A vitória do Audax sobre o Penapolense na noite de ontem por 2 a 0 no complemento da antepenúltima rodada da fase de classificação da Série A do Campeonato Paulista complicou ainda mais a situação do São Bernardo, que luta pela segunda e última vaga à Série D do Campeonato Brasileiro. O time de Osasco passou a ser ameaça maior que o Ituano. Rio Claro, Penapolense e agora também o XV de Piracicaba têm possibilidades matemáticas muito abaixo das de Ituano, São Bernardo e Audax. O Botafogo de Ribeirão Preto já comemora ida à Série D.
O resultado coloca o Audax com a mesma pontuação do São Bernardo (20), o mesmo número de vitórias (cinco) e saldo de gols abaixo (três do São Bernardo e nenhum do time de Osasco). À frente das duas equipes está o Ituano com 22 pontos, seis vitórias e saldo de quatro gols. O problema do Ituano é que terá o São Paulo pela frente, no Morumbi, enquanto o São Bernardo e o Audax enfrentam adversários de menor porte nas duas rodadas finais.
A perspectiva do Audax é melhor que a dos dois concorrentes mais diretos à vaga na Série D do Campeonato Brasileiro porque enfrentará adversários menos qualificados: vai medir forças com o Comercial em Ribeirão Preto e fechará a competição em casa com o Linense. As duas equipes somaram até agora 21 pontos no campeonato e estão ameaçadas de rebaixamento. O São Bernardo fecha a competição em casa contra um Oeste praticamente rebaixado e que só somou oito pontos até agora. Antes joga em Bragança Paulista contra um Bragantino que soma 19 pontos e está perdendo de um a zero para a Portuguesa um jogo interrompido ontem à noite por falta de energia elétrica. O complemento – todo o segundo tempo – está programado para a tarde desta quarta-feira.
Vencer é a saída
Derrota ou mesmo empate do Bragantino diante da Portuguesa seria péssimo resultado para o São Bernardo. A equipe do Interior tem o mesmo número de pontos do Rio Claro (19), concorrente direto à segunda colocação no Grupo D do Campeonato Paulista. Ou seja: o confronto com o São Bernardo passaria a ser decisivo para o Bragantino disputar as quartas de final com o Palmeiras, caso volte do jogo com a Portuguesa com apenas um ou nenhum ponto.
Aparentemente o Ituano é o favorito à Série D do Brasileiro, porque soma dois pontos e uma vitória a mais que o São Bernardo e o Audax. Mas o confronto com o São Paulo, no qual a derrota é o mais provável, pode atrapalhar tudo. O jogo que fecharia a participação do Ituano na fase de classificação do Paulista contra o Penapolense, em Itu, deverá ser decisivo. Eventual derrota para o São Paulo poderá tirar do time de Itu a autonomia de depender das próprias forças. Basta, nesse caso, que São Bernardo ou Audax (ou mesmo as duas equipes) vença fora de casa na penúltima rodada.
Ganhar a companhia do Audax na disputa com o Ituano era o que menos interessava ao São Bernardo. Um custo elevado em forma de castigo para quem jogou as duas últimas partidas em casa ante adversários de menor expressão e só somou um ponto.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André