Apesar dos resultados decepcionantes de ontem, ao jogarem em casa, tanto o São Bernardo quanto o Saged, ex-Ramalhão, estão perto de respirar aliviados na Série B do Campeonato Paulista: ao São Bernardo resta agora, matematicamente e sem depender de terceiros, apenas uma vitória para formar de vez o pelotão dos finalistas da competição, integrado pelos oito primeiros colocados; e ao Saged, também sem depender de ninguém, uma vitória e um empate para escapar do pentarrebaixamento.
O Diário do Grande ABC publicou erroneamente nos últimos dias que ao São Bernardo bastaria uma vitória para classificar-se ao G-8. Não é verdade. Matematicamente, até prova em contrário, precisava antes da rodada de ontem de uma vitória e um empate, sem depender de ninguém. Simplesmente porque até então o Grêmio Barueri, nono colocado, contava com 23 pontos e seis vitórias, ante 28 pontos e nove vitórias do São Bernardo. Como faltavam três rodadas, o Grêmio poderia chegar a 32 pontos e o São Bernardo, com 28 e mais uma suposta vitória, chegaria no máximo a 31. Agora, o São Bernardo pode chegar a 35 pontos se vencer os dois jogos que lhe restam (domingo no Interior contra o União Barbarense e depois em casa ante o Palmeiras B). Se vencer apenas um dos jogos e o Grêmio Barueri os dois que lhe restam, estará garantido porque somará 32 e um número de vitórias (10), primeiro critério de desempate, que superaria o time de Barueri (nove vitórias). O Grêmio é praticamente a única equipe fora do G-8 com possibilidades de atingir a fase final tanto em eventual vaga desperdiçada pelo São Bernardo como por outras equipes desse agrupamento de elite.
O São Bernardo pode ser finalista mesmo perdendo os dois jogos que disputará, desde que o Grêmio Barueri não faça mais de três pontos e o Velo Clube empate ao menos um dos dois jogos que a tabela lhe reserva. Mas matematicamente, tanto até ontem quanto até o final de semana, ainda depende de terceiros para comemorar classificação. Ninguém pode festejar classificação mesmo em manchetes de jornais, sem que a matemática esteja irremediavelmente a seu lado.
Não tenho dúvidas de que o São Bernardo chegará à etapa decisiva, mas está abalada a esperança de constar entre os quatro primeiros dessa fase. Audax (32 pontos), Penapolense (31), Red Bull (30), Noroeste (30) e Atlético Sorocaba (29) estão à frente. O Palmeiras B, candidatíssimo ao rebaixamento, é uma galinha morta para um São Bernardo minimamente inspirado, na rodada final, mas o União Agrícola é parada duríssima neste final de semana.
Saged vai escapar
Também não tenho dúvidas de que o Saged escapará do rebaixamento. Entre outros motivos porque também tem uma galinha morta no meio de caminho -- o jogo de domingo em Araras ante um União São João já rebaixado. Talvez a galinha morta ganhe vida com infusões monetárias de terceiros interessadíssimos no resultado para fugirem da degola. A mala branca pode entrar em campo, mas seus efeitos são limitados. Quando não se tem qualidade de jogo não há dinheiro que dê jeito.
O problema do Saged é ter oscilado demais para baixo no empate de
É provável que a salvação do Saged (e também do Santracruzense, que abre a zona de rebaixamento) seja o Palmeiras B, que de fato é Palmeiras D. O time alviverde tem os mesmos 19 pontos do Saged e um a mais que o Santacruzense, mas joga duas partidas duríssimas: sábado contra o Noroeste na Capital e na última rodada diante do São Bernardo no Estádio Primeiro de Maio.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André