Esportes

Uma Quarta-Feira de Cinzas mais
que decisiva para o São Bernardo

DANIEL LIMA - 03/03/2014

O Carnaval foi péssimo para os sonhos do São Bernardo na Série A do Campeonato Paulista. O que será então da Quarta-Feira de Cinzas, quando o representante da região no principal campeonato estadual do País joga a primeira das quatro últimas batalhas para chegar à fase de mata-matas ou, principalmente, garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro? O São Bernardo enfrenta o Rio Claro no Estádio Primeiro de Maio e participa indiretamente de vários outros jogos, não só nesta quarta como também no dia seguinte, no complemento da rodada. Nono colocado na classificação geral, o São Bernardo está atrás de Botafogo, Ituano, Penapolense e Rio Claro na luta pela Série D, e da Ponte Preta pelo mata-mata.


 


A rodada do Carnaval, sexta-feira e sábado, foi quase que completamente arrasadora para o São Bernardo, derrotado na noite de quarta-feira pelo Palmeiras no Pacaembu por 2 a 0. Seria bom o Ituano tropeçar em casa ante o Linense, mas o Ituano ganhou. Mesma coisa no jogo entre Rio Claro e Paulista, mas o Rio Claro venceu. Em Campinas, se a Ponte ao menos empatasse com o lanterninha Oeste, o São Bernardo festejaria. Deu Ponte. Como deu Botafogo em Ribeirão Preto ante o Penapolense. O empate teria sido perfeito. Só o empate do Audax em Sorocaba ante o Atlético evitou completo desastre do São Bernardo. O gol do time da casa aos 48 minutos do segundo tempo, no empate de 2 a 2, pelo menos aliviou um pouco a barra.


 


Nesta Quarta-feira de Cinzas o São Bernardo precisa vencer o Rio Claro no Estádio Primeiro de Maio. O resultado o levaria a superar o adversário na classificação geral e na ambição pela Série do Brasileiro, já que estão empatados com 18 pontos. Outros jogos desta quarta-feira que contam com a torcida do São Bernardo: o Botafogo vai a Sorocaba para enfrentar o Atlético, o Ituano a Ribeirão Preto para jogar com o Comercial, a Ponte Preta a Bragança Paulista para enfrentar o Bragantino e o Audax ao Morumbi para jogar com o São Paulo. O complemento da rodada, na quinta-feira, tem o jogo entre Penapolense e XV de Piracicaba como foco de atenção do São Bernardo, porque o time mandante perdeu em Ribeirão Preto mas segue em vantagem na classificação.


 


Pontos, a verdade


 


Considerando-se que a pontuação é a verdade parcial que deve ser mais respeitada, até que a última rodada seja realizada, Botafogo e Ituano são os principais adversários do São Bernardo na luta pela Série D Nacional, enquanto a Ponte Preta é o tormento ao mata-mata Paulista. Com 22 pontos e sete vitórias (primeiro critério de desempate), o Botafogo vai a Sorocaba nesta quarta-feira, enfrenta o Comercial no clássico de Ribeirão Preto na rodada seguinte, sai contra o ameaçadíssimo Linense na penúltima rodada e fecha a competição em casa contra o São Paulo. O Ituano, 21 pontos e seis vitórias, enfrenta o Comercial em Ribeirão Preto nesta quarta-feira, o Atlético Sorocaba no final de semana em Itu, sai na penúltima rodada para enfrentar o São Paulo e encerra a competição em casa diante do Penapolense. Com 18 pontos e cinco vitórias, o São Bernardo joga em casa seguidamente contra Rio Claro e Mogi Mirim, sai contra o Bragantino e encerra a disputa em casa diante do praticamente rebaixado Oeste.


 


A sequência de jogos dos dois principais concorrentes à Série D é mais complicada que a do São Bernardo, mas a soma de pontos e o número de vitórias tornam Botafogo e Ituano favoritos ao calendário nacional. A vantagem do São Bernardo nas rodadas finais, além de jogar três dos quatro jogos em casa e não enfrentar nenhuma equipe grande, é que Ituano e Botafogo disputam classificação às quartas-de-final com o Corinthians. Podem se sentir ameaçados além de conta.


 


Já a disputa pela vaga às quartas-de-final com a Ponte Preta, que tem 21 pontos, é mais indigesta. O time de Campinas sai nesta quarta-feira para enfrentar o Bragantino, joga em casa no final de semana ante o Rio Claro, vai ao Pacaembu para enfrentar o Palmeiras na penúltima rodada e encerra a fase de classificação em casa diante do Mogi Mirim.


 


A campanha do São Bernardo nesta terceira temporada de Séria A do Campeonato Paulista supera largamente as anteriores. Na primeira, em 2011, foi rebaixado à Série B. Na segunda, em 2013, salvou-se do descenso na última rodada. A equipe do técnico Edson Boaro não corre o menor risco de rebaixamento nesta temporada. Paulista (dois pontos), Oeste (cinco), Comercial (oito) e Atlético Sorocaba (nove) ocupam as quatro últimas posições. Pelo menos três outras equipes estão ameaçadas de queda: Linense (10), XV de Piracicaba (11) e Mogi Mirim (12). Todos os adversários finais do São Bernardo ocupam a chamada segunda página da classificação. O mais bem colocado é o Bragantino, em 12º lugar com 16 pontos e que disputa a segunda vaga do Grupo D com o Rio Claro. O que pode tornar o confronto com o São Bernardo, na penúltima rodada, um jogo decisivo. 


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged