O São Bernardo terminou a rodada de domingo da Série A no grupo de equipes que serão rebaixadas à Série B da próxima temporada. Entretanto, o site Chance de Gol, especializado em medir o tamanho das possibilidades de sucesso e insucesso das equipes, projeta que ao restarem duas rodadas para o encerramento da competição, o São Bernardo escapará da queda. Muito dessa perspectiva matemática depende do jogo da noite de amanhã em que o São Bernardo enfrenta a Portuguesa na Capital. O jogo é uma sobra da tabela que acabou por favorecer as duas equipes que, em seguida, terão apenas dois adversários cada, como as demais participantes do campeonato.
A vitória de 1 a 0 no Estádio Primeiro de Maio contra o Botafogo de Ribeirão Preto reduziu as probabilidades de rebaixamento do São Bernardo. Segundo o site especializado, os 42% de risco caíram para 30,3%. Menos que os 39,1% do Rio Claro, os 35,6% do Linense, os 37,1% da Portuguesa, os 100% do Marília, os 40,1% do Capivariano e os 99,1% do Bragantino. Apenas o XV de Piracicaba entre os ameaçados, com 14,4%, está abaixo do São Bernardo.
O problema do São Bernardo é transformar prospecções matemáticas em realidade. Afinal, no mundo classificatório dos gramados a equipe da região ocupa a antepenúltima colocação na Série A -- ou seja, está entre os rebaixáveis. Os 11 pontos alcançados até agora só são superiores aos dois pontos do Marília e aos sete pontos do Bragantino. Acima do São Bernardo, mas também na zona de rebaixamento, está a Portuguesa com 12 pontos. Por isso o jogo desta terça-feira na Capital será praticamente decisivo às duas equipes.
Linense, Capivariano e Rio Claro estão acima da linha de corte de rebaixamento com 13 pontos. O que as diferenciam na contabilidade do Chance de Gol são os compromissos que terão nas duas últimas rodadas. Os adversários e o mando de jogos fazem parte da fórmula de medição das probabilidades de cada equipe.
Cinco ameaçados
Em linhas gerais, os números classificatórios oficiais e as projeções do site Chance de Gol mostram que cinco equipes jogam para fugir de duas vagas de rebaixamento. A explicação mais provável para o São Bernardo não estar incluído entre os mais ameaçados é que na última rodada enfrentará em casa com o já rebaixado Marília. Mas esse jogo não significa a porta da felicidade antecipada.
Se somar apenas um ponto fora de casa com a Portuguesa e o Linense, o São Bernardo provavelmente entrará na rodada final com 80% de possibilidades de queda, segundo o Chance de Gol. Para se livrar de qualquer ameaça teria de somar 16 pontos ao final do jogo com o Marília. Ou seja: precisa vencer um dos dois jogos fora ou, no mínimo, empatar os dois.
Tudo isso é uma fotografia do momento. O mapeamento de possibilidades traçadas pelo Chance de Gol sofre variações de acordo com os resultados. O São Bernardo poderia ter menos risco de rebaixamento se os resultados do final de semana não fossem desagradáveis. Menos mal que venceu em casa, mas a vitória do Penapolense contra o Audax e do XV de Piracicaba contra a Ponte Preta, além dos empates fora de casa da Portuguesa com o Ituano, do São Bento com o Santos e do Rio Claro com o Capivariano, não colaboraram.
Quando a disputa pelo acesso ou contra o rebaixamento entra para valer em campo, as equipes envolvidas não projetam apenas os pontos diretamente em disputa. O conjunto da rodada pode aumentar ou reduzir o entusiasmo. No caso do final de semana, o São Bernardo tem muito a comemorar a vitória em casa, mas o entorno não colaborou. Exceto, com muito boa vontade, o empate entre Capivariano e Rio Claro.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André