A rodada do final de semana da Série B do Campeonato Paulista, que se encerra hoje à noite com Novorizontino e União Barbarense, foi excelente para as duas equipes da região que pretendem disputar a Série A do ano que vem: o São Caetano venceu o Catanduvense no Interior por 1 a 0 e o Água Santa derrotou o Atlético em Sorocaba por 2 a 1. Além disso, beneficiados pelo empate do Oeste de 1 a 1 em Monte Azul e pela derrota do Independente em Matão por 3 a 2, São Caetano e Água Santa viram abrir-se um grande clarão classificatório. Há três vagas para oito concorrentes. A Ferroviária já está na Série A, após ausência de 19 anos.
Se o Oeste e o Independente de Limeira tivessem vencido no final de semana tudo estaria muito mais difícil para as duas equipes da região. Faltam duas rodadas apenas e a diferença de pontos que as separariam do segundo e do terceiro colocados seria praticamente inalcançável, o que reduziria para apenas uma a vaga disponível rumo à Série A, à qual concorreriam seis equipes.
É possível que ao final do jogo desta noite, que será transmitido pelo Sportv, o número de concorrentes às três vagas que restam seja reduzido para sete. Para isso, o Novorizontino (30 pontos) terá de vencer o União Barbarense (27 pontos). Um empate também praticamente elimina a equipe visitante. Somente a vitória manteria o Independente na luta pelo acesso.
Dos 21 jogos que restam para o encerramento do campeonato nove vão reunir equipes que lutam pelo acesso ou, como é o caso da Ferroviária, que já obteve uma vaga. Quem imagina que os demais jogos não têm importância está enganado. A luta para fugir do rebaixamento é intensa. Somente o Santo André, derrotado em Mirassol por 3 a 1, e o Paulista de Jundiaí, que venceu o Rio Branco em Americana por 3 a 1, estão fora de qualquer possibilidade de acesso ou rebaixamento. O Paulista tem 26 pontos e ocupa o 10º lugar. O Santo André tem 24 pontos e é o 11º colocado. Os demais integrantes da Série B se dividem entre quem busca ou já conseguiu o acesso e quem foge da queda.
Se o União Barbarense perder nesta segunda-feira à noite, apenas um jogo da penúltima rodada não teria maior importância classificatória: justamente o do União com o Paulista de Jundiaí. Os demais nove jogos programados prometem muita eletricidade porque os três pontos valem muito.
Dois desses confrontos reúnem equipes que estão entre as nove primeiras colocadas. O São Caetano (32 pontos ganhos) recebe na próxima segunda-feira a já campeã Ferroviária (40 pontos) no Estádio Anacleto Campanella, enquanto no sábado à noite o Novorizontino (30 pontos e o jogo desta segunda-feira a disputar) recebe o Mirassol (32 pontos).
Os outros seis jogos importantes à classificação geral colocam frente a frente equipes que querem subir e equipes que não querem ser rebaixadas. Três equipes que buscam o acesso jogam em casa: o Água Santa de Diadema (32 pontos) enfrenta o Monte Azul (20 pontos), o Guarani (31 pontos) enfrenta o Velo (16 pontos) e o Independente de Limeira (33 pontos) joga com o Atlético Sorocaba (18 pontos). O Oeste de Itápolis (34 pontos) vai enfrentar o Matonense (16 pontos) em Matão.
Os demais três jogos colocam como oponentes várias equipes que querem fugir do rebaixamento: o Catanduvense (12 pontos) recebe o Santo André, o Guaratinguetá (já rebaixado com três pontos ganhos) enfrenta o Batatais (16 pontos) e o Rio Branco (20 pontos) recebe o Comercial (17 pontos).
Vitória magra
O São Caetano confirmou na magra vitória de 1 a 0 sobre o Catanduvense, no Interior, que vai depender mais do sistema defensivo do que do sistema ofensivo para chegar aos 38 pontos agora necessários para disputar a Série A do ano que vem. O resultado manteve a equipe no topo de melhor defesa da competição, com apenas 10 gols sofridos em 17 jogos, contra 12 da campeã Ferroviária de Araraquara, segunda colocada no quesito. Mas o ataque segue entre os piores. Com 23 gols, só supera o do Guarani, com 20, entre os times que disputam as três vagas restantes.
Apesar da fragilidade do Grêmio Catanduvense, o São Caetano encontrou muitas dificuldades para voltar com três pontos do Interior. Principalmente por causa de um segundo tempo em que o adversário ameaçadíssimo de rebaixamento partiu para o tudo ou nada, substituindo jogadores de características de marcação por atacantes. No primeiro tempo o São Caetano foi absoluto no jogo, mas sempre a dever maior competência ofensiva e dependente demais do artilheiro Diogo Acosta.
Mesmo sem repetir outras exibições, Diogo Acosta marcou o gol da vitória logo no começo do jogo, após sofrer pênalti. Ele desperdiçou outras duas oportunidades durante o jogo. No todo, mesmo exagerando em bolas longas e escasso em triângulos laterais e centrais, o São Caetano poderia ter marcado outros gols. O Catanduvense só ameaçou de verdade num chute da entrada da área que o goleiro Saulo espalmou.
A confirmação de que se dá muito melhor como visitante do que como mandante é uma preocupação para quem precisa vencer a Ferroviária na próxima segunda-feira em São Caetano. Encerrar a temporada na Série B diante do Paulista, em Jundiaí, pode ser a medida ideal para quem, provavelmente, terá de ganhar os três pontos para não depender de terceiros. Desde que vença a Ferroviária, é claro.
A sequência e os adversários das nove equipes que disputam as três vagas à Série A:
Independente – Joga em casa com o Atlético Sorocaba e fora com o Oeste.
Novorizontino – Joga em casa com o União e com o Mirassol e fora de casa com o Batatais.
Oeste – Joga fora com o Matonense e em casa com o Independente.
São Caetano – Joga em casa com Ferroviária e fora com o Paulista.
Água Santa – Joga em casa com o Monte Azul e fora com o Velo.
União Barbarense – Joga fora com o Novorizontino, em casa com o Paulista e fora com o Mirassol.
Guarani – Joga em casa com o Velo e fora com a Ferroviária.
Mirassol – Joga fora com o Novorizontino e em casa com o União.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André