O empate de zero a zero em casa diante do São Bento de Sorocaba complicou a vida do São Bernardo na Série A do Campeonato Paulista. A briga por uma vaga no mata-mata está praticamente descartada, a possibilidade de ficar entre os dois primeiros do G-12 e disputar a Série D do Campeonato Brasileiro foi reduzida e os dois próximos jogos, contra o Corinthians na Capital e o Rio Claro no Estádio Primeiro de Maio, poderão mergulhar a equipe na luta para fugir do rebaixamento à Série B do Paulista.
Na disputa pelas duas vagas à Série D do Campeonato Brasileiro, que será disputado no segundo semestre deste ano, o São Bernardo está atrás de seis dos 11 concorrentes do G-12. Agora com oito pontos ganhos, o São Bernardo distancia-se cinco pontos do Ituano, que venceu o Rio Claro em Itu por 2 a 1, e dois pontos do Audax, que foi a Campinas e derrotou o Red Bull por 6 a 1. Capivariano, Botafogo e São Bento, todos com nove pontos, também superam o São Bernardo. Além do Rio Claro, com oito pontos como o São Bernardo mas melhor campanha. A diferença em pontuação e também em índice de produtividade não é nada desesperadora, não fosse o futebol irregular da equipe comandada por Edson Boaro.
Empatar em casa com o São Bento de Sorocaba, concorrente direto à Série D do Brasileiro, é resultado menos intranquilizador apenas que eventual derrota. O São Bernardo deixou escapar uma grande oportunidade de avançar na tabela. Algo que o Audax fez nos 6 a 1 contra o Red Bull fora de casa, em Campinas, e o Capivariano nos 2 a 1 contra o Linense, em Lins. Essas duas equipes venceram jogos que podem ser classificados como de seis pontos. Além desses jogos e da vitória do Ituano ante o Rio Claro, as equipes do G-12 se enfrentaram no 1 a 1 entre Marilia e XV de Piracicaba. Outros dois jogos envolveram concorrentes às duas vagas à Série D: o Penapolense empatou fora de casa com a Portuguesa por 1 a 1 e o Botafogo perdeu de 3 a 0 para o Santos em Ribeirão Preto.
Foco na Série D
É sobre 11 agremiações do G-12 que o São Bernardo tem de manter o foco nas sete rodadas que faltam, além do Bragantino, que, juntamente com Ponte Preta, Mogi Mirim e Portuguesa, estão no calendário nacional e compõem grupo de força intermediária do Campeonato Paulista. Ficar de olho na classificação restrita aos integrantes do G-12 deve ser uma obsessão do São Bernardo. Parte dessas equipes joga pela vaga à Série D e outra parte para fugir da Série B do Paulista.
Na classificação geral da Série A, o São Bernardo ocupa a 14a posição. Conta com apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento. Seis equipes estão abaixo do São Bernardo. O Red Bull tem o mesmo número de pontos do São Bernardo (oito) mas perde no saldo de gols. XV de Piracicaba tem sete pontos, contra seis do Penapolense (que abre o chamado Z-4), seis do Linense, três do Bragantino e dois do Marília.
Dos times que integram o G-12 apenas o São Bento, que enfrenta o São Paulo, dificilmente somará pontos na rodada deste meio de semana. Tanto quanto as probabilidades do São Bernardo diante do Corinthians. Seis dessas equipes terão confrontos diretos: Penapolense-Linense, Capivariano-Botafogo e Rio Claro-Red Bull. Os outros quatro jogos envolvendo integrantes do G-12 são Bragantino-Marilia, XV de Piracicaba-Portuguesa, Audax-Mogi Mirim e Ponte Preta-Ituano. O grande risco do São Bernardo é terminar a nona de 15 rodadas na zona de rebaixamento e ainda mais longe da Série D do Brasileiro. Situação bem diferente do que se planejava antes de enfrentar o São Bento. Os três pontos faziam parte do roteiro de recuperação no campeonato.
De qualquer modo, a tabela da Série A ainda reserva muito fôlego para o São Bernardo, porque enfrentará três adversários do G-12 no Estádio Primeiro de Maio e um fora. Só o Penapolense conta com supostas dificuldades menores, porque jogará quatro dos sete que lhe restam em casa justamente contra concorrentes do G-12. Para disputar uma das vagas à Série D do Brasileiro o São Bernardo tem como principais adversários Audax, Ituano, Capivariano e Penapolense – considerando-se os jogos restantes da competição associados ao potencial de pontos.
Já para fugir de eventual risco de rebaixamento, o São Bernardo tem como principais concorrentes Linense, Marília, XV de Piracicaba, Red Bull e Rio Claro. Na última rodada o São Bernardo joga em casa com um Marília hoje praticamente rebaixado.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André