O São Caetano pode terminar a rodada deste final de semana da fase classificatória da Série D do Campeonato Brasileiro em segundo lugar no Grupo A8, integrado por cinco equipes, mas não corre o menor risco de perder a segunda colocação na classificação geral de uma competição que reúne 40 equipes de todas as regiões do País. O São Caetano lidera com 12 pontos ganhos mas folga na rodada, por isso pode ser superado pelo Lajeadense do Rio Grande do Sul que tem 10 pontos no Grupo A8 e joga em casa com o Volta Redonda, com seis pontos. No outro jogo do agrupamento, Metropolitano e Foz do Iguaçu se enfrentam em Santa Catarina.
Como é possível o São Caetano descer para o segundo lugar no grupo e mesmo assim, entre os 40 concorrentes, ficar atrás apenas do CRAC de Goiás, que tem 13 pontos na classificação geral? Simples, muito simples: como o campeonato é disputado em oito grupos diferentes de cinco equipes cada, sempre um dos participantes folgará numa das rodadas. Por isso, a contagem de pontos não é o melhor indicador para quem quer tem uma visão mais ajuizada da disputa.
O São Caetano conta com 80% de aproveitamento na competição (12 pontos em 15 disputados) e fica atrás apenas do CRAC que tem 83%, 13 pontos em 15 disputados. Como o São Caetano, o CRAC folgará na rodada e, portanto, não terá o índice de rendimento ameaçado. Se o CRAC jogasse e viesse a sofrer derrota ou empate, o São Caetano viveria situação inusitada: estaria em segundo lugar por pontos ganhos no Grupo A8 e lideraria o campeonato pelo índice de aproveitamento.
Aproveitamento dá liderança
Levando ao extremo da racionalidade a interpretação de que o que vale mesmo é o índice de aproveitamento, a tal divisão de pontos conquistados pelos pontos disputados, o São Caetano seguirá na liderança do Grupo A8 neste final de semana mesmo que o Lajeadense derrote o Volta Redonda no Sul do País. Com os 10 pontos atuais somados a três pontos da eventual vitória contra o Volta Redonda, o Lajeadense atingiria 72,2% de aproveitamento, quociente de 13 conquistados em 18 disputados.
Contar com um empate ou vitória do Volta Redonda neste domingo no Rio Grande do Sul seria ótimo para o São Caetano: além de manter a liderança por pontos ganhos possivelmente teria afastada ou reduzida de vez a possibilidade de disputar com o Lajeadense -- na última rodada e fora de casa -- o primeiro lugar na classificação do grupo.
Ficar em primeiro lugar em cada um dos oito grupos em que foi dividido o campeonato é teoricamente uma grande vantagem para quem acredita nas estatísticas que dizem que nos jogos de mata-mata têm mais potencial de passar à etapa seguinte quem joga a segunda partida com o apoio da torcida. Nem sempre essa premissa se confirma, é claro. O River Plate da Argentina foi o pior dos 16 integrantes das oitavas de final da Taça Libertadores desta temporada, mas chegou ao título jogando somente a última partida de cada etapa em casa porque o Tigre do México, como convidado, não pode exercer o mando final.
Dois jogos fora
Segundo colocado entre todos os concorrentes às quatro vagas que se abrirão na Série C do Brasileiro do ano que vem, o São Caetano conta com o melhor ataque da competição: foram 15 gols nos cinco jogos. Só no Estádio Anacleto Campanella o São Caetano marcou 12 gols, nas vitórias sobre o Lajeadense por 5 a 0, Foz do Iguaçu por 4 a 0 e Metropolitano por 3 a 1. Nos dois jogos que disputou fora de casa o São Caetano perdeu de um a zero para o Volta Redonda e venceu o Metropolitano por 3 a 2. Na rodada da semana que vem o São Caetano enfrenta o Foz do Iguaçu como visitante, receberá o Volta Redonda na semana seguinte e encerra participação na fase contra o Lajeadense no Sul do País. Já o Lajeadense jogará neste final de semana em casa com o Volta Redonda, sai para enfrentar o Metropolitano e encerra com o São Caetano.
Total de 985 matérias | Página 1
05/08/2024 Conselho da Salvação para o Santo André