O São Caetano perdeu uma das vagas à Série A do Campeonato Paulista do ano que vem porque empatou mais que as equipes com as quais dividiu a quarta colocação com 35 pontos ganhos ao final de 19 rodadas. Foram cinco empates contra dois do Água Santa, dois do Mirassol e dois do Independente de Limeira. Mas, paradoxalmente, se trocasse uma das quatro derrotas (só perdeu mais que a campeã Ferroviária, com três tropeços) por um novo empate, o time do técnico Luiz Carlos Martins estaria comemorando o acesso. Água Santa, Mirassol e Independente, mesmo com seis derrotas cada, obtiveram melhor posicionamento na classificação detalhada porque ganharam uma vez mais que o São Caetano.
A quarta vaga acabou ficando com o surpreendente e enigmático Água Santa de Diadema no segundo critério de desempate. No número de vitórias somou os mesmos 11 triunfos do Mirassol e do Independente, contra 10 do São Caetano. Foi no saldo de gols (14, contra sete do Mirassol e quatro do Independente) que o time de Diadema ganhou a disputa. O São Caetano perdeu no primeiro critério de desempate e empatou com o Água Santa no critério de saldo de gols, abaixo apenas dos 24 da Ferroviária.
Novorizontino e Oeste de Itápolis (com 36 pontos cada) vão disputar a Série A no ano que vem juntamente com Ferroviária (44 pontos) e Água Santa. Vão ocupar lugares dos rebaixados Penapolense, Bragantino, Portuguesa e Marília. Os rebaixados da Série B do Paulista e que, portanto, não constarão da relação de quem tentará o acesso no ano que vem foram, além do Guaratinguetá e do Catanduvense, já condenados antes da rodada derradeira do final de semana, o Matonense e o Comercial de Ribeirão Preto.
Matemática tranquilizadora
O acesso do Água Santa era esperado na última rodada porque a matemática, além do bom futebol, o favorecia. A derrota de 1 a 0 em Rio Claro diante do Velo Clube salvou a equipe do Interior do rebaixamento e não atrapalhou a festa da equipe de Diadema porque o Mirassol, que concorria à vaga, ganhou apenas de 3 a 1 do União Barbarense. O saldo de gols do Água Santa (14) foi o dobro do Mirassol (sete). O Oeste só precisava empatar em casa com o Independente de Limeira para garantir um lugar no G-4. O resultado de 2 a 2 foi dramático, com o time visitante buscando a vitória o tempo todo. O Novorizontino já estava matematicamente garantido e acabou perdendo como visitante para o Batatais por 1 a 0. O São Caetano goleou o Paulista por 4 a 1 em Jundiaí enquanto o Santo André garantiu o nono lugar na classificação geral ao vencer o lanterninha Guaratinguetá no Estádio Bruno Daniel por 3 a 2. O Comercial caiu mesmo vencendo em casa o Catanduvense por 1 a 0. Já o Matonense foi derrotado pelo Atlético Sorocaba por 2 a 1 num confronto direto contra o rebaixamento.
A rodada teve outros jogos. No sábado à noite, na festa do título, a Ferroviária empatou em casa diante de 13 mil torcedores. Zero a zero contra o Guarani de Campinas. No domingo, o Monte Azul empatou de 0 a 0 com o Rio Branco de Americana e se livrou da ameaça de rebaixamento.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André