O site Chance de Gol, que mede o tamanho da encrenca em que se metem as equipes que podem ser rebaixadas em diferentes competições, quebrou o galho do São Bernardo. Único representante da região na Série A do Campeonato Paulista, o São Bernardo teria apenas 32,4% de probabilidades de ser rebaixado à Série B da próxima temporada.
A mensuração é generosa porque sugere praticamente 70% de possibilidades de o São Bernardo escapar da degola. É um exagero que provavelmente os próprios dirigentes da equipe desdenhem. Tanto devem desdenhar que providenciaram o que mais procuraram adiar desde que se começou a desconfiar que o técnico Edson Boaro perdeu-se completamente na organização da equipe: substituiu o profissional por alguém mais experiente, no caso Roberto Fonseca.
Substituir Edson Boaro é um gesto de supremo desespero do São Bernardo. O técnico é aparentado do presidente Luiz Fernando Teixeira. A troca tem significado duplo, de que o entorno de Edson Boaro, inclusive o presidente, não contou com respaldo prático do que tanto pretendeu em teoria. Traduzindo: quando a margem de equívocos no futebol é semelhante à margem de acertos, tudo pode acontecer.
Somente resultados surpreendentes nas próximas rodadas, principalmente diante do Palmeiras neste domingo no Estádio Primeiro de Maio, e ante a Portuguesa, na Capital, colocariam o São Bernardo menos diretamente na linha de tiro do descenso. O que favorece a equipe da região que entrou na competição imaginando-se entre os primeiros dos pequenos que buscam duas vagas à Série D do Campeonato Brasileiro é o conforto da última rodada, quando jogará em casa com um Marília já praticamente rebaixado. São três pontos seguramente contabilizados. Por mais que a mala branca costume promover surpresas na última rodada.
Mala branca é uma terminologia do futebol que significa o oferecimento de premiação especial a uma determinada equipe sem qualquer ambição numa competição para que corra mais do que já correu e atrapalhe a vida do adversário. A mala branca é oferecida por uma ou mais equipes interessadas no resultado de um jogo envolvendo terceiros.
Margem de erro
O Chance de Gol é um site que deve ser respeitado porque não utiliza chutometria para apontar favoritos a títulos e concorrentes ao rebaixamento. Ao usar critérios técnicos baseados no desempenho das equipes durante a competição e também a projeção das rodadas que restam, o Chance de Gol minimiza extraordinariamente a margem de erro.
Mas também é preciso levar em conta que os números do Chance de Gol estão presos ao conceito de fotografia, de momento. No momento, restando cinco rodadas para o encerramento do campeonato e o São Bernardo reúne um terço de possibilidades de estar entre os quatro rebaixados ao final da disputa. É pouco, mas são os números do Chance de Gol, que leva a ferro e fogo o conceito de que todos podem ser rebaixados, desde que a pontuação máxima à esterilização de qualquer dano não tenha sido atingida ainda.
Quem está praticamente rebaixado com quase 100% é o Marília, que somou apenas dois pontos em 10 jogos disputados. O diagnóstico do Chance de Gol é certeiro. A projeção é que somente com 17 pontos ganhos ao final de 15 rodadas uma equipe estará completamente livre da queda. Nesse caso, o Marília precisaria vencer todos os jogos.
Abaixo do Marília está o Bragantino, com seis pontos ganhos e 83,7% de probabilidade de disputar a Série B no ano que vem. Com nove pontos, o Linense aparece com 52,4% de possibilidades. Também com nove pontos, o Penapolense tem 41,7% de rebaixamento nas contas do Chance de Gol. O São Bernardo, com oito pontos, aparece em quinto lugar 32,4%. Um pouco mais que os 28,1% do XV de Piracicaba e os 28,9% da Portuguesa. Rio Claro (11,2%), São Bento (16,9%) Capivariano (2,5%), Red Bull (2,1%), Ituano (0,07%) e Botafogo (0,01%) completam a lista. Tudo pode ser alterado ao final da próxima rodada se alguns ou vários dos critérios de medição não forem respeitados dentro das quatro linhas.
O imponderável não costuma levar times medíocres ao título justamente porque é episódico, circunstancial. Entretanto, quando se trata de equipes de forças equivalentes como as que estão na parte de baixo da classificação geral da Série A Paulista, as surpresas são mais constantes. Ou seja: na exata proporção em que o imponderável se traveste de probabilidade.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André