Esportes

São Bernardo ganha e aposta em
duas pontas para comemorações

DANIEL LIMA - 24/02/2014

O São Bernardo venceu o Linense no Interior por 3 a 1 ontem à noite pela Série A do Campeonato Paulista e mesmo sem beneficiar-se de resultados de terceiros com os quais concorre tanto para chegar às quartas-de-final da competição como na Série D do Campeonato Brasileiro só tem motivos para comemorar. Afinal, quanto mais permanecer próximo dos dois objetivos nas últimas rodadas, melhor para os planos. Afinal, três dos quatro últimos jogos serão no Estádio Primeiro de Maio, uma compensação da tabela ao desequilíbrio das rodadas anteriores, quando foi mais visitante.


 


Se é menos acentuada a possibilidade de o São Bernardo disputar a primeira fase eliminatória do Campeonato Paulista, quando enfrentaria o Santos em jogo único, não se pode dizer o mesmo da luta por uma das duas vagas à Série D do Brasileiro. Botafogo de Ribeirão Preto, Penapolense, Ituano, Audax e Rio Claro despontam como ameaças. A vantagem do São Bernardo é justamente jogar mais vezes em casa na reta de chegada. Botafogo e Ituano são os principais adversários.


 


É mais que possível é provável que a direção do São Bernardo esteja de olhos mais fixos na contagem geral de pontos, que definirá quem vai disputar a Série D do Brasileiro, do que no Grupo C, no qual a Ponte Preta é a principal concorrente. São Bernardo e Ponte Preta somam 18 pontos, cinco atrás do líder Santos.


 


A fórmula do campeonato não garante automaticamente um lugar na Série D do Brasileiro a quem chegar às quartas-de-final do campeonato estadual. A contagem geral de pontos é que pesa. O São Bernardo pode ficar em terceiro no Grupo C mas assegurar uma vaga na Série D se ficar entre os dois não ranqueados no calendário nacional que disputam a competição estadual.


 


Por enquanto, o São Bernardo está atrás do Botafogo (19 pontos), Penapolense (18 pontos e seis vitórias) e Ituano (18 pontos, cinco vitórias e 12 gols marcados). Com 18 pontos, cinco vitórias e 11 gols marcados, o São Bernardo é o quarto na competição paralela pela Série D do Brasileiro. O Audax (16 pontos) e o Rio Claro (15) também podem ser incluídos na lista, mas as possibilidades de sucesso são remotas. 


 


Se a concorrência com a Ponte Preta a uma vaga nas quartas-de-final do Paulista é indigesta, a corrida pela Série D não parece fora de lógica. Principalmente porque a tabela favorece ao São Bernardo, que enfrentará Rio Claro, Mogi Mirim e Oeste no Estádio Primeiro de Maio e só sairá ante o Bragantino, além de Palmeiras. O Botafogo joga em casa com Penapolense, Comercial e São Paulo. Sai para enfrentar o Atlético Sorocaba e Linense. O Penapolense joga em casa com XV de Piracicaba e Corinthians e sai contra Botafogo, Audax e Ituano. O Ituano joga em casa com Linense, Atlético Sorocaba e Penapolense. Sai ante Comercial e São Paulo. O Audax joga em casa com Penapolense e Linense e sai diante de Atlético Sorocaba, São Paulo e Comercial. Já o Rio Claro, que completa a lista de concorrentes, joga em casa com Paulista e Santos e sai para enfrentar Ponte Preta, São Bernardo e Portuguesa.


 


Desequilíbrio vitorioso


 


Quem disse que um time deve estar durante todo o tempo equilibrado para vencer um jogo fora de casa precisa rever os conceitos porque futebol não é mesmo ciência exata. O São Bernardo que ganhou de 3 a 1 do Linense foi do céu ao inferno tático. Fez um primeiro tempo objetivo e pragmático, como é de seu feitio, e terminou com vitória de 2 a 0. No segundo tempo foi totalmente dominado, poderia ter sofrido inclusive o empate, até que no último minuto, num dos raros contra-ataques organizados, fez 3 a 1. Bady foi o autor de dois gols (o volante Edson marcou o primeiro) e também, finalmente, o melhor justificadamente do time. O meia-armador foi mais dinâmico, principalmente no primeiro tempo, e ofereceu respostas que os companheiros só atendem com muita transpiração.


 


O São Bernardo guerreiro do primeiro tempo não apresentou nada diferente dos jogos anteriores: uma marcação sólida desde a intermediária adversária, com recuos ao campo de defesa, jogadas alongadas pelas extremidades com as subidas do lateral Rafael Cruz e as espetadas do rápido atacante Gil, e aparições de surpresa dos volantes Edson e Marino. Foi assim que fez 1 a 0, com Bady deslocado à direita, puxando o contragolpe e virando à esquerda para Edson completar. O segundo gol do São Bernardo foi um presente da defesa do Linense do qual Bady, com auxílio de Gil, aproveitou.


 


O segundo tempo do Linense foi muito melhor porque marcou a saída de bola do São Caetano, avançou os laterais, substituiu jogadores de marcação por atacantes e meias ofensivos e encurralou o adversário. O gol não demorou a sair em cabeceio após escanteio. Depois disso o empate rondou o tempo todo o gol de Wilson Júnior mas, no último instante, Bady juntou a esperteza da colocação e a técnica da infiltração rápida para fazer um gol cujo placar final mostra que o São Bernardo, mesmo sob condições adversas (também estava com um jogador a menor, porque Rafael Cruz foi expulso), leva a sério o desprezo à plástica e ao espetáculo em favor de resultados que o mantenham rumo à Série D.  


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged