O futebol da região poderá contar com três representantes na Série A do Campeonato Paulista do ano que vem. Ao faltarem apenas duas rodadas para o encerramento da Série B desta temporada, o Água Santa de Diadema só precisa dos seis pontos que vai disputar diretamente para comemorar o acesso, enquanto o São Caetano precisa dos seis pontos dos dois jogos que restam e de ao menos dois empates em jogos envolvendo concorrentes às três vagas. A Ferroviária de Araraquara conquistou antecipadamente a primeira colocação.
O São Caetano pode chegar ao máximo de 38 pontos e 11 vitórias (primeiro critério de desempate). Vai jogar nesta segunda-feira à noite em casa contra a Ferroviária e sai para enfrentar o Paulista em Jundiaí na rodada final. O Água Santa também chegará ao máximo de 38 pontos, mas alcançaria 12 vitórias se derrotar o Monte Azul sábado agora em Diadema e o Velo em Rio Claro na última rodada.
Exatamente por ter a possibilidade de chegar a 12 vitórias o Água Santa não depende de ninguém para subir. Quinto colocado na competição com 32 pontos, o Água Santa está atrás do segundo colocado Oeste de Itápolis com 34 pontos e 10 vitórias, do Independente de Limeira com 33 pontos e 11 vitórias e do Novorizontino que tem 33 pontos e 10 vitórias. Já o São Caetano está atrás de todas essas equipes, porque tem 32 pontos e nove vitórias, e também do Mirassol, com os mesmos 32 pontos e 10 vitórias.
O que garante a classificação à Série A do Água Santa sem depender de ninguém é que contará com o benefício do confronto direto entre Novorizontino e Mirassol e, na rodada final, com o Oeste enfrentando o Independente em Itápolis. Um empate ou vitória do Mirassol contra o Novorizontino beneficiaria o Água Santa, mas a certeza mesmo é que qualquer resultado no confronto entre Oeste e Independente beneficiaria a equipe de Diadema. Uma das duas equipes seria superada compulsoriamente na classificação geral e o G-4 estaria garantido.
Situação complexa
Já a situação do São Caetano é mais complexa porque além das duas vitórias terá de contar preferencialmente com um empate entre Novorizontino e Mirassol neste domingo. Qualquer um que vença seguirá à frente do São Caetano. Se for o Novorizontino, o São Caetano terá de torcer para que não passe de empate na última rodada jogando fora de casa com o Batatais, que está ameaçado de rebaixamento. Se o Mirassol vencer, o São Caetano terá de torcer por empate ou derrota da equipe no jogo da última rodada em casa contra o União, que já não tem possibilidades de acesso e nem cairá. Além disso, o São Caetano precisa de um empate entre Oeste e Independente na última rodada. Entretanto, como tem muito mais saldo de gols que as duas equipes, a derrota de qualquer uma também o beneficiaria nos critérios de desempate.
Além dessas seis equipes que lutam por três vagas, também o Guarani de Campinas está na disputa pelo G-4. Vai jogar como mandante contra o Velo de Rio Claro e na última rodada enfrenta a Ferroviária em Araraquara. Chegará ao máximo de 37 pontos e 12 vitórias Ou seja: terá de contar com uma combinação de resultados muito mais elástica do que o São Caetano.
Jogo de fechamento
A rodada deste final de semana é uma faca de dois gumes para o São Caetano, porque fará o último jogo na noite de segunda-feira no Estádio Anacleto Campanella contra a Ferroviária. Os demais confrontos serão disputados sábado e domingo. Isso significa que saberá exatamente o quanto a vitória poderá lhe significar na corrida pelo acesso. Uma vantagem para quem entra em campo por último.
Entretanto, a possibilidade de adversários diretos a uma das vagas alimentarem a Ferroviária com a chamada mala branca também é muito maior. Mala branca é a premiação que se promete e geralmente se entrega por terceiros interessados num determinado resultado. As últimas rodadas da Série B estão recheadíssimas de informações sobre emissários oficiais de equipes a prometer premiação especial.
Dos sete candidatos às três últimas vagas no G-4, apenas três jogam em casa. Mas não há perspectiva de facilidades. Praticamente todos os jogos envolvem tanto acesso como rebaixamento. O Água Santa enfrenta em Diadema um Monte Azul que tem 20 pontos e ainda corre risco de queda. Não é diferente a situação do Guarani em casa contra um Velo que tem 16 pontos e está na zomba de rebaixamento. Mesma situação do Independente que enfrenta um Atlético Sorocaba de 18 pontos ganhos. O Oeste jogará em Matão contra uma equipe que tem 16 pontos, à beira do descenso. Novorizontino e Mirassol completam a lista de jogos das equipes que buscam o acesso.
Dos demais jogos da rodada três envolvem equipes que lutam para não cair: o Batatais fora de casa contra o rebaixado Guaratinguetá, o Comercial em Americana contra o Rio Branco e o Grêmio Catanduvense em casa contra o Santo André. Em Santa Bárbara, União e Paulista fazem um jogo praticamente amistoso. Paulista, Santo André, União Barbarense e Rio Branco não correm o menor risco e também não respiram G-4.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André