Apesar da extravagante escalação do zagueiro Alex Silva como volante-volante, o São Bernardo ganhou os primeiros três pontos na Série A do Campeonato Paulista ontem à noite por 2 a 1 diante do XV de Piracicaba no Estádio Primeiro de Maio. O resultado é muito importante para quem busca uma das duas vagas à Série D do Campeonato Brasileiro, mas o jogo emitiu um sinal de alerta à equipe: o técnico Edson Boaro brincou com o fogo da improvisação e isso pode representar dores de cabeça no futuro.
Fosse apenas a incompatibilidade funcional de Alex Silva, ex-São Paulo e ex-Seleção Brasileira, a gravidade já seria uma barbaridade. O problema é que Alex Silva vem de inatividade de 18 meses, está completamente fora de ritmo e sua escalação representou sacrifício dos companheiros. Totalmente inadequado à função de proteger os zagueiros, dar assistência aos laterais e alimentar o ataque, Alex Silva foi um peso morto que o treinador do São Bernardo manteve como titular durante todo o tempo.
Marino salva
Sorte do São Bernardo que o sempre produtivo Marino, meio-campista de combate que sempre aparece de surpresa no ataque, principalmente em jogadas de laboratório, marcou os dois gols da vitória de 2 a 1 ao completar jogadas de bola parada, a primeira após infração cobrada em diagonal e a segunda após apanhar rebarba de escanteio.
A escalação de Alex Silva de volante-volante é uma insensatez tática por conta das características do jogador, zagueiro-zagueiro que pode formar um sistema com três defensores no esquema 3-5-2. Alex Silva disse em entrevista após o jogo a uma emissora de televisão que já atuou na função de volante quando de passagem pelo futebol alemão. Eram outros tempos, outro esquema, outro tudo. Estava tão exausto e aparentemente preocupado com o desempenho no jogo que a entrevista lhe incômoda.
O São Bernardo ganhou um jogo em que foi inferior durante todo o primeiro tempo, sobrevivendo do bom posicionamento dos zagueiros de área. O primeiro gol marcado por Marino aos 18 minutos, ao fechar atrás dos zagueiros e transformar uma falta em diagonal em chute de primeira, aliviou a pressão mas não conteve o controle do jogo pelo XV.
No segundo tempo, com o gol marcado logo no começo, de novo por Marino, o São Bernardo passou a ter o domínio emocional diante de um adversário já sem paciência. Mas houve descuidos até que o XV diminuiu a diferença aos 42 minutos e poderia ter empatado em cima da hora quando o goleiro Luiz Daniel salvou tudo com grande defesa. Nada melhor para quem falhou em Bragança Paulista no gol da vitória do adversário.
A brincadeira de escalar Alex Silva fora de forma e fora da posição em que é especialista poderia ter custado caro mas custará se for repetida ante adversário que não tenha tanto comedimento ofensivo.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André