Como é possível ganhar 11 pontos em apenas duas rodadas, as últimas rodadas da Série C do Campeonato Brasileiro, para fugir do rebaixamento? Que matemática é essa se cada jogo comporta apenas três pontos? Não existe mágica quando as duas rodadas ganham valor agregado. O São Caetano precisa ganhar 11 pontos porque deve somar aos seis que disputará nos dois jogos que lhe restam outros cinco dos seis que o Guarani igualmente jogará.
O time de Campinas é o único que pode salvar o São Caetano de uma queda menos de dois anos depois de a equipe da região ter flertado com a volta à Série A, quando chegou entre os primeiros da Série B e só ficou de fora do acesso por causa de critérios de desempate.
Jogos agregados são a combinação de resultados que diretamente interessam a uma ou mais equipes. O São Caetano segue com 15 pontos ganhos após a derrota de 4 a 0 para o líder Tupi, em Juiz de Fora, e agora só pode chegar a 21 pontos e seis vitórias. O Guarani empatou com o Mogi Mirim por 3 a 3, após estar perdendo de 3 a 0, e somou 20 pontos e quatro vitórias. Só pode fazer mais um ponto nos dois jogos que restam. Enquanto o São Caetano enfrenta o Guaratinguetá neste domingo em casa e sai na rodada final contra o rebaixado Duque de Caxias do Rio de Janeiro, o Guarani vai jogar com o Caxias como visitante na próxima rodada e encerrará participação na temporada com o Tupi, na rodada final, em Americana.
Rodadas comprometedoras
As possibilidades de queda à Série C são dramáticas para o São Caetano. Já eram complicadas antes mesmo de começar o segundo turno da fase classificatória. Numa competição de tiro curto como a Série C, na qual são realizadas apenas 18 rodadas na fase de classificação, não se pode perder tanto como o São Caetano perdeu nas primeiras rodadas. Foram cinco derrotas consecutivas nas primeiras seis rodadas. Imaginem um time da Série A ou da Série B derrotado seguidamente em 10 jogos de 38 rodadas programadas. É proporcionalmente a situação experimentada pelo São Caetano.
Por conta daquele desastre inicial o técnico Vilson Tadei foi demitido e Paulo Roberto dos Santos foi contratado. Eles fizeram muito sucesso na Série B do Campeonato Paulista desta temporada. Tadei quase levou o Santo André ao acesso que Paulo Roberto dos Santos garantiu ao São Bento de Sorocaba. E deixou um saldo satisfatório no São Caetano: ganhou 44,44% dos jogos disputados. Pena que tenha deixado a equipe durante a semana de preparação para o jogo em Minas Gerais. Paulo Roberto foi contratado pelo São Bento de Sorocaba, que disputará a Série A Paulista no ano que vem. O interino Márcio Griggio não manteve o nível de rendimento da equipe diante do Tupi. Perder de goleada é o pior dos resultados em circunstâncias normais. Quando há ameaça de rebaixamento, então, é uma catástrofe.
Rodada infernal
As ínfimas possibilidades de o São Caetano permanecer na Série C poderiam ter sido eliminadas antes da rodada do próximo final de semana. Uma combinação aparentemente improvável de resultados quase que se consumou. Guaratinguetá e Juventude não poderiam empatar o jogo que disputaram em Barueri, mas o um a um prevaleceu ao final, com um gol do Juventude nos descontos. O Macaé não poderia vencer como visitante o Duque de Caxias, mas venceu de 2 a 1. O Caxias tinha de perder em casa para o Madureira, chegou a estar em desvantagem de 2 a 0, mas reagiu e empatou. O São Caetano não poderia perder do Tupi, mas foi goleado. Só restava o Guarani como esperança, no último jogo da rodada, ontem à noite. O Mogi Mirim fez 3 a 0 em menos de 30 minutos, parecia ajudar para valer o São Caetano mas o time de Campinas reagiu e chegou ao empate já nos descontos. Resultado geral dos resultados: o Guarani é o único time que pode ser superado pelo São Caetano ou terminar em situação de empate na classificação com a equipe da região. Daí aqueles 11 pontos compulsórios à salvação.
Dois classificados
A disputa pelas quatro vagas entre as equipes do Grupo B da Série C do Brasileiro é intensa. Quatro vagas é força de expressão. Tupi, com 30 pontos, e Mogi Mirim, com 28 e oito vitórias, já estão matematicamente classificados. As outras duas vagas estão entre Madureira (23 pontos, seis vitórias e saldo positivo de seis gols), Macaé (23 pontos, seis vitórias e saldo negativo de dois gols), Guaratinguetá (22 pontos, cinco vitorias e saldo positivo de 10 gols), Juventude (22 pontos, cinco vitórias e saldo zero de gols), Caxias (22 pontos, cinco vitórias e saldo negativo de um gol) e até mesmo o Guarani (20 pontos, quatro vitórias e saldo negativo de dois gols).
O site Chance de Gol informa que o São Caetano reúne 94,4% de probabilidades de queda. Os 100% são completados pelo Guarani. Só mesmo o Sobrenatural de Almeida poderá salvar o São Caetano. Como salvou o Fluminense do Rio há alguns anos, dado como rebaixado dentro de campo e que, dentro de campo, escapou da degola.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André