Dos males, o pior. O trilema do São Caetano no jogo isolado de ontem à noite pela Série C do Campeonato Brasileiro acabou da pior maneira possível, mas que, dependendo do andar da carruagem classificatória, também poderá ser o melhor. O Guarani venceu o Juventude em Bragança Paulista por 1 a 0 e jogou o representante da região de volta à zona de rebaixamento. Qualquer que fosse o resultado o jogo era indigesto ao São Caetano, mas a soma de três pontos do Guarani talvez tenha sido a pior opção. Que também pode ser a melhor. O futuro vai dizer.
Com o resultado de ontem à noite o São Caetano voltou à penúltima colocação com 12 pontos ganhos, enquanto Guarani saltou a 15 e o Juventude manteve os 17, um apenas à frente do Macaé. As próximas rodadas podem colocar essas quatro equipes numa luta desesperada contra o rebaixamento, que já nocauteou o Duque de Caxias, com seis pontos ganhos. Os dois últimos colocados são rebaixados automaticamente à Série D do Brasileiro do ano que vem.
A vitória do Guarani ontem à noite pode ser vista por vários ângulos do São Caetano. Foi ruim porque a equipe da região voltou à zona de rebaixamento e o principal adversário na corrida contra a queda se distanciou três pontos na classificação. O resultado também pode ter uma interpretação otimista: com a derrota, o Juventude está potencialmente no entorno do rebaixamento, tanto como o Macaé. As duas equipes vão se enfrentar segunda-feira à noite pela 14a rodada. Quem vencer praticamente dará adeus aos perigos da queda. Um empate as manterá ameaçadas.
O São Caetano pode terminar a rodada do final de semana fora da zona da degola. Para isso precisa vencer o Madureira no Estádio Anacleto Campanella e contar com derrota do Guarani em Guaratinguetá contra uma equipe que está no G-4, o grupo que vai levar os quatro integrantes à fase de mata-mata.
No melhor dos cenários, ao final da próxima rodada o São Caetano teria o mesmo número de pontos do Guarani (15), e estaria a três pontos do Juventude (18) e quatro do Macaé (19), em caso de empate do time gaúcho com o carioca no confronto direto. Também o Caxias tem 19 pontos e poderia incorporar-se ao grupo de ameaçados, desde que perca para o lanterninha Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Se vencer, estará praticamente fora da queda.
Mais 10 pontos
Como se observa, mesmo com uma projeção bastante favorável, a situação do São Caetano é extremamente inquietante. Para piorar, restarão apenas quatro jogos e em três o São Caetano atuará como visitante. Não resta saída para o técnico Paulo Roberto dos Santos: treinamentos deverão intensificar alternativas ofensivas, principalmente de contragolpes, para que uma possível meta a ser traçada seja vitoriosa: o São Caetano necessita segundo as projeções atuais de duas vitórias em casa (Madureira e Guaratinguetá) e de pelo menos quatro pontos fora nos jogos contra Juventude, Tupi e Duque de Caxias, para escapar do descenso. Nada impossível.
Impossível mesmo é chegar entre os quatro, como ainda se alardeia aqui e ali. A projeção atual indica que o quarto colocado (e último classificável) precisará somar 28 pontos ao final da fase classificatória. O São Caetano precisaria fazer 13 dos próximos 15 pontos que vai disputar para chegar ao mata-mata. É melhor se concentrar no possível. E fazer de tudo para transformar o limão da matreira tabela da competição em limonada. Ou não é uma roubada jogar três dos quatro últimos jogos fora de casa quando a onça da luta por um lugar ao sol ou para fugir do rebaixamento vai beber água?
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André