Esportes

Equipes da região estão entre as
10 que jogam pelo Acesso à Série A

DANIEL LIMA - 23/03/2015

As três equipes da região estão entre as 10 que disputam para valer o acesso à Séria A do Campeonato Paulista da próxima temporada. Ao restaram oito rodadas de um total de 19, o São Caetano segue no G-4, o grupo dos quatro times que subirão de divisão, mesmo depois de perder no final de semana em Santa Bárbara do Oeste para o União por 2 a 0. O Santo André venceu o Guarani de Campinas por 2 a 0 no Estádio Bruno Daniel e entra para valer na disputa por uma vaga. E o Água Santa de Diadema, mesmo derrotado em casa pelo Batatais por 1 a 0, mantém possibilidades de chegar entre os quatro primeiros.


 


A margem de pontos que separa o décimo colocado na classificação geral e a linha de corte de acesso estreitou-se ainda mais após os resultados de sexta, sábado e domingo. Agora é de apenas quatro pontos. O Água Santa está em décimo lugar com 17 pontos, enquanto o São Caetano é o quarto com 21 pontos.


 


Há 24 pontos em jogo para cada equipe. A projeção do piso para chegar à Série A subiu para 38 pontos. Os 21 pontos do São Caetano significam 63,63% de aproveitamento que, multiplicado por 57 pontos que cada equipe terá disputado ao final do campeonato, representam 36,2 pontos. Como não há fragmentação e outras duas equipes (Novorizontino e União Barbarense) têm a mesma pontuação do São Caetano, só perdendo num dos critérios de desempate, o índice de aproveitamento de 63,63% não assegura classificação entre os quatro. Por isso, o melhor mesmo é chegar a 66,66% de aproveitamento, que corresponde a 38 pontos ganhos em 57 disputados.


 


A divisão das 20 equipes que disputam a Série B do Campeonato Paulista em três compartimentos classificatórios é uma forma de entender melhor o que pode acontecer nas próximas rodadas. As 10 primeiras colocados têm mais possibilidades de acesso, enquanto quatro equipes dificilmente chegarão ao G-4 ou correrão risco de rebaixamento, que estaria restrito a seis equipes. Tudo isso é conjectura, mas ajuda a compreender a dinâmica do campeonato.


 


Melhor em casa


 


Considerando-se que os 10 primeiros colocados ao final da 11ª rodada disputariam mesmo as quatro vagas de acesso, restariam 20 jogos de confrontos diretos. Ou seja: essas equipes se encontrarão em um quarto dos 80 jogos que restam na competição. Levando-se essa realidade potencial em conta, o que sobra é uma grande dúvida: é melhor enfrentar concorrentes diretos à vaga em casa ou na condição de visitante? A lógica estatística dita que é melhor jogar em casa do que fora porque as probabilidades de vitória são sempre maiores. Mas há quem desdenhe dessa premissa como artimanha motivacional. No fundo, todos gostariam de jogar os 19 confrontos do campeonato como mandante. A intimidade do gramado e o apoio da torcida costumam elevar o grau de eficiência.


 


Levando-se em conta que é melhor jogar em casa do que fora de casa, especialmente nos confrontos diretos com concorrentes imediatos, a situação das equipes da região está longe de ser uniforme. O Santo André só terá três confrontos com equipes que estão entre as 10 primeiras na classificação, mas todas fora de casa. O São Caetano jogará quatro partidas contra adversários diretos por uma das vagas, das quais três no Estádio Anacleto Campanella. E o Água Santa jogará três vezes contra integrantes dos 10 primeiros lugares, e apenas uma vez em casa.


 


A sequência e os adversários das 10 equipes que disputam os quatro primeiros lugares no campeonato:


 


Oeste – Joga fora com o São Caetano, em casa com o Água Santa e o Mirassol, fora contra o Comercial, em casa com o Guaratinguetá, fora com o Monte Azul e o Matonense e em casa com o Independente. Tem 26 pontos e precisa de novos 12.


 


Ferroviária – Joga em casa com União e Monte Azul, fora com o Independente, em casa com Santo André e Novorizontino, fora com Guaratinguetá e São Caetano e em casa com o Guarani. Tem 25 pontos e precisa de novos 13.


 


Independente – Joga em casa com o Comercial, fora com o União, em casa com a Ferroviária e o Batatais, fora com o Velo e o Matonense, em casa com o Atlético Sorocaba e fora com o Oeste. Tem 21 pontos e precisa de outros 17.


 


São Caetano – Joga com Oeste em casa, com o Guaratinguetá fora, com o Matonense em casa, com o Água Santa fora, Guarani em casa, Catanduvense fora, Ferroviária em casa e Paulista fora. Tem 21 pontos e precisaria de outros 17.


 


Novorizontino – Joga em casa com o Santo André, fora com o Velo e o Monte Azul, em casa com o Guarani, fora com a Ferroviária, em casa com o União e o Mirassol e fora de casa com o Batatais. Tem 21 pontos e precisa de outros 17.


 


União Barbarense – Joga fora com Ferroviária e Independente, em casa com o Água Santa, fora com o Catanduvense, em casa com o Matonense, fora com o Novorizontino, em casa com o Paulista e fora com o Mirassol. Tem 21 pontos e precisa de outros 17.


 


Guarani – Joga em casa com o Atlético Sorocaba, fora com o Rio Branco, em casa com o Guaratinguetá, fora com o Novorizontino e o São Caetano, em casa com o Batatais e o Velo e fora com a Ferroviária. Tem 19 pontos e precisa de outros 19.


 


Mirassol – Joga fora de casa com o Monte Azul, em casa com o Paulista, fora com o Oeste e o Velo, em casa com o Atlético Sorocaba e o Santo André, fora com o Novorizontino e em casa com o União. Tem 19 pontos e precisa de outros 19.


 


Santo André – Joga fora com o Novorizontino e o Matonense, em casa com o Velo, fora de casa com a Ferroviária, em casa com o Comercial, fora com o Mirassol e o Catanduvense e em casa com o Guaratinguetá. Tem 18 pontos e precisa de novos 20.


 


Água Santa – Joga em casa com o Guaratinguetá, fora com o Oeste e o União, em casa com o São Caetano e o Rio Branco, fora com o Atlético Sorocaba, em casa com o Monte Azul e fora com o Velo. Tem 17 pontos e precisa somar outros 21.


 


Confrontos diretos


 


É possível que quem mais somar pontos nos enfrentamentos diretos com os concorrentes às quatro vagas tenham mais possibilidades de acesso, mas os jogos com forças intermediárias não podem ser desconsiderados. Salvo mudanças radicais pouco prováveis, Velo (14 pontos), Rio Branco de Americana (13), Monte Azul (13) e Comercial (13) dificilmente serão ameaçados de rebaixamento, embora não tenham praticamente nenhuma possibilidade de acesso. As demais equipes lutam mesmo é para fugir da queda: Paulista (11), Comercial (10), Atlético Sorocaba (oito), Matonense (sete), Catanduvense (seis) e Guaratinguetá (três). Essas equipes estão tão abaixo das demais que, somando-se todos os pontos que acumularam até agora no campeonato (24) não atinge o alcançado pela Ferroviária de Araraquara (25).


 


A média de pontos por partida das equipes que estão no G-4 (23,25) não é muito superior à média de pontos das seis equipes que completam a lista de pretendentes ao acesso (19,16), mas bem acima da média das quatro últimas colocadas (seis pontos). A média de pontos das quatro equipes que provavelmente não subirão nem descerão é de 13,25. Essas medições podem ser úteis para efeito de aferição das dificuldades que cada equipe encontrará nas próximas rodadas. Jogar em casa e fora de casa contra equipes do bloco intermediária ou que consta da zona de rebaixamento é evidentemente menos problemático que enfrentar concorrentes ao G-4.


 


O São Caetano é um caso especial, porque jogará em casa principalmente com equipes com as quais disputa uma das quatro vagas de acesso e sairá, exceto contra o Água Santa, em Diadema, contra adversários menos qualificados. Três dos quatro jogos que fará no Estádio Anacleto Campanella serão contra equipes da primeira página classificatória, ou seja, que disputam o acesso. Já o Santo André enfrentará como visitante três adversários do mesmo espectro classificatório.



Apenas uma surpresa


 


A única surpresa da 11ª rodada da Série B do Campeonato Paulista foi reservada para o jogo do Água Santa em Diadema contra o Batatais. O um a zero alcançado pelo time do Interior impediu que o Água Santa permanecesse a um ponto da zona de acesso. Além desse jogo e dos que envolveram Santo André e São Caetano, a rodada teve a vitória do Atlético por 3 a 1 diante do Paulista em Sorocaba, a vitória de 2 a 1 do Independente de Limeira em Americana contra o Rio Branco, a vitória do Monte Azul em Ribeirão Preto por 2 a 1 contra o Comercial, a vitória do Novorizontino em casa por 4 a 3 diante do Guaratinguetá e a vitória do Mirassol em casa sobre o Matonense por 1 a 0. A rodada começou na sexta-feira com vitória do Oeste sobre a Ferroviária por 1 a 0 em Itápolis e da goleada do Velo sobre o Catanduvense por 4 a 1 em Rio Claro.


 


A 12ª rodada começa nesta terça-feira com dois jogos: Batatais-Rio Branco e Independente-Comercial. Serão disputados amanhã oito jogos: Água Santa-Guaratinguetá, Monte Azul-Mirassol, São Caetano-Oeste, Ferroviária-União Barbarense, Novorizontino-Santo André, Catanduvense-Matonense, Guarani-Atlético Sorocaba e Paulista-Velo. 


Leia mais matérias desta seção: Esportes

Total de 985 matérias | Página 1

05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André
26/07/2024 Futuro do Santo André entre o céu e o inferno
28/06/2024 Vinte anos depois, o que resta do Sansão regional?
11/03/2024 Santo André menos ruim que Santo André. Entenda
05/03/2024 Risco do Santo André cair é tudo isso mesmo?
01/03/2024 Só um milagre salva o Santo André da queda
29/02/2024 Santo André pode cair no submundo do futebol
23/02/2024 Santo André vai mesmo para a Segunda Divisão?
22/02/2024 Qual é o valor da torcida invisível de nossos times?
13/02/2024 O que o Santo André precisa para fugir do rebaixamento?
19/12/2023 Ano que vem do Santo André começou em 2004
15/12/2023 Santo André reage com “Esta é minha camisa”
01/12/2023 São Caetano perde o eixo após saída de Saul Klein
24/11/2023 Como é pedagógico ouvir os treinadores de futebol!
20/11/2023 Futebol da região na elite paulista é falso brilhante
16/10/2023 Crônica ataca Leila Pereira e tropeça na própria armadilha
13/10/2023 Por que Leila Pereira incomoda tanto os marmanjos do futebol?
10/10/2023 São Bernardo supera Santo André também no futebol
10/08/2023 Santo André prestes a liquidar R$ 10 mi de herança do Saged