governo federal. Sem contar o ex-presidente Lula da Silva, é claro, avalista da candidatura de Carlos Grana. Avalista não: incentivador e monitorador.

Interpretando o noticiário

Convém aos leitores acompanharem o noticiário político regional com a agudeza interpretativa que os jornais, de maneira geral, ignoram por desconhecimento ou interesses outros. Na maioria dos casos, o que está impresso em forma de declarações de candidatos e respectivas assessorias não é o que de fato se pretende. A dissimulação é uma das armas de disputas eleitorais.

O jogo de cena prevalece. Certo mesmo é que o jogo em Santo André provavelmente jamais esteve tão vinculado ao resultado do jogo em São Bernardo, porque a força da militância petista da capital política e econômica da Província do Grande ABC se mostraria avassaladora.

Já surgiram algumas tentativas calibradamente preparadas para tentar queimar a imagem de Carlos Grana. Caso específico da boataria que coloca o ex-integrante do Fórum da Cidadania do Grande ABC na corda bamba da viabilidade eleitoral, a ponto de correr o risco de ser substituído pela ministra Miriam Belchior. Tudo bobagem. Nestas alturas do campeonato Carlos Grana reúne números mais favoráveis nas sondagens eleitorais do que Dilma Rousseff à mesma época, então candidata à Presidência da República.

A fragilização da candidatura de Carlos Grana nas páginas impressas é apenas ressonância de idiossincrasias de gabinetes situacionistas na Prefeitura de Santo André. Tudo absolutamente dentro da lógica do jogo a ser jogado, de desgaste do adversário. Mas não pode ser levada a sério.

Sério mesmo e sem manipulação é que o jogo em Santo André depende, entre tantos fatores, do jogo em São Bernardo. E o jogo eleitoral em São Bernardo é francamente favorável ao PT. Luiz Marinho, santista de coração, se sente confortável na posição do Barcelona. A oposição é o Santos. Em Santo André, por enquanto, o jogo eleitoral lembra o último Campeonato Brasileiro. Pegadíssimo demais. O que é um péssimo resultado para quem está no comando do Paço Municipal e enfrenta um adversário que, salvo algumas exceções por conta de brigas internas, costuma crescer na reta de chegada.

Leiam também:

Estrutura eleitoral de Marinho vai dar suporte à campanha de Grana

Carisma é mais um jogador de equipe que pretende ser campeã

Como disputar uma eleição com possibilidade de chegar na frente

Quem está pronto para levar uma surra de Luiz Marinho?

Embalado por Lula, PT quer seis das sete cidades da Província



Leia mais matérias desta seção: Política

Total de 895 matérias | Página 1

19/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (24)
14/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (23)
13/11/2024 O que farão Paulinho, Morando e Auricchio?
12/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (22)
05/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (21)
01/11/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (20)
30/10/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (19)
29/10/2024 CLUBE DOS PREFEITOS SOMA 35% DOS VOTOS
28/10/2024 MARCELO LIMA É O MAIOR VITORIOSO
25/10/2024 O que 63% do PIB Regional mudam no segundo turno?
23/10/2024 Oito combinações para apenas três vencedores
22/10/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (18)
21/10/2024 VITÓRIA-DERROTA? DERROTA-VITÓRIA?
18/10/2024 Mata-matas eleitorais viram carnificinas
16/10/2024 PESQUISAS ELEITORAIS ALÉM DOS NÚMEROS (17)
14/10/2024 PT DE SÃO BERNARDO: DERROTA PREVISÍVEL
11/10/2024 DERROTA DE MANENTE POR QUANTOS PONTOS?
10/10/2024 Marcelo-Morando deixa Alex Manente a nocaute
09/10/2024 PESQUISA: ERRO FEIO E ACERTO EM CHEIO