A derrota de 1 a 0 na abertura da Série A do Campeonato Paulista sábado à tarde em Bragança Paulista obriga o São Bernardo a vencer o XV de Piracicaba amanhã à noite no Estádio Primeiro de maio para não correr o risco de se distanciar demais da disputa paralela e mais importante na principal competição estadual do futebol brasileiro: conquistar uma das vagas à Série D do Campeonato Brasileiro. Classificar-se às oitavas de final da Série A Paulista só terá sentido se a equipe ganhar a competição ou se os números garantirem vaga na Série D. Fora isso, é mais importante chegar à Série D, independente de passar à fase de mata-mata do Paulista.
E a abertura da Série A não foi das melhores para o São Bernardo. Além da derrota diante do Bragantino aos 38 minutos do segundo tempo, a equipe viu dois concorrentes potenciais à Série D do Brasileiro vencer por um a zero fora de casa: o Botafogo de Ribeirão Preto venceu o Rio Claro e o Red Bull superou o Capivariano.
Ainda é muito cedo para traçar provável trajetória técnica e tática do São Bernardo na Série A do Paulista, mas o jogo em Bragança Paulista sugeriu que entre o início da temporada passada e o início desta temporada há grande diferença: o time está longe do ritmo de preparação imposto anteriormente, quando deu a arrancada que por pouco não assegurou um lugar na Série D.
Embora melhor no primeiro tempo que o adversário, o São Bernardo não traduziu posicionamento tático em letalidade ofensiva. No segundo tempo o Bragantino ainda em fase de montagem resolveu ir ao ataque, controlou o jogo durante 25 minutos até que o São Bernardo equilibrasse. Mas bastou o Bragantino voltar a pressionar a saída de bola para marcar o gol da vitória numa falha do goleiro Luiz Daniel.
Sistema ofensivo
O técnico Edson Boaro deu mostras de que vai repetir neste ano o sistema tático do ano passado, o 4-2-2-2 com viés ofensivo. Talvez tenha menos sucesso porque o articulador Bady e o segundo volante Edson já não compõem o grupo. Bady está no Atlético Paranaense e Edson no Fluminense. Marino está de volta como segundo volante, ao lado do discreto Carlinhos, mas parece fora de ritmo, sem mobilidade e pouco surpreendente nas aparições ofensivas. Jean Carlo, Magal e Felipe movimentaram-se muito pouco e isolaram o centroavante Maikon. As saídas pelas laterais são a preferência do treinador do São Bernardo.
Quem for ao Estádio Primeiro de Maio nesta terça-feira provavelmente verá um São Bernardo decididamente ofensivo. É assim que o técnico Edson Boaro espera alcançar a vaga à Série D do Brasileiro. Foi assim que o time jogou em Bragança Paulista, mesmo com cuidados defensivos de visitante. Resta saber se a ambição pelos três pontos não é maior que as naturais limitações do elenco que ainda será enxertado de reforços como o meia Cañete, emprestado pelo São Paulo e o atacante Danielzinho, de volta ao velho ninho, além do zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo e Seleção Brasileira.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André