A rodada de ontem da Série B do Campeonato Paulista só não foi perfeita para a região porque o São Caetano empatou em casa de um a um com o líder Oeste de Itápolis e com isso deixou o G-4, o grupo dos quatro times que integrarão a Série A na próxima temporada. O Santo André venceu o Grêmio Novorizontino por 2 a 0 no Interior e agora está a apenas um ponto da quarta colocação. O Água Santa venceu em Diadema por 3 a 1 o lanterninha Guaratinguetá e soma 20 pontos, dois a menos que o Guarani, quarto colocado.
O G-4 só foi alterado com o ingresso do Guarani, que venceu em casa o Atlético Sorocaba por um a zero. A Ferroviária voltou à liderança ao ganhar em casa de um a zero do União Barbarense.
Faltando apenas sete rodadas para o encerramento do campeonato, 10 equipes seguem na disputa por quatro vagas. Talvez apenas duas vagas, porque a Ferroviária (28 pontos) e o Oeste (27) parecem ter fôlego suficiente para sustentar posicionamento. Entre o Independente de Limeira (terceiro colocado com 24 pontos) e o Mirassol (10º colocado com 19 pontos), a distância é de apenas cinco pontos. Se a comparação for com o quarto colocado, Guarani com 22 pontos, a diferença cai para três pontos. O São Caetano tem os mesmos 22 pontos do Guarani, mas saiu do G-4 no critério de vitórias, primeiro para eventual desempate: o time da região venceu seis vezes na competição e o Guarani sete. Três equipes vêm a seguir na classificação, todas com 21 pontos: Novorizontino, União Barbarense e Santo André. Água Branca e Mirassol completam a lista dos pretendentes às vagas.
Confrontos diretos
Na rodada deste final de semana há dois confrontos diretos entre as equipes que estão em busca de classificação à Série A: o Independente vai a Santa Bárbara do Oeste para enfrentar um União que quer voltar ao G-4 e o Oeste recebe o Água Branca para tentar voltar à liderança. Mas isso é improvável porque a Ferroviária volta a jogar em casa, agora com o Monte Azul (16 pontos), que ontem surpreendeu o visitante Mirassol na vitória de 3 a 1. Uma vitória do Monte Azul elevaria para 11 o total de concorrentes ao G-4.
As três equipes da região jogam como visitantes no final de semana. O compromisso mais indigesto é do Água Santa em Itápolis contra o vice-líder Oeste. Já o São Caetano pode voltar ao G-4 se vencer o lanterninha Guaratinguetá (três pontos) no Vale do Paraíba. O Santo André enfrenta o Matonense (sete pontos), outro integrante do Z-4, o grupo das equipes que serão rebaixadas à Série C da próxima temporada. Os outros dois componentes do Z-4, Atlético e Catanduvense (oito e nove pontos, respectivamente) vão se enfrentar em Sorocaba. Completando a rodada, o Guarani terá problemas diante de um Rio Branco em crise porque o jogo será em Americana. O Rio Branco coleciona seguidas derrotas há sete rodadas e estacionou nos 13 pontos. O Novorizontino joga em Rio Claro com o Velo (14 pontos), o Mirassol em casa com o Paulista de Jundiaí (14 pontos) e o Comercial (10 pontos) em Ribeirão Preto com o Novorizontino.
Desmonte defensivo
O São Caetano poderia ter superado o então líder Oeste no Estádio Anacleto Campanella caso não passasse por dupla provação ainda no primeiro tempo, quando vencia por um a zero, gol do artilheiro Diogo Acosta aos 13 minutos: os zagueiros Júnior Alves e Sandoval foram substituídos no intervalo de 12 minutos depois de sofrerem contusão.
A perda da dupla de zagueiros que vem jogando desde a primeira rodada alterou os planos do técnico Luiz Carlos Martins: ele teve de recuar o volante Eduardo Luiz à função de zagueiro, escalou Leandro Carvalho no meio de campo e utilizou o reserva William Mineiro para compor a última linha.
Os estragos foram múltiplos: Eduardo Luiz e William Mineiro jamais jogaram juntos, o que provocou instabilidade tática e principalmente emocional. O que era um jogo equilibrado se tornou bastante incômodo ao São Caetano, inclusive depois do gol de empate no começo do segundo tempo, após cobrança de escanteio e cabeceio do atacante Cristiano.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André